Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Convite a manifestações da comunidade sobre o futuro do Computador para Todos


“Anunciada esta nova iniciativa do Governo de incluir laptops no programa Computador para Todos e, restando, ainda, pelo menos um mês para o início do ano de 2007, creio haver tempo suficiente para que alguns membros desta comunidade possam contactar e apresentar sugestões edificantes, especialmente ao coordenador do programa - Cesar Alvarez, objetivando não ter que apontar possíveis falhas depois do fato consumado. Afinal, reclamar tardiamente é sempre desagradável em 'latu sensu". Segue o link.”


Enviado por Profanp (loureiroirΘclick21·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marco Antônio
Tutorial: Acredito que seria interessante disponibilizar acompanhado ao computador um tutorial no formato de livreto, com as operações básicas passo-a-passo de como o usuário novato deve agir para tarefas do dia-a-dia, como por exemplo: como proceder para conectar a internet discada/adsl, funções básicas para criar texto, etc. com bastante ilustrações do próprio distro, pois a função do PC para todos é levar o computador para famílias que nunca o utilizaram. Uma outra sugestão que talvez cause controvérsia, mas que para o usuário leigo é de fundamental importância, é catalogar quais sabores deverão acompanhar o pc, pois existem distro que realmente facilitam em muito a vida do usuário doméstico em comparação com outras, e caso algum fabricante queira incluir sua própria distribuição, o mesmo deveria ser analizado pela própria comunidade atendendo requisitos mínimos de funcinalidade ou pelo próprio governo sempre visando a inclusão socio-digital. Obs: Inseri minha sugestão neste post porque o link em referência levava para uma página não encontrada.
Comentário de Profano
Uma satisfação - Marco Antonio:: Caro Marco Antonio;

--- Devo uma satisfação a você e aos demais frequentadores deste Fórum. Explico:

--- Hoje, pela manhã, encontrei no UOL notícia sob o título "Computador para Todos vai financiar laptops" (O link desta notícia é: );
Achei interessante e copiei na íntegra, remetendo em seguida ao BR-Linux como sugestão de notícia, acrescentando, a título de comentário pessoal, justamente o que está no topo desta.

--- Acontece, creio eu, que a Tatiana T, enviou a mesma notícia ANTES de mim - possivelmente, até outros o fizeram. Assim sendo, o Brain deu a justa preferência e créditos à Tatiana T, pelo pioneirismo, e.
provàvelmente, por ter julgado lógico e racional o meu comentário, honrou-me com o destaque desta Nota, em apartado, e por isso sou-lhe grato.

--- A notícia enviada pela Tatiana T está editada logo abaixo - é a segunda: "Computador para Todos vai financiar laptops com Linux", onde postei um comentário, antes de ter sido divulgado este destaque, no qual enfatizo a necessidade da participação da comunidade Linuxista, para contribuir positivamente, de modo a apresentar ao coordenador do programa - Cesar Alvarez, sugestões que permitam a elaboração de um tuturial que restrinja deturpações e/ou abusos dos que venham participar comercialmente do programa, em benefício dos adquirentes e usuários, além de preservar, naturalmente, a iniciativa governamental que gerencia o evento.

--- Aproveito, por oportuno, rogar, a quem eventualmente tenha a possibilidade de contactar ao coordenador do programa PC para Todos - Sr. Cesar Alvarez, para que disponibilize um endereço para onde possam ser enviadas as sugestões da Comunidade Linuxista, individualmente - ou - através do próprio BR-Linux, se o Brain assim concordar e assumir a honra de capitanear esta iniciativa.

--- Por fim, penso que seja esta a melhor maneira de contribuirmos e não termos que assistir mais um desfile de frustradas lamentações.

Parafraseando o amigo CWagner: Saúde e Paz a todos.

-------Profano---------
Comentário de Douglas Augusto
Sugestão: compatibilidade real com drivers livres: Assim como iniciado no Computador para Todos, a máquina não deve requerer softwares proprietários para seu funcionamento total.

Mas destaco aqui dois hardware críticos que *devem em sua plenitude* funcionar com drivers livres e virem efetivamente configurados por default:

1) Placa de Vídeo *com aceleração 3D*

2) Placa Wireless (funcionamento nativo, isto é, sem gambiarras do tipo Ndiswrapper)

Isto nada mais é do que garantir que o hardware do computador --o anunciado/vendido-- seja de fato compatível com Software Livre.

São pontos viáveis de serem atendidos, com enormes vantagens para a população: 1) pleno funcionamento do equipamento --isto aumenta a satisfação do cliente e portanto diminui a pirataria; 2) incentiva/pressiona fabricantes a fornecerem drivers livres, promovendo benefícios em cascata.

Para placas de vídeo destaco as da família Intel[1]; alguns modelos menos recentes da ATI[2] também possuem drivers livres. Para placas wireless, vários chipsets funcionam nativamente[3-5], basta selecionar cuidadosamente.

PS: Estou também no aguardo quanto ao e-mail oficial para o envio de sugestões.

1. http://intellinuxgraphics.org/
2. http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=560&num=1
3. http://www.guiadohardware.net/guias/05/index4.php
4. http://www.guiadohardware.net/tutoriais/092/
5. http://www.linux-wlan.org/
Comentário de Manoel Pinho
Pirataria beneficia monopólio do software proprietário: Ouçam só esse podcast com o Sérgio Amadeu falando que a pirataria beneficia o monopólio do software proprietário e contestando aquele FUD da ABES contra a exigencia do linux e softwares livres no Computador para Todos.

http://idgnow.uol.com.br/idgestaticas/podcasts/sergio_amadeu_281106.mp3

Vejam só como ele se saiu muito melhor do que na entrevista do Jô, que na minha opinião foi ruim principalmente por causa da atitude do Jô e da sua produção, claramente desinteressada no assunto ou talvez até fazendo isso propositalmente.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de jeancv
Suporte: Pelo que observei nos PCs em que prestei "suporte"
o que seria interessante é que a distribuição fosse padrão, o que facilitaria muito no aprendizado do pessoal, e viesse bem configurado, com os plugins do firefox, suporte a vídeos do windows, dvds criptografados e tudo mais...


J&@N
Comentário de yetlinux
Propaganda da Microsoft na TV Aberta: Nos últimos dias a Microsoft exibiu na TV aberta do Brasil uma propaganda cujo tema era a venda de seu produto principal em microcomputadores domésticos. A propaganda pregava que na compra do micro, este deveria vir com seu produto original evitando assim uma certa pulga.

Sim, eles divulgam que comprar um computador que não venha com o produto deles não é um bom negócio e que o cliente ficará com a "pulga atrás da orelha". Surgem até dois exterminadores para acabar com a pulga e que dizem ainda para usar o tal produto original.

Todos sabemos o que vem num computador que não possui o tal produto. São as distribuições Linux do programa "Computador para Todos". A Microsoft se apoiou nas estatísticas da Revista Veja e contraatacou no calcanhar de Aquiles do programa. Segundo a Veja, 73% dos usuários migraram para um Windows pirata logo após a compra. Se a pesquisa fosse em prol da comunidade de software livre, poderíamos ter uma excelente arma nesta luta mercadológica, corrigindo as possíveis falhas como qualidade da distro, usabilidade, suporte e público-alvo. Verificaríamos se realmente Kurumin seria uma distro indicada.

Este fato é uma dupla apunhalada. Primeiro, pela compra de máquinas que não são do programa, o que o inviabilizaria. Segundo, pelas baixas na reputação do Linux, ja que será tido como "inferior" pela massa inculta. Certamente esperarão que a mídia pique novamente o calcanhar do projeto governamental antes de lançarem novo ataque propagandístico a este projeto.

Pessoalmente achei a propaganda bem idiota, para convencer usuário leigão mesmo. Lembrei-me até daquele texto do "Homer Simpson" que o William Bonner escreveu.

Não tenho o vídeo gravado, mas se alguém souber de algum link que o contenha, eu agradeço. Não o achei no YouTube.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004