Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pai se impressiona com o Ubuntu pensando ser o Windows Vista

Advertência obrigatória: trata-se apenas de uma história divertida (e nem tão nova) para o final de semana, e não de uma prova definitiva da superioridade de algum sistema, ou de um ataque a algum outro sistema. Sorriam.


“Um blogueiro de nome Will Rossiter aparentemente recebeu de seu pai um pedido para que comprasse o novo Windows Vista. Ao ver o sistema, o pai ficou bastante impressionado e teceu inúmeros elogios ao sistema, disse que "Bill Gates é melhor que Steve Jobs" e o Vista melhor do que o MacOSX instalado no computador do filho.

Mal sabe o referido pai que, na verdade, o sistema que está usando há alguns dias é o Ubuntu! Em uma piada, Will baixou e queimou um CD com a última versão do sistema, e empacotou-o em uma caixa semelhante ao do Windows. Parece que Will pretende esperar para contar ao pai a verdade sobre o sistema que está usando a alguns dias e finalmente lhe devolver o dinheiro investido...”


Enviado por Copernico vespucio (copernico·vespucioΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ceti
se non è vero è bene: se non è vero è bene trovatto...



long live rock!
Comentário de acassis
Podiam ter deixado essa para 1º de abril: Puxa vida, eles poderiam ter deixado essa pra primeiro de Abril.
O cara que está aprendendo a brincar com o Photoshop, então resolveu desenhar uma embalagem igual às da Microsoft e criar uma estória para que as pessoas acreditem que a imagem é real.

Vejamos:

$ strings ubuntu_vista.jpg

Mas tenho certeza que nas próximas versões do Ubuntu, que virão com o XGL, ele não será confundido nem com Windows inVi$ta e nem com MacO$-X, será algo totalmente inovador e "Eyes Candy".

Comentário de maxguzenski
piada: Isso é piada obviamente

e: "para que comprasse o novo Windows Vista" é boa, na real o que ta escrito la é que o pai pediu pro filho "obter" uma copia :D
Comentário de popolony2k
Coitado do Ubuntu.....: ....pois ser confundido com sistemas operacionais ruins é dureza.

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Copernico Vespucio
Mas é até uma experiência interessante...: Personalize sua distro favorita:

1. Troque o papel de parede pelas "montanhas Tele-Tubies" de Redmond

2. Troque o tema padrão do KDE por um daqueles "bem parecidos"

3. Crie uma nova barra inferior de menu

4. Configure seu emulador preferido para rodar "uma certa suite de escritório", e o (urgh!) "browser do e-zinho" e acerte os links.

5. Remova a maioria dos links para programas e utilitários úteis.

6. Mostre para um usuário leigo e diga que foi "um cd pirata que vc. arranjou". Anote sua reação... :P
Comentário de U. K. nowle
hmmmm: Devolver o dinheiro??????

Menino tolo! :P Os tolos pagam as contas dos ricos. Não é assim que tem que ser? Seria assim se tivesse comprado o vista.
Comentário de ano@nimo.com
Ate antes do lançamento do: Ate antes do lançamento do Vista uma maquina rodando KDE era muito mais bonita do que uma rodando o XP. Alem de permitir um numero muito maior de personalizçoes. Testei o KDE com varias personalizaçoes (themes e skins) e tenho certeza que eh um dos dektops mais bonitos que eu ja vi.Ainda nao vi o "Vista" (sem trocadilho) mas parece que um dos argumentos para compra seria o visual. Nao sei se a noticia dada eh verdadeira, mas mostrar um Linux com um KDE super personalizado a uma pessoa que usa computadores mas nao entende pode levar a pessoa a confundir o dito Linux com uma nova, mais moderna "e carissima" distribuiçao do Windows.
Comentário de ceti
Bobo por que?: Acho que ele vai devolver o dinheiro para o pai por HONESTIDADE, coisa que seu proprio pai deve ter ensinado a ele.




long live rock!
Comentário de Marcos#937#
Coitado desse senhor. Mal: Coitado desse senhor. Mal sabe que esse "Vista" não toca MP3 Windows Media nem qualquer outro formato de audio ou video conchecido, não roda o MS Office 2007, nem tem a interface Aero, tem péssimo suporte à multimídia, não roda os jogos mais famosos, não tem suporte a aceleração 3D e é muito lento.
Comentário de bebeto-maya
Tem certeza?: __Tem certeza que é muito lento? Essa, pelo que sei, é uma qualidade do Windows Vista :-)
__E o lance do suporte a multimidia bem seria verdade, se não houvesse Automatix...
__E você foi redundante, porque se ele não toca Mp3 e WMV é porque já não tem suporte a multimidia...E o lance do Office é mentira, porque o Ubuntu tem o excelente OpenOffice, que para o pai do sujeito, é suficiente.
Comentário de Marcos#937#
Certeza absoluta !: Nesse "Vista", após instalar todo o OS, ainda é necessário instalar os todos codecs de audio/vídeo que ele não toca diretamente. Será que esse senhor sabe disso ? Será que esse senhor sabe que a placa de vídeo 3D de seu computador não vai funcionar com aceleração 3D nesse "Vista" ? E ainda tem mais. Esse senhor nao vai poder usar um CD ou DVD e retira-lo depois de usá-lo apertando o -eject- do drive. Será que ele sabe disso ? Ah, já sei, tem esse tal de Automatix. De novo, esse senhor sabe o que é isso ? Se esse senhor soubesse de tudo isso com certeza ia voltar rapidinho para o XP. Eu, pessoalmente, nunca vi nada desses dissabores no XP. Nele basta te-lo instalado e tudo pronto para rodar jogos 3D, assistir DVD e outros formatos de vídeo e ouvir MP3. Não precisa de Automatix no XP para instalar mais nada. Coisas que Ubuntu e outras distribuiçoes Linux deveriam se espelhar mas parece que seus criadores e seus fans sempre a maneira mais obscura, obtusa, confusa. Computador tem que ser tao fácil quanto ligar e desligar a luz de seu quarto de dormir. Coisa que, INFELIZMENTE, só a MS e Apple (talvez a Novell) entendem.
Comentário de bebeto-maya
Cegueira e ignorância!: _Já vi que sua certeza absoluta, não é tão absoluta assim...Todo mundo sabe que para usar o WIndows é preciso comprar anti-vírus, comprar codecs para DVD, porque o MediaPlayer não tem por padrão, comprar Office e etc...

__Será que esse senhor sabe disso!? Ah, e para editar imagens, abrir .MOV, .RM o senhor terá de instalar o QuickTime e RealPlayer, será que esse senhor sabe disso?

__Já sei!!! O pessoal do Ubuntu vai disponibilizar os codecs proprietários pra todo mundo, mesmo que sejam processados...

"Esse senhor nao vai poder usar um CD ou DVD e retira-lo depois de usá-lo apertando o -eject- do drive. Será que ele sabe disso ?"

__Você é mais um daqueles que não sabem o que falam, mas falam mesmo assim!

Comentário de CWagner
No Windows nada é tão: No Windows nada é tão difícil de funcionar, graças ao camelô da esquina ou o AstalaVista (Hasta la Vista :P).

Cara, um pai que gosta de MP3, jogos 3D no PC, assistir DVD no micro (sinceramente, meu pai gosta de assistir DVD cofortavelmente deitado em sua cama,numa TV de 32").

Quer um computador tão fácil de usar quanto uma TV? Compre uma.

Pra quem não sabia programar um VHS, um Home-Theater é um pesadelo.

O Automatix não seria necessário se as outras empresas de Software (aquelas que produzem codecs, fabricam dispositivos, etc...) não morressem de medo (juro que ia digitar outra coisa aqui) ou puxassem o saco (outra substituição necessária) da M$.

Mas vá lá... só não sei se gostaria de um pai desse jeito, ele sempre teria "brinquedos" mais legais que os meus e não deixaria encostar um dedo nos dele.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Copernico Vespucio
A verdade pela experimentação: Por que vc, antes de falar, não experimenta primeiro? :)

"Nesse "Vista", após instalar todo o OS, ainda é necessário instalar os todos codecs de audio/vídeo que ele não toca diretamente"

Todas as distribuições Linux que já vi (incluindo o Ubuntu), suportam mais formatos de mídia que todas as versões de Windows que eu já vi. Eu instalo o Linux, ponho um DVD no drive, aciono meu reprodutor e ele já está rodando. Até o XP (a última versão do Windows que eu usei, pq não pretendo fazer o upgrade) eu tenho de comprar aplicativos que reproduzam mídia e pagar pelos codecs.

"Será que esse senhor sabe que a placa de vídeo 3D de seu computador não vai funcionar com aceleração 3D nesse "Vista"?"

As placas da NVIDIA (tenho uma!) e ATI são perfeitamente suportadas em Linux.

"Esse senhor nao vai poder usar um CD ou DVD e retira-lo depois de usá-lo apertando o -eject- do drive. Será que ele sabe disso ?"

Tem um grande ícone na área de trabalho na maioria das distros onde se diz: "Ejetar CD/DVD". O máximo que esse pai iria dizer seria: "Ué, não tá saindo o CD... Ahhhhh, tem um ícone pra clicar aqui! Saiu automaticamente, que legal! Esse Bill está ficando mais esperto...", nem precisa de Automatix.

Meu sogro, engenheiro elétrico, não entendia nada de informática (e, portanto, não se viciou em Windows como a maioria) até que eu instalei seu dual-boot (pq o WinXP OEM veio junto com o micro e já que ele já tinha pago...). Hoje ele não vê diferença prática entre os dois sistemas. Para a maior parte das coisas prefere o Linux, só quando precisa usar alguma coisa "amarrada" no Win ele dá boot nele.

"Nele basta te-lo instalado e tudo pronto para rodar jogos 3D, assistir DVD e outros formatos de vídeo e ouvir MP3"

É, eu tenho isso tudo no XP do meu notebook (que tem Linux tb). Um WinXP onde a TOSHIBA (e não a Micro$oft) instalou aplicativos e configurou todo o sistema para otimizá-lo ao aparelho deles (eu até chamo de ToshibaOS, não de XP). Se eu instalasse um WinXP do zero nele, iria ter que instalar e configurar um bando de coisas até conseguir fazer tudo isso.

A propósito: vc. realmente já *instalou* seu próprio WinXP???

Mais algumas verdades:

Eu frequentemente instalo Win e Linux em Dual-Boot para meus amigos e parentes e a realidade dessas instalações é assim:

WinXP:
1) Formatar partições e instalar o sistema (deixando espaço para o Linux no HD), respondendo algumas perguntas. Reinicio a máquina uma ou duas vezes a pedido do instalador...
2) Instalar suporte do fabricante da placa de vídeo 3D
3) Instalar CD específico da configuração do micro (coisas como drivers de chipsets - senão o sistema pode ficar uma m* - placas e recursos on-board se houverem, etc.
4) Suporte a outras placas off-board, se houverem
5) Geralmente reinicio algumas vezes...
6) Instalar aplicativos como gravador de CD/DVD (pq os recursos default do XP são lamentáveis), aplicativo para abrir DVD (idem), instalar um DeCSS (SIM, não é ilegal no Brasil), instalar o MS-Office (embora eu prefira o Open Office no win a essa porcaria), instalar o Firefox (pq o IE além de inseguro é uma m**) e tudo geralmente lendo e aceitando várias licenças diferentes.
7) Ufa! Acho que acabei.

TEMPO: De 2 a 3 horas pra instalar tudo.

Linux (vamos brincar de Live-CD?):
1) Dar boot pelo CD e conferir o "jeitão" da distro. Dá pra fazer praticamente tudo sem instalar. Nesse ponto, ele já costuma reconhecer coisas como banda larga, já dá pra navegar na internet. Mostro para o dono do micro e pergunto: e aí, quer essa mesmo?
2) Ok, quero instalar essa. Formatar partições e instalar o sistema, respondendo algumas perguntas
3) Várias distros Linux reconhecem a NVIDIA no boot (ainda não vi uma ATI pra saber o caso dela), então nem preciso me preocupar. No caso do Kurumin eu clico num ícone e ele baixa e instala o driver automaticamente.
4) Geralmente, o Linux reconhece o hardware todo. As vezes sobra coisas como um scanner ou câmera mal-comprados, mas o feijão com arroz não dá trabalho.
5) Pronto, não preciso instalar mais nada. Vídeo, Som, DVD, tudo funcionando (reparou que os passos 3 e 4 não existem na maior parte das vezes?).

TEMPO: De 1 hora a 1,5 horas. Daí as vezes gasto o resto do tempo me contectando nos repositórios e baixando joguinhos... :P

Conclusão: Do jeito que está hoje, as distros Linux mais populares instalam e deixam a máquina pronta para usar mais rápido.

Mas essa não é a maior vantagem do Linux. O melhor é não ter que me limitar ao que uma única empresa me oferece, ter liberdade para fazer o que quiser quando quiser com meu sistema, ter certeza de que ele estou tão seguro contra o mundo do que contra a empresa que me forneceu o sistema (dá pra falar aqui dos "cavalos de tróia" que a própria M$ coloca em seus produtos? Não... Acho melhor eu calar a boca...), não ter que pagar uma licença caríssima que não me garante a propriedade sobre o que eu paguei.

E, finalmente, ter a liberdade de não ser um usuário alienado que acha que seu computador pessoal deve ser tratado da mesma forma que o seu ventilador.

Terminando:

O conceito de interface 3D, como exibida no Aero foi originalmente inventada e disponibilidade sob licença aberta pela Sun Microsystems no projeto "Looking Glass" (https://lg3d.dev.java.net/) que na época foi o responsável pelo atraso do Windows Vista (foram necessários quase dois anos para que eles copiassem o conceito).

E muito antes do Vista sair, já existia suporte para o mesmo tipo de interface em Linux, *gastando menos memória*. No Ubuntu, pode ser facilmente baixado e instalado de seu repositório.

Mas esqueça isso. Seja feliz com a "pílula azul".

[]s
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004