“O SERPRO, em decisão ímpar num governo que diz que usa e incentiva software livre, acabou de renovar seus contratos com a Microsoft. Segundo o site Convergência Digital
a mudança de discurso foi provocada por clientes ainda apegados a softwares proprietários, como a Receita Federal.
Trecho: "Enfim, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) deixa o discurso de lado e assume a necessidade de regularizar as licenças de uso de sistemas operacionais e aplicativos da Microsoft, que há mais de três anos vinha utilizando de forma ilegal.
Nos últimos anos, devido ao discurso da implantação do software livre, que virou quase um dogma religioso, dentro do governo, a estatal deixou de pagar pela renovação de licenças da MS. A regra era: "Não há porque pagar renovação, se todos os sistemas serão substituídos por soluções de código aberto". Por conta dela, diversos órgãos federais ainda se encontram em situação irregular.
Mas o Serpro foi a primeira empresa federal a sofrer, por força de clientes como a Receita Federal, a pressão para não desinstalar as soluções da Microsoft, ou seja o próprio mercado governamental reagiu."”
Sinceramente, vergonhoso, e depois reclamam da pirataria feita pelo usuário-final.