“Eu não me canso de ficar espantando com a facilidade de se fazer as coisas com o Postfix se comparando a outras soluções de MTA, sejam elas proprietárias ou livres.
Hoje precisei configurá-lo para que meu servidor de mensagens pudesse temporariamente atuar como MX secundário para alguns domínios de um amigo, de modo que os mesmos não ficassem completamente invisíveis para todo o mundo durante a movimentação de um servidor para outro.
Minha tarefa foi somente fazer a porção que me cabia como administrador do servidor que atuaria como MX secundário e não também configurar o servidor que já atua como MX primário. Para minha surpresa, foi algo extremamente simples de ser feito usando Postfix, como eu já esperava, dadas as minhas experiências anteriores felizes lidando com o mesmo.”
O que se faz e
smtpd_recipient_restrictions =
reject_unlisted_recipient,
check_recipient_access hash:/etc/postfix/verify_domains
E no ficheiro /etc/postfix/verify_domains ponha
exemplo1.com reject_unverified_recipient
exemplo2.com reject_unverified_recipient
Mais uma coisa ainda impressionante do postfix. Todas as hashes que tiveres podes substituir por uma tabela ou consulta numa base de dados (MySQL ou PostGrees) o que da a possibilidade de lidares com contas de usuarios, dominios etc apartir duma aplicacao grafica feita com PHP ou JSP etc.
Para alem de muito mais