Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre o Cowboy, outro computador de baixo custo - mas este é nacional


“Mais uma alternativa de computador para uso pedagógico, agora desenvolvido no Brasil. "O computador móvel da Unesp terá um painel LCD que desliza sobre o teclado para que seja usado como um livro eletrônico. Entre os aplicativos apresenta MP3 Player, leitor de E-Book e editor de documentos, navegador de internet, compartilhamento de arquivos, acesso a terminal remoto e mensagens instantâneas, além de suporte para objetos educacionais.



O protótipo tem processador RISC de 400 MHz, 128 MB de memória RAM, display colorido de alta resolução, 1 GB de capacidade interna e conectividade wireless e por cabo."”


Enviado por Aloir (aloirΘaol·com·br) - referência.

Este roda Windows CE e o custo por unidade é bem superior ao do OLPC.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
OLPC: Havia visto ele no jornal, na Globo.
Tudo isso graças ao OLPC. Se não houve esse projeto, ninguém estaria realmente empenhado em fazer um laptop para inclusão digital. Agora mês tem alguém mostrando um laptop de baixo custo novo.
E vamos em frente!

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
http://silveira.wordpress.com
Comentário de Koolosh
também li sobre ele esses dias.: Um ponto a se tocar é que o professor que o criou, alegou que usando o GNU/Linux traria problemas para quem fosse usar, pois o povo usa MS Windows é o que estão acostumados a usar, até ai eu entendo, mas o projeto dele é para estudantes, crianças...
Sendo assim dar um notebook destes para uma criança (adolescente também)é como dar um carro para um mecânico mas com seu motor e demais peças lacradas. Pois crianças são por natureza curiosas, adoram "fuxar", a vantagem de se usar Software Livre é que elas vão poder literalmente exercer a criatividade pois poderão alterar tudo e assim aprender como as coisas são feitas, ja com MS Windows elas apenas vão poder usar, ler um e-book, navegar, digitar textos, ou seja o trivial.

Que pena que a Índia não seguiu a idéia deste professor da Unesp, pois se tivesse seguido não teriamos a potência tecnológica (em softwares pelos menos) que ela é hoje (seria menos um concorrente para nosso tão evoluido Brasil claro! por isso o "Que pena").

Sendo assim o que tenho a dizer é, Caro nobre professor, discordo do seu possicionamento, pois nossos alunos tem o direito de aprender, de serem curiosos, e acima de tudo evoluir, e não ficarem presos a um "padrão" imposto para que seja apenas um usuário de processador de texto, planílha eletrônica, browser....
Comentário de Gustavo Bittencourt
Versão aberta do Windows CE????:
"foram avaliados vários modelos de software e a melhor combinação encontrada foi modificar uma versão aberta do Windows CE"


Versão aberta do Windows CE? Isto existe?
Comentário de
"aberta", do jeito deles: É aberta no sentido de ter acesso ao código, para adaptar, e até mesmo para redistribuir.

Não é código aberto no sentido usual, nem software livre. Tem só uma parte das liberdades e das definições de código aberto.
Comentário de George Kihoma
Concordo em gênero, número: Concordo em gênero, número e grau. O que esse tal professor deixa transparecer é que quer formar uma nova legião de "usuários" windows.
Tem que saber se não existe algum "subsídio" da MS ao projeto do professor.
Ainda assim U$ 250,00 é mais que U$ 140,00. Essa diferença em 1.000.000 de unidades é bastante significativa. São 100 milhões de dólares a mais.
E parte do dinheiro em licenças de uso....
Com o meu imposto não...
Esse tipo de decisão, bem como os softwares usados pela administração pública federal, deveria ser estipulado pensando nos contribuintes.
E não porque "existem planilhas com macros que não rodam no OpenOffice", conforma argumento do Congresso Nacional...
Mas voltando ao assunto, esse "projeto" é muito suspeito, ainda mais que a primeira notícia que vi dele era num site, digamos assim, pouco amigável ao software livre.
Agora vem com essa papagaiada de "produto nacional". Nenhuma das peças é manufataurada aqui. o treco é montado aqui com peças fabricadas lá fora. Não houve investimento em tecnologia como no caso do projeto do MIT. Apesar da idéia da manivela ter sido boicotada, o princípio permanece. Eu bem que gostaria de um esquema desses. Acoplava a parada numa ergométrica e malhava duas horas por dia. Com certeza economizaria muita grana em eletricidade. O que seria um bem enorme para o meio ambiente do Brasil e do mundo. Até nisso o OLPC leva vantagem, porque mostra um mundo novo em todos os sentidos.
Não apenas no fato de usar um computador, mas na forma de alimentá-lo, no design, no projeto inteiro. Até o monitor foi desenvolvido especialemente para ele.
Agora vem esse "projeto".
Faça-me o favor.
Não sou idiota. Sei ler as entrelinhas. A MS não é o quem é hoje "dormindo no ponto".






Comentário de eje del mal
Armação: Não tinha um projeto feito àlguns anos atrás pela UFMG, com o qual eram para ser gastos os recursos do FUST? Cadê?

Porque não põem Linux? Existe Linux para ARM, basta dar uma olhada no OpenZaurus.

Isto é armação da M$FT para minar o OLPC. Se o governo apoiar estará sendo burro. Duvido que eles deixem colocar Linux!
Comentário de flaviothunder
Alguém já conversou com alguém da equipe ?: Alguém já conversou com alguém da equipe para saber o motivo da não adoção do Linux ? O interessante é que a empresa que fabrica - ao que tudo indica no Brasil mesmo - a placa processadora do micrinho ( http://www.tecnequip.com.br/ele_produtos.html ) estampa o logo "Linux Powered" bem grande na lista de produtos, outra, o Linux roda muito bem em XScale (ARM) assim nada impede que o hardware seja criado e o Linux seja implantado sem inutilizar em nada o projeto de hardware.
Projetos de hardware que aliás o Brasil já perdeu o jeito de fazer faz tempo e precisa re-aprender com urgência a fazer - tirando o sistema operacional o pessoal está de parabéns...
Comentário de George Kihoma
Um pouco de pesquisa não: Um pouco de pesquisa não faz mal à ninguém. Por isso fui ao endereço eletrônico abaixo:
http://www.ltia.fc.unesp.br/cowboy/infoad.htm

Lá havia a descrição do "novo paradigma". Ao final da página, sob o item "Parceiros" havia 02 links.. Um deles levava à empresa que fabrica a "placa-mãe
http://www.tecnequip.com.br/

O outro para uma empresa chamada mstech.
http://www.mstech.com.br/

Longe de mim ser um paranóico de plantão. Por isso resolvi, ao final da página da mstech, clicar no link "parceiros".

http://www.mstech.com.br/parceiros.html

Agora sim algo interessante. Vejam vocês também.


Comentário de CWagner
Rapaz... não entendo como: Rapaz... não entendo como as pessoas conseguem fazer coisas desse tipo.

Por que o cara não disse que não usaria Linux devido o fato da principal fornecedora de componentes ser parceira M$?

Um pouco de honestidade não faz mal a ninguém.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de KveRa
Versão Aberta ???: Essa é nova ....
--------------------------
KveRa -=kvera@hotpop.com=-
ICQ #83524835
--------------------------
Comentário de Profano
Também li...: Também li, semana passada, e não enviei para o BR-Linux em razão de ter refletido o seguinte:

PROJETO - é a arquitetura ou planejamento da construção de alguma coisa nova ou que venha acrescentar utilidade ou praticidade a algo pré-existente, ou ainda, reduzir seu custo.

Perder tempo na desconstrução de algo sólido, eficiente, inteligente e objetivo é abstração improdutiva e irracional, salvo se o objetivo é o auto-aprendizado ou um simples hobby. Isso não é "projetar"; é imitar, mal e porcamente. Pior ainda, quando a imitação resulta em preço maior.

Se o ilustre "projetista" abrir sua mente e buscar ideais inovadores, buscar soluções práticas, quem sabe a sorte o favoreça e ele consiga os 15 minutos de fama que tanto deve almejar. Desta vez não lhe foi possível em razão de ter criado um Cowboy natimorto.

Esse, já era...

-------Profano---------
Comentário de Manoel Pinho
Cowboy: Micrinho "nacional" chamado "cowboy", feito com peças de Taiwan e usando Windows CE ?! Essa coisa nem deveria estar sendo noticiada aqui...

O Windows CE tem somente aparência de windows e é um sistema operacional bem diferente do windows, além do fato do processador usado não ser um x86 e, portanto, não rodar nenhum binário x86. Se o problema é aparência, um linux rodando um icewm com um tema "a la windows" resolveria o problema.

É triste ver uma universidade pública sendo usada para tentar alavancar vendas de um produto proprietário e ainda por cima estrangeiro.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de CWagner
Manoel, pior do que saber o: Manoel, pior do que saber o que a concorrência faz é não querer saber o que ela anda aprontando.

Esse "projeto nacional" é uma cópia descarada do OLPC sendo que baseada em processador Intel e software proprietário.

Mas onde está a questão social do cowboy? O que foi apresentado além das especificações técnicas? Onde estão os projetos de interface, aplicativos, conectividade e interação com outros equipamentos, similares ou não? As questões da fabricação e distribuição foram pensadas? Onde estão as propostas de uso educacional, tanto para os alunos quanto para os professores? Qual o impacto social e econômico na camada da sociedade A QUE SE DESTINA o projeto? Quais camadas sociais ele contempla?

Essas são apenas algumas perguntas que deveriam ser feitas para o grupo do cowboy nacional, e que deveriam ser feitas aos outros projetos também.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de José Antonio Meira da Rocha
É bom, mas não é um projeto pedagógico completo: O OLPC é um projeto pedagógico completo baseado no construcionismo de Seymour Papert (o cara da linguagem LOGO e do Lego Mindstorm). Este micro é legalzinho, apesar de ser um PDA com anabolizantes. Eu gostaria de ter um, mas não é concorrente do OLPC. A mídia, daqui por diante, vai começar a desencavar "concorrentes" com a conversa velha do "Nós podemos fazer melhor aqui no Brasil". Só que não podemos, e a reserva de mercado de informática já provou isso. O que podemos fazer é criar conteúdos didáticos para o OLPC. Nosso negócio é criar com tecnologia digital, deixando que os robôs chineses criem o hardware projetado por norte-americanos.
Comentário de José Antonio Meira da Rocha
Bem lembrado: energia custa a metade de um desktop: O gasto de energia elétrica de um computador desktop pode chegar a R$ 700,00 em cinco anos de uso. Ao longo de sua vida útil, pode custar a metade do custo de um PC Para Todos. O OLPC elimina este custo, para o governo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004