Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Conheça o fit-PC - um computador completo do tamanho de um HD comum

A Compulab anunciou um PC silencioso - livre de ventoinhas - que consome apenas 3 a 5 watts. O fit-PC vem com Linux pré-instalado e tem um processador AMD Geode LX800 de 500 MHz, 256MB de RAM e até 512MB de memória flash, além de HD opcional de 40GB, 2 portas ethernet, vídeo SXGA (1920x1440), 2 portas USB 2.0, áudio (entrada e saída) e porta serial RS-232.



Por ser silencioso, aquecer pouco e exigir pouca potência, a unidade de 120 x 116 x 40mm (bem menor que o case de HD externo que tenho aqui sobre a mesa neste momento) pode ser um equipamento ideal para aplicações que exigem "instalar e esquecer" em casa, no escritório ou na sala de aula, segundo a empresa israelense que o fabrica. A unidade pode ser facilmente montada em uma parede, na parte de baixo do tampo da mesa ou mesmo atrás de um monitor LCD, e custa US$ 285 (mais US$ 30 para o envio) nos EUA.

Saiba mais (linuxdevices.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Mateus Leme
Muito bacana, principalmente: Muito bacana, principalmente por ser o primeiro com duas saídas de RJ-45, coisa que faltava nas outras opções.

Apenas um detalhe sobre o preço, esse $ 30,00 é taxa de envio para dentro do EUA, para fora custa $ 80,00 (https://juventus.site5.com/~fitpccom/order.htm). Mas chegando no Brasil terá que pagar o imposto, que deixará o produto custando em torno de 580 dolares.
Comentário de Clésio Luiz
Carísssimo: Ele é muito caro para o que oferece. Por esse preço dá para comprar equipamentos mais potentes e com mais recursos. O notebook EEE da Asus é melhor do que ele e custa 35 dólares mais barato, além de ter uma tela e teclado, obviamente. Soluções compactas assim nunca terão futuro se seus fabricantes não praticarem preços condizentes com a capacidade do aparelho. Prefiro perder espaço com um equipamento maior do que pagar o preço que ele pedem por esse troço feioso.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de MARCELO2007
Computador completo do tamanho de um HD comum: O conceito de "completo" é bem subjetivo...
Comentário de hamacker
Para uma central de: Para uma central de entretenimento caseiro ainda faltaria um DVD (mas poderia ainda daria para usar um DVD USB externo nele) e uma saída de som 5.1 e uma saida HDMI/SVIDEO. Por essa razão acho que ele vai passar longe do uso domestico para ser usado em quiosque-internet.

Mas gostei muito, daqui a pouco os aparelhos de mesa vão ficar surperfluos com uso dessas tecnologias.
--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de hardware
alternativa: eu usaria como servidor de bittorrent. Ia ficar ligado 24/7 baixando filme da Internet ;-). Seria uma ecomia em tanto em minha conta de luz :-)
Comentário de Fernando
interessante: O preço nao é bem legal assim, mas com duas portas TCP

Pode ser um:
firewall ou router

Tambem pode ser:
server bitorrent, pra centro midia - ai só falta o drive dvd
ou um pc pra aplicações leves.

Legal poder colocar 512 de ram e hd flash
mas 0,5 de clock é de doer não poderia ter 1.5 já ficava bem mais interessante e logico um preço bem mas camarada.

Comentário de Guilherme Costa
Fit-PC: É até uma covardia comparar este monstrengo desengonçado com um Mini-Mac. Ponto para a Apple.
Comentário de Cleberson
Bom para pequenos serviços...: Parece ser bom para pequenos serviços como um proxy/firewall, dns, roteamento, etc, desde que a rede não seja grande.
Tenho clientes com 5 estações que precisariam muito de um servidor com squid + iptables. Mas o dono ficou meio cabreiro comprar um desktop só pra controlar o acesso a internet.
Falta apenas baixar o preço.
Comentário de FernandoFraga
Imposto de computador: Gostaria de saber se alguém conhece direito a tarifação de computadores para importação. O pouco que eu sei os impostos devidos serão :

. Imposto (Federal) de Importação : 16%
. Imposto (Estadual) de Importação: 17%
. Imposto Total : 36%

Custo no Brasil: 285*1.36 + 80 = U$ 467

Por favor comentários .
Comentário de FernandoFraga
Erro na Noticia: Prezados


O site diz que o produto contém um hd de 40Gb de 2.5", isto é, não é opcional.
Comentário de Junior Polegato
Tem muito mais!!!: Acrescenta aí 18% de ICMS, 15% de IPI, 1,65% de PIS e 7,6% de Confins. Alguns são uns sobre o outro, então não basta apenas somar, mas somando já se tem uma idéia: 42,25% + 36% acima = 78,25%, fora taxas mercantes. E os impostos também são cobrados sobre os 80 doletas.
Não esqueça que você é um consumidor final e não uma revenda ou montadora, isso pesa muito nos impostos.


--
Junior Polegato
Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
Página Profissiona

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004