Ao longo do ciclo de vida da
Pesquisa nacional BR-Linux de compatibilidade 2007, diversas pessoas se manifestaram de forma intensa a respeito de formas como gostariam de ver o escopo da pesquisa ampliado, deslocado ou complementado de diversas formas, incluindo itens como:
- manter a lista atualizada ao longo do tempo
- adicionar links para documentação sobre cada um dos itens pesquisados
- adicionar informações sobre se o driver de cada um dos itens é software livre ou não
- adicionar referências a recursos de suporte dos fornecedores de cada um dos equipamentos
- adicionar detalhes sobre se o fabricante ou distribuidor presta suporte a usuários de Linux ou não
e vários outros. Naturalmente não tenho condições de prestar todos estes serviços adicionais, mas isto não é razão para que eles deixem de ser prestados!
Assim, preparei uma
lista de discussão em que todas as pessoas que identificaram as demandas acima, bem como outros voluntários em contribuir para atendê-las, poderão discutir a melhor forma de fazê-lo.
Eu contribuo com os dados já coletados (vou exportá-los para CSV e disponibilizá-los, preservando a privacidade dos participantes da pesquisa, conforme os termos da promoção), e se o grupo desejar, posso oferecer alguns dos recursos técnicos necessários (registro de um domínio, custeio do primeiro ano de hospedagem do site, etc.)
A condição é de que seja formado um grupo com pelo menos 6 pessoas, que definam entre si um método de trabalho e administração, que este método seja aberto à entrada e participação dos novos membros, e que o programa de atividades, incluindo a descrição dos produtos que serão gerados, a participação de cada membro, os prazos previstos e as origens de cada recurso necessário, seja divulgado publicamente até o dia 10 de novembro, confirmado por todos os membros mencionados (por intermédio de mensagens publicadas na lista do grupo), analisado por mim, e considerado factível. Idealmente, este programa de atividades pode se basear no formato de um Termo de Abertura de Projeto + Declaração de Escopo Preliminar definidos no
PMBOK, mas outros modelos podem ser adotados, a critério do grupo.
Os dados fornecidos pelo BR-Linux serão disponibilizados sob a licença GNU FDL, e os integrantes do projeto devem se comprometer a lançar seus produtos também sob uma licença de documentação livre (pode ser até mesmo a CC, desde que não seja uma de suas variantes não-livres).
Para participar, inscreva-se na lista
compatibilidade-linux. O período de 9 a 15 de outubro será reservado às inscrições iniciais, e a partir de 16 de outubro as discussões sobre estruturação do grupo e programa de trabalho poderão ter início, guiadas pelo próprio grupo. Se não houver interessados em número suficiente, se o plano proposto pelo grupo não for cumprido, ou se as demais condições não forem atendidas, os dados da pesquisa serão disponibilizados sob a GNU FDL da mesma forma, mas as demais propostas de apoio à organização e infra-estrutura ficam suspensas.
Saiba mais (br-linux.org).