Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PSL Brasil: SERPRO vai promover Fórum de Segurança somente com a Microsoft e a Ricky Martin Foundation - sem software livre

“A Diretoria do SERPRO está na contramão do posicionamento do Governo Federal, inclusive do Presidente da República que enviou carta ao Fórum internacional Software Livre. Numa atitude totalmente inusitada, a Diretoria do SERPRO vai promover o VII Fórum Serpro de Segurança somente com a Microsoft. Veja abaixo a programação do evento. A pergunta que fica do Portal do PSL-Brasil: presidente Wagner Quirici, por que discriminar o software livre?” Veja o texto completo em PSL Brasil - Contradição no Serpro? VII Fórum Serpro de Segurança somente com a Microsoft.

Complementando a pergunta já formulada pelo PSL-Brasil, o BR-Linux fica à disposição para publicar a manifestação do Serpro, se houver interesse da instituição.

Trecho do convite: “ Navegar na internet de forma segura é mais fácil do que você imagina. O Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro tem a honra de convidar Vossa Senhoria para o VII Fórum Serpro de Segurança. Durante o evento acontecerá o lançamento da Campanha Navegue Protegido, iniciativa da Microsoft e Ricky Martin Foundation e apoio da Symantec. A Campanha Navegue Protegido é uma ação de responsabilidade social que tem por objetivo divulgar medidas simples e naturais de segurança na internet para conscientizar e educar crianças, adolescentes, pais e educadores sobre os riscos da navegação na rede, ajudando-os a garantirem a integridade e a confiabilidade de suas informações e a fazerem um uso mais produtivo da Internet.



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Thomas TS
Serpro na contamão ?: Interessante é que a página www.serpro.gov.br está em um Apache...
Por que não usam um confiável e seguro IIS ?


Comentário de Bruno Gonçalves
Quem sabe :): Qual a melhor forma de ter segurança no Windows?

Remover o sistema e instalar Linux ou BSD.

Quem sabe vai ser uma "Install Fest" de Linux e BSD :)


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de André0
Clientes do Serpro: Lembrem que o Serpro usa muito software livre internamente, mas no fim das contas é uma empresa que atende a vários órgãos diferentes, alguns dos quais ainda usam Windows.
...como por exemplo a Receita Federal, que é Microsoft de ponta a ponta.
Daí a necessidade de investimentos desse tipo.
Comentário de
Concordo até certo ponto: Acredito que o Serpro tem o direito de fazer parcerias com as empresas que desejar. Mas acharia muito mais apropriado se este órgão fizesse seu evento periódico de segurança de uma forma que incluísse também o software livre, uma vez que esta inclusão é política do governo federal. Especialmente em uma semana marcada pelos ataques à política de uso do software livre neste mesmo governo.

Não tenho nada contra uma empresa qualquer ceder um palco para a Microsoft lançar um novo programa de segurança em parceria com a Ricky Martin Foundation, nem acho que o Serpro me *deva* alguma explicação por dedicar um evento à promoção dos produtos e serviços da Microsoft. Mas como o tema desperta interesse, acredito que seria do interesse de todos os envolvidos se a posição do Serpro sobre isso fosse esclarecida - e por pessoas aptas a falar em nome da entidade.
Comentário de Deyson Thomé
Com relação a Microsoft: Pessoal

A luta pela implantação do software livre não será fácil....temos que acreditar muito.
O Linux é incontestavelmente melhor que o Windows. Tanto tecnologicamente quanto pelos aspectos que já conhecemos.
Não lutamos contra ninguém....não faria sentido. Mas lutam contra a gente. Lutam contra o Linux. Pois o Linux põe em risco não apenas os ganhos de determinada empresa gigante, mas ameaça seu orgulho, ainda mais gigantesco, ao ameaçar sua supremacia, seu império.

Fatores fundamentais apoiam essa empresa. Interesses governamentais do poderoso estado americano, principalmente agora na era Bush. Pois nada é mais claro, do que o fato de que a tal gigante do software seja o principal serviço de informações do estado americano, devido ao seu grau de penetração em todos os niveis da humanidade em todos os países do mundo, de governos a empresas e nos lares dos cidadãos. Um software de código fechado, cuja fachada é uma empresa polêmica desviando atenções. Tendo por tráz o governo mais ávido de informações do planeta.

Juntando-se a isso. Temos as pressões econômicas exercidas sobre políticos fracos e em busca de ganhos fáceis e de todo o resto corrompido dos órgãos públicos sob a tutela desses políticos corruptos.

temos ainda a pouca informação da sociedade,e com isso tudo o quadro fica no mínimo apavorante.

Sem contar que estamos falando de uma empresa que detém um patrimômio inacreditável. Mais rica que países....

É aqui que entra o Rei Linux e os Cavaleiros da Távola Redonda...
Por mais que não queiramos, temos que admitir que existe uma 'luta', pois pelo menos eles estão lutando...E usam a Magia do$$$ ben$$$ materiai$$$$, para abrir portas e preparar caminhos.
E pelo que podemos notar, a ofensiva deles está no auge, estão vindo contudo....e no Brasil, com os nossos políticos,,,muito honestos,,,,a coisa vai ficar preta......
Não podemos desistir...esse impulso e briga suja é o maior sinal de que sabem que vão perder....
Por isso...continuemos como sempre,,,,convictos de que estamos no caminho certo .
Vão nos eventos de softwre livre e nos deixam de fora dos deles. Jogam sujo. E é bom que isso aconteça para vermos quem é quem na política e tenhamos coragem de mudar novamente.
Eu pessoalmente, acredito que uma empresa dessas é capaz de derrubar governos, eleger enfim, manipular toda uma sociedade....
Vamos usar o linux mesmo. Intensivamente e fazer campanhas pessoais em nossas comunidades. Orientar pessoas e pequenos grupos. Desse modo promoveremos conscientização......

Comentário de foxdet
SERPRO: Sem maiores comentarios , apenas uma informação , todos os funcionários da empresa carregam na fita do seu crachá as palavras SOFTWARE LIVRE ... mas o que o dinheiro e a politica não fazem com as pessoas não é mesmo ?
Comentário de Anonymous
Resposta à nota: Pessoal,

Sou funcionário do SERPRO, entrei aqui em 2004 e desde o primeiro dia que minha estação de trabalho é 100% software livre. Temos aproximadamente 4.000 estações de trabalho utilizando Fedora e as ações estão voltadas para o software livre.
Também gostaria que este Fórum fizesse referência ao software livre, mas não faz. Então se você faz 99, mas não 100, todos acabam com críticas pesadas. Sinceramente não entendo. Procurem conhecer um pouco mais o trabalho do SERPRO e vão se surpreender.
Antes que digam algo, não estou ganhando nem um centavo por escrever esta nota, e por isto me chamo anonymous, mas tenho um tremendo orgulho de trabalhar nesta empresa e em parte por causa do software livre.

E tem mais, este Fórum tem apenas a duração de 4 horas...
Comentário de Jameson
Segurança com a MS é um assunto muito extenso: Vírus, spywares, adawares, service packs que não funcionam ou desativam o quê estava funcionando, partições corrompidas, IE com keyloggers, servidores lentos porquê viraram bots de spam, etc.

É muito assunto - não tinha realmente como inserir SL nisso - não daria tempo.

E, afinal de contas, o quê o ex-menudo tem a ver com segurança de software?
Comentário de joaoemanuel
O que adianta se a estação: O que adianta se a estação que você trabalha é Fedora? Se a maioria passa para o Windows na hora da inicialização? Claro você vai chama o restante de preguiçosos. A verdade é que tem o pessoal que já é acostumado com Windows e o pessoal que não conhece SL e tem a possibilidade de mexer com ambiente Windows ainda, nisso ocorre um erro perante ao preparo do funcionário. Tanto que eu já ouvir a galera chiando mais do que tudo sobre a mudança de Windows para GNU/Linux sem nem antes testarem se a alteração ia ser bem sucedida. Os funcionários do Serpro são pessoas altamente qualificados, mas ainda estão qualificados no ambiente no Windows e não no GNU/Linux. Perante a palestra, o Serpro não tem obrigação de incluir em tudo que faz o SL. Seria maravilhoso se colocasse, mas nem sempre é possível.
Comentário de Xisberto
Outro funcionário: Também sou funcionário do SERPRO, em Fortaleza, e a minha estação também é 100% Software Livre. Trabalho no setor de TI, acompanho e realizo a instalação das máquinas novas e dou suporte interno.

Eu posso dar a certeza: de 95% a 99% das máquinas aqui têm o Fedora Core 4 e aquelas que tem dual-boot são as que trabalham com os produtos para os clientes, como a Receita Federal - que, como já foi dito, é Windows de ponta a ponta (e isso eu estava lá pra ver).

Comecei a ter contato direto com o Linux depois que vim trabalhar aqui (desde Novembro) e a partir daí para me apaixonar pelo software livre foi rápido e a cada dia de trabalho eu dou mais valor a essa idéia.

Como o meu colega, eu também gostaria que a palestra falasse sobre software livre e fiquei com muita raiva que a Microsoft participe: no meu entender, uma palestra sobre segurança que fale sobre a Microsoft deveria ensinar a desinstalar o Windows, ou pelo menos o IE.

Mas também não sabemos como foi negociada a realização dessa palestra, e não sabemos até que ponto foi iniciativa do SERPRO de procurar a Microsoft ou se é a Microsoft que está temendo perder um grande cliente e ofereceu a palestra.

?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!!
Comentário de Emanuel San
Re: Resposta à nota: Acho que o pessoal têm um desconhecimento do trabalho do SERPRO.

Sei que o Ministério Público também têm/vai ter estações Linux com Fedora Core 4, acredito que por trabalho do SERPRO.

Acho que algumas críticas são para o evento em si excluir o software livre. Mas acho que a culpa é mais por conta dos patrocinadores do que do SERPRO.

Pode-se aproveitar o evento para mostrar a galera o FireFox e também que o software livre têm menos necessidade de anti-vírus/spywares.

Se o pessoal da MS aparece nas revistas, sites e eventos de Software Livre, devemos tentar fazer o mesmo.



Comentário de joaoemanuel
É Xisbeto, aí em: É Xisbeto, aí em Fortaleza, mas você não pode dizer o mesmo perante as outras regionais. Eu sei que o pessoal que mexe com SL na empresa são extremamente competentes. Mas boa parte do pessoal ainda prefere mexer com Windows do que com Fedora. Mas pelo pouco tempo de casa eu percebi que o que deveria ser uma transição, foi quase um estrupo. Sei que tem pessoal mexendo com GNU/Linux desde 1999/2000, mas a mudança de ambiente foi feita com pressa e não com cuidado e cautela, como deveria ocorrer. Principalmente que a empresa tem um ambiente muito grande, e por isso deveria ter mais cuidado ao mudar o ambiente operacional, pois tem partes da empresa, como você deve conhecer, que são partes extremamente delicadas para que sejam trocadas da noite para dia, como ocorreu em alguns setores.
Comentário de Xisberto
Nisso você está certo. E: Nisso você está certo. E é por isso que aqui em Fortaleza esse trabalho de convencer os usuários é uma constante na TI.

Cada vez que vamos atender uma demanda de um usuário usando o Windows já sabemos que ele nem sempre pode simplesmente mudar para o Linux, mas realizamos o trabalho de mostrar os atalhos do Firefox e do BrOffice e comentar sobre eles.

?i vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!!
Comentário de froger
Ainda sem ataques...: Estou assistindo nesse exato momento as palestras, a primeira impressão antes de assistir é que imaginava alguém da microsoft metendo o pau em relação a segurança nos ambientes livres, mas isso não ocorreu (ainda) agora estão em intervalo. A 1ª palestra falou sobre comunicação e a mídia (sentir até uma alfinetada na veja sem citá-la) e a 2ª foi sobre o PSS (Processo Serpro de Segurança), eu nem considero um fórum sobre segurança em sim. O Serpro não está mudando o foco em nada como já citaram abaixo nossas máquinas são Fedora Core 4, e já havia falado em outros tópicos que o Serpro tende ao SL, mas não sabemos como foi feita a formação desse fórum. Qualquer novidade eu pasto aqui.

Fabio Rogerio
Linux User 222742
http://froger.eti.br

Comentário de Pé de Pato
Olha, tem mais é que fazer!: Olha, tem mais é que fazer! Vamos parar com este besteirol de software livre a qualquer custo, ninguem tem que aguentar esta besteirada.
Comentário de Anonymous
Procure se informar melhor.: Procure se informar melhor. Estas máquinas a que me refiro contém apenas Linux. Não tem como inicializar no Windows, a não ser que seja Mágico...
Nesta informação que passei não estão contabilizadas as estações dual-boot do desenvolvimento, que em sua maioria utilizam o S.O Windows devido à dificuldade de migração das ferramentas de desenvolvimento.
E sobre a qualificação, ou vc não é do Serpro ou não lê as notícias internas. Só de certificados LPI, temos vários por Regional, temos certificados RHCE, e por aí vai...
Entendeu ?
Comentário de nemesis
salsa do merengue doido!: Ricky Martin Foundation?!? não é o ex-Menudo?! Que que esse pancada tem a ver com software, ou web ou segurança?!?

M$ e segurança?! bem, de certa forma faz sentido: eles precisam desesperadamente de segurança! Eu recomendaria sem dúvida adquirir os produtos do patrocinador Symantec, deixar o IE de lado e baixar o Firefox e -- para usuários avançados -- dar um dump no Windows e instalar o Linux. presto! segurança!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
O Serpro está certo mesmo...: Segurança no Linux é mole, tem que mostrar como faz é no windows. :P

Proteção para navegar? Meu firefox cuida de mim!

Claramente esse fórum é somente para quem precisa se cuidar, ou seja, o pessoal que usa o Windows e é sempre invadido.

[]s!

ps: Essa Ricky Martin Foundation é daqueel ex-Menudo mesmo? :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Menudos: O pessoal mais velho deve se lembrar bem dos Menudos e o Ricky Martin era um deles. Minha irmã enchia o saco ouvindo aquela música "Não se reprima, não se reprima...".

Microsoft e Menudos tem tudo a ver mesmo e já dá para ver que a coisa não deve ser muito séria. O próximo deve ser uma parceria entre a Microsoft e o palhaço Ronald MacDonald.

Não se reprima e use softwares livres !

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Richard Stallman
Menudos no Serpro: AHAHAHAHAHAHAHAHAH ! Será que vai ter clipe do Ballmer e do Gates cantando "Não se Reprima..."


-- Gnu Rulez !--
Comentário de joaoemanuel
É, só que não é só: É, só que não é só máquinas de desenvolvimento que tem dual-boot. E como já disse sei que existe o pessoal qualificado em GNU/Linux e são extremamente qualificados. Não disse que não são, o que eu disse é que boa parte ainda prefere usar Windows do que GNU/Linux e ainda existem bastante estações com dual-boot. Você está julgando apenas o seu ambiente de trabalho diário e não ambiente global da empresa.

"E concordo com você, não sou funcionário do Serpro. Sou apenas alguém fingindo ser funcionário do Serpro comentando." :-D
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004