Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Continuação de guia nacional de Gentoo Linux


“Olá, nós do VidaGeek.net estamos desenvolvendo um guia para a instalação e utilização do Linux através do Gentoo. Já publicamos quatro edições desse guia: Introdução como as dicas para fazer a instalação do sistema, Sistema Básico que explica como configurar o X, wireless, ALSA, Teclado, LOCALE entre outros. Já na parte de Programação explicamos como rodar compiladores e interpretadores das principais linguagens, incluindo como instalar o Java e nossa mais recente publicação, a parte de Aplicativos que explica como instalar softwares úteis para a sua máquina, como o OpenOffice por exemplo.”


Enviado por Rafael Schouery (rafaelΘvidageek·net) - referência (vidageek.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rodrigo Caliman
é uma pena estar morrendo: O Gentoo é uma excelente distribuição, altamente customizável e com um sistema de pacotes excepcional, o portage, que possui uma árvore de aplicativos enorme. A grande pena é que há tempos o projeto anda em marcha lenta devido a problemas internos. Eu o usei por cerca de 2 anos, e recentemente instalei o Ubuntu, que é uma ótima distribuição, superior em alguns pontos, mas que ficaria muito melhor se implementasse alguns recursos do portage.
Segue uma matéria do distrowatch.com a respeito do assunto:
http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20070312
Comentário de Vindemiatrix
Este tuto está sendo excelente: Nossa, você não sabe o quanto este tutorial sobre a instalação do Gentoo está me ajudando. Eu tenho o sistema base instalado, mas tive a ajuda de um colega e, por causa disto, muitas coisas que ele fez eu não entendi muito bem. Com este tuto é bem provável que eu vá tentar uma nova instalação separada para aprender um pouco mais sobre este sistema.
Vlws !!

--
--
Wirth's law
"Software gets slower faster than hardware gets faster"

Comentário de Rafael Schouery
Obrigado!: Olá, que bom que você gostou.
Pretendo abordar muitos outras aspectos ainda nesse guia, como um pouco de EyeCandy (Beryl principalmente), controle de energia para Notebooks, configuração para assistir filmes e escutar mp3 (próximo tutorial), programação para web (apache, mysql, php, ruby on rails) e outras coisas interessantes.
De uma passada lá de vez em quando que deve ter novidades.
Tem outras coisas interessantes também, como matérias sobre o FISL, programação e coisas de Geek em geral.
Mande alguns comentários!
Comentário de hmbr
Pelo o que parece, você: Pelo o que parece, você não anda acompanhando as listas do gentoo, principalmente a gentoo-dev.

Para mim, esse artigo do distrowatch acabou sendo um bom FUD, pois ele gerou um discussão interna que acabou gerando o código de conduta (uma maneira responder a falta de artigos no contrato social do gentoo em relação ao usuário) e atraiu mais desenvolvedores, que queriam ajudar a distro a um bom tempo e o susto acordou eles.

a saída do Daniel pela segunda vez teve mais efeito de anti-propaganda do no desenvolvimento, pois ele ainda estava começando a trabalhar.

Possivelmente ele deve ter encontrado um ambiente de desenvolvimento diferente da época que ele saiu, antes era centralizado nele, agora é uma coisa bem mais gerenciado pela comunidade, e ele foi quem começou a mudança quando criou a fundação.


--
helder maximo botter ribas
linux registered user #200299

Comentário de hmbr
Parabéns pela: Parabéns pela iniciativa

[]'s

--
helder maximo botter ribas
linux registered user #200299

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004