Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Corrigindo a atualização do Xorg 10.3 no Ubuntu

“A versão do xserver-xorg-core 10.3 causa uma falha no X (ambiente gráfico) do Ubuntu. A versão 10.4 corrige o problema. Para quem está com este problema veja como resolver: http://www.4newbies.com.br/arts_view.php?id=110”


A nota foi enviada por Fabiano Shark (fsharkΘ4newbies·com·br), que enviou este link para mais detalhes.

O Linux.com tem mais detalhes sobre a falha.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rca_cap
Ubuntu Falhou: Tive esse problema com uma máquina. Nessa o pessoal do desenvolvimento do Ubuntu falhou.
Ontem mesmo entrei no fórum e estava a correção.

Erros acontecem, o legal eh que a correção chegou rapidinho. Espero que não aconteça mais :).


Comentário de Manoel B H Carvalho
Voce pode conseguir com os: Voce pode conseguir com os comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install xserver-xorg-core -y (ou apt-get update -y )
sudo reboot (ou sudo init 6)
Comentário de Manoel B H Carvalho
perdao, comando apt-get: perdao, comando apt-get update -y esta errado, troque por "apt-get upgrade -y"
Comentário de thomas
Raiva: Ontem passei raiva por causa disto. Já estava culpando a minha placa de vídeo, sentindo a dor no bolso por antecipação.
Só não reinstalei tudo porque o CD do Kurumin que tenho como backup para desastres reconheceu bonitinho.
Uma pena este deslize do pessoal do Ubuntu. Acaba dando motivo para os Winusers ficarem falando, mesmo que eles não tenham muito para comemorar, afinal, sem modo gráfico eles não tem nada. Eu pelo menos tinha o console para arrumar o problema.
Comentário de thomaz
Passei por isso: Também passei por isso, só que eu estava testando umas configurações de video e achei que eu tinha feito besteira, mas nem voltando os arquivos originais do xorg.conf voltava, continuava com o erro, comecei a ficar irritado, só que cerca de uma hora depois vi que ele queria atualizar o xserver-xorg de novo dai eu percebi que deveria ter acontecido algo com o arquivo. =\
Comentário de newGentooUser
instalei o gentoo: Tive esse problema, mas agora é tarde instalei o gentoo!

# alguns updates parecem serem críticos no Ubuntu e causam sérios problemas, atualizações de kernel e etc. sempre causam algum estrago.

Gosto do ubuntu e recomendo até, mas esses problemas com atualiações (que claro não ocorreu com todos) me motivou a instalar/estudar o gentoo.

:D
Comentário de Feänor
Basta fazer o upgrade...: ... e reiniciar o X. Ontem mesmo saiu uma segunda atualização que corrigia o problema.
Comentário de rca_cap
Isso Acontece sempre?: Instalei o Ubuntu a pouco tempo. Gostei muito e deixei o Mandriva de lado.

Fiquei assustado com esse erro? isso acontece sempre? ou foi um fato isolado?
Comentário de Pinga com Limão
Nem!: Que eu me lembre, essa é a primeira vez que isso acontece. Não vai ser isso que vai me fazer deixar de usá-lo, mesmo porque a correção foi rápida :)

Mas que foi chato foi. Eu atualizei o Xorg do meu PC na hora do almoço e nem reinicei, só fui desligar o micro na hora de ir embora. Chego no trabalho e PUM! Perdi uns 20 minutos examinando o xorg.conf, logs de erro e executando 'dpkg-reconfigure xserver-xorg' pra ver se resolvia... daí me deu um 'click' de ver se não tinha nenhuma atualização e resolvi a parada. Foi cagada do time do Ubuntu, mas pelo menos resolveram bem rápido.
Comentário de thomas
kernel: As atualizações de kernel realmente são meio arriscadas e ainda me dão o trabalho de reconfigurar o vmware player. Então para que update-manager não fique me atazanando com estas atualizações eu prendo a versão no Synaptic e elas não aparecem mais.
Comentário de cenoura
Algum tempo atrás teve: Algum tempo atrás teve outra cagada que era deixar a senha escolhida para o usuário no log da instalação.

Mas errar é humano e enquanto as distros e os softwares em geral forem feitos por humanos, erros poderão e vão acontecer :)

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Bruno Laturner
10.3?: 10.3?? O projeto inteiro mal alcançou a versão 7... É xorg-server 1.0.3 não?

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de ceti
Outras distros também foram afetadas: Não afetou só a família Ubuntu, não. Até onde sei, deu chabu também no MEPIS (o que faz sentido, já que ele usa a base do Ubuntu) e no Kanotix.
Comentário de Pinga com Limão
Ah, só! Bem lembrado... mas: Ah, só! Bem lembrado... mas as senhas em texto plano, apesar de ser um rombo de segurança, pelo menos não me impediam de executar minhas atividades.
Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
erros em softwares: Por falar em erros a empresa do Bill Gates fez uma besteira na atualização do Internet Explorer. Eu também tive este erro, só que tenho um segundo hd no qual faço os backups para situações como esta. Para min não foi traumático, e foi a primeira vez que o ubuntu se mostrou indisponível (graficamente).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004