Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Convertendo com o convmv os seus nomes de arquivos acentuados


“Ter de lidar com arquivos e diretórios com nomes acentuados em uma codificação diferente da usada em seu sistema - geralmente obtidos de outros usuários, via rede, CD-ROM ou outros métodos - é uma situação tristemente comum para quem trabalha em equipe. E o suporte a estes arquivos é bastante incomum: alguns podem ser manipulados tranquilamente pela shell mas não podem ser abertos em determinados aplicativos, outras não podem ser gravados em CD-ROMs com a codificação padrão, e outros guardam uma variedade de surpresas.

Se livrar dos acentos é relativamente simples para quem entende de shell script, sed ou awk. Mas este artigo do Linux.com traz uma alternativa ainda mais completa: o utilitário convmv, que tem suporte a grande variedade de codificações de caracteres especiais, e de fato converte os nomes dos arquivos, sem simplesmente descartar os caracteres acentuados.

O convmv lida apenas com os nomes dos arquivos. Para converter de forma similar o conteúdo dos arquivos de texto, eu uso o iconv.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lavra
Valeu !!!: Bem legal esta dica, valeu !!!!!



[]'s

Lavra
Comentário de Wilfredo
Convertam-se a tempo!: Arquivos acentuados, convertam-se enquanto há tempo, senão se arrependerão para todo o sempre.
Comentário de Patola
iconv? recode!: Vale lembrar que o iconv hoje é considerado "deprecated" em favor do recode.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Manoel Pinho
iconv e convmv: Recentemente discuti sobre o iconv e o convmv num fórum para converter nomes de arquivos com acentos e para converter arquivos texto iso8859-1 para UTF8, que é usado por default no Mandriva 2007, Fedora e várias outras distribuições.

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=1283.0

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=1570.0

É muito comum a pessoa ter esses problemas de caracteres acentuados quando reaproveita o /home de uma versão mais antiga da distribuição que usava iso8859-1.

Foi discutido também como resolver problemas de visualização de nomes acentuados nos arquivos servidos pelo Samba.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de hamacker
O linux instalado com UTF-8: O linux instalado com UTF-8 e o samba nele rodando sob 8859-1 é um festival de salada de acentuações. Se voce quer as coisas direito tem que usar no caso do samba+so somente 8859-1. A moral da história é que tenho que usar TAR para garantir que todos os arquivos foram "backeados", e não sofrer porque mídia de destino (cd/dvd) não pode armazenar aquele nome maluco.

Torço para que algum dia o samba fizesse um modulo que inibise acentuação em documentos, ficaria muito mais simples assim.
Comentário de Lauro César
Lambança...: Fiz uma lambança em meu note:

Mistura de pressa com idiotice: Tentei converter os nomes do arquivos que estavam em uma pasta na partição windows usando o convmv e como ficou mais errado ainda (falei que era lambança) tentei retornar fazendo a conversão contrária, aí apareceu uma outra pasta com o mesmo nome da que eu tentava converter e o burro apagou achando que era uma cópia. Resultado a pasta e todo seu conteúdo foram apagados e nem sequer foram para a lixeira, simplesmente sumiram e eu perdi tudo.

Alguém tem idéia do que posso fazer pra recuperar esta pasta e seu conteúdo?

Um abraço e obrigado.


=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de incredulo
Rabo abanando cachorro: Quem foi o luminar que moderou positivamente essa cretinice? Converter é o cacete! Eu falo português, é a minha língua, ela tem acentos e eu vou acentuar meus arquivos sim senhor. Minha língua não vai perder acentos por causa da incompetência dos gringos que só se importam com a língua deles ou de um bando de garotos que acha bonitinho copiar tudo que vem dos united states of amerda.
Comentário de brain
Rejeitando sem entender: Incredulo, a conversão é justamente para os caracteres acentuados serem exibidos e compreendidos em toda a sua glória, não é para remover a acentuação.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004