Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Configuração da placa de som C-media CM6501


“Estou montando 6 máquinas com placa mãe ASUS M2N-E SLI e tive alguns problemas com o som (C-media CM6501). Enviei este texto originalmente para o www.susebr.org e para a linux-br, mas este se aplica à outras distribuições também. :-) A placa de som C-media CM6501 não é detectada automaticamente pelo yast e nem pelo alsaconf. Esta placa é onboard nas placas mãe ASUS M2N-E SLI, ASRock AM2NF3-VSTA e outras que não me recordo.Isto acontece porque a mesma apesar de ser onboard, está no barramento usb e não no pci. Não existe a identificação como dispositivo de audio no hwinfo.

Pesquisando na Internet, consegui fazer funcionar, configurando a placa manualmente. Basta criar o arquivo /etc/modprobe.d/alsa com o seguinte conteúdo:

options snd-usb-audio index=0

# ALSA portion
alias char-major-116 snd
alias snd-card-0 snd-usb-audio

# OSS/Free portion
alias char-major-14 soundcore
alias sound-slot-0 snd-card-0

# card #1
alias sound-service-0-0 snd-mixer-oss
alias sound-service-0-1 snd-seq-oss
alias sound-service-0-3 snd-pcm-oss
alias sound-service-0-12 snd-pcm-oss

Após a criação do arquivo, basta reiniciar o alsa. No kmix será necessário selecionar o canal speaker dianteiro para poder controlá-lo através do "fader" :-)”


Enviado por Marcelo Vivan Borro (marcelovborroΘig·com·br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Maurilio Lima
E tem mais...: Eu possuo esta placa, fiz algo semelhante ao descrito no artigo, o som sai direitinho mas tem um pormenor: quando vc está ouvindo, por exemplo, um vídeo no youtube no mozilla ou qualquer outro navergador e quer, ao mesmo tempo, ligar, digamos, o totem para ver ou ouvir uma música/clip, surge a mensagem de erro alegando que o dispositivo de som está ocupado por outro processo. O inverso acontece também mas só que os navegadores não exibem mensagem alguma, apenas não se ouve o som deles. Em resumo, apenas uma aplicação por vez pode usar o canal de som dessa placa. Alguem se habilita???
Comentário de Sheriff
Já tentou...: Ir no Kcontrol> Som e Multimídia> Sistema de som>Hardware>Ativar áudio full-duplex?
Comentário de Maurilio Lima
E tem mais...: Bem, eu atualmente estou usando o Gnome original que vem no Ubuntu 7.04, mas posso sim instalar o KDE e tentar esta dica... mas em se tratando de Gnome, como eu poderia habilitar esta opção??? Tem como habilitar esta opção diretamente no conf do meu som???
Comentário de Maurilio Lima
Fiz...: Instalei os 170Mb do KDE e transformei o meu Ubuntu em Kubuntu e depois fui lá mexer onde vc me sugeriu... más notícias: permaneceu na mesma. mesmo ajustando, reiniciando o servidor de som, reiniciando o computador inteiro, nada....
Vasculhei a net sobre maiores informações e percebi que não estou sozinho com este problema, várias outras pessoas também passam por essa dificuldade e fiquei pasmo de que em nenhum fórum que passei vi uma solução concreta e que funcionasse, seja no kde ou no gnome...
Tô ficando sem opções.... mas valeu mesmo pelo esforço!
Comentário de Norberto Moritz Koch
ASUS M2N-E SLI som: Funcionou no Mandriva com a dica do Marcelo Vivan Borro.
Valeu!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004