Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Conheça o Xoops, um CMS livre

O Xoops é um CMS livre relativamente popular e baseado em PHP e MySQL. Mesmo não tendo o mesmo conjunto de características de outros CMS como o Plone (veja a comparação), que é adotado em projetos em larga escala no governo brasileiro, o Xoops teve fôlego suficiente para ser usado em projetos de governos estaduais, e é usado com sucesso em diversos sites de comunidades livres.

E não é por ter menos popularidade do que o Plone, o Drupal ou o Wordpress que o Xoops deve ser deixado em segundo plano. Se você está em busca de um CMS livre para o site de seu grupo de usuários, este artigo do HowtoForge explica como instalar e usar o sistema no Ubuntu. Confira!

Saiba mais (howtoforge.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Eu já usei o Xoops para: Eu já usei o Xoops para alguns projetos e eu achei muito bom.
Faz tempo que eu não mexo com ele, muito tempo, mas os portais que eu fiz com ele ainda estão lá funcionando numa boa.

Hoje em dia se eu tiver que fazer sites pequenos eu uso o Wordpress (sim, o wordpress funciona até bem como um pequeno CMS) e para projetos médios eu usaria o Xoops. Para coisas maiores eu uso o Django.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Marcelo Spano
Vou pesquisar mais a respeito do Xoops: Tenho procurado saber os site dos Governos que utilizam CMSs conhecidos para gerenciar seus portais.

Além utilizar o Plone( a maioria), alguém sabe de algum outro site do Governo (nacional, estadual ou municipal) que utiliza outro CMS diferente do PLONE?

Obrigado


Marcelo
Comentário de Shadow
Praticamente todos os sites: Praticamente todos os sites do governo do estado do Paraná são em Xoops.
Comentário de hamacker
XOOPs parece ser bacana.: XOOPs parece ser bacana.
Em termos de desenvolvimento, voces acham ele mais simples de administrar ? porque o phpnuke apesar de ser fácil programar (criar modulos) para ele, o código é uma bagunça que só. O mais organizado que tive a experiencia de ver e programar foi o Mambo (ou o fork dele).

O plone qualquer dia desses eu experimento, apesar da tal popularidade sugerida ninguém me pediu um único trabalho usando este cms.
--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de Didi
Uso o Joomla.: CMSs são um dádiva, não?
Ao menos é o que acho.

Quanto ao Xoomps, ótimo CMS.
Foi o primeiro que usei mas confesso que não consegui me adaptar direito a ele. Mas reconheço sua qualidade.
Atualmente uso o Joomla e gosto muito. Aparentemente o desenvolvimento esta meio lento pra nova versão, mas ele é bem robusto. Deve-se só tomar cuidado com os módulos que se instala para adicionar funcionalidades pois são uma ótima porta de entrada para invasores. Já tive o site derrubado duas vezes por causa dos módulos, que são feitos por desenvolvedores não ligados ao "core" do Joomla.

Só pra terminar, dei uma olhada no Drupal, mas me pareceu bem mais complicado que todo o resto. Não posso afirmar se ele é melhor ou pior (como em muitos lugares já li sobre o poder do Drupal e blablabla) pois nunca cheguei a usar direito frente a sua complexidade inicial.
No Joomla (e no Xoops também) é bem mais direto.
:-)


--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.gearusp.com

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004