Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Configurando servidor SFTP


“Instalar e configurar um servidor SFTP é uma tarefa bem complicada se você não tem um material para se guiar. Pra quem não sabe, o SFTP é um servidor FTP com criptografia que roda no daemon do SSH. Você o usa da mesma forma que um servidor FTP normal, porém com mais segurança.

Como tive um pouco de dificuldade ao configurar o servidor SFTP, para os usuarios clientes terem acesso apenas ao diretório HOME e sem prompt de shell no ssh, resolvi escrever um passo a passo de como fiz isso e publiquei no meu blog. Se você precisa colocar um servidor FTP no ar com segurança, acredito que vale a pena dar uma olhada.”


Enviado por Gilson (gilsonΘsistemasdigitais·org) - referência (gilson.opencode.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de emersonmello
outra maneira: Essa maneira apresentada pelo Gilson é um pouco 'chata', pelo fato de ter que copiar /bin, usar ldd , etc...

Em [1] é apresentada uma solução simples para permitir somente o SFTP. Resumindo, puxe o fonte do openssh, use o 'sftp.c' modificado pelo Minstrel, compile, use uma shell (como bash, tcsh, etc.) tbm desenvolvida pelo Minstrel e pronto. Vc terah um servidor que só permite SFTP sem precisar fazer mais nada.


[1] http://www.minstrel.org.uk/papers/sftp/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004