Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Concorrente do Google Earth que tentava utilizar seu conteúdo sem licença é barrado


“"Algumas horas após ser mencionado no Digg, o projeto Gaia, um concorrente direto, porém open source, do Google Earth foi advertido e proibido de utilizar as imagens do Earth. Segundo os autores do projeto, o Gaia seria um Google Earth livre, totalmente compatível com a autenticação do Keyhole, visialização 3D, camadas e GPS.

Na tarde desta sexta-feira (25), os autores do projeto divulgaram uma nota, falando do comunicado que receberam de Michael Jones, engenheiro responsável pelo Google Earth, Google Maps e Google Local search, acusando-os de uso impróprio da licença de fornecimento de dados do Earth. Devido a isso, tiveram de tirar todos os links para download do ar."”


Enviado por Joh (johΘbol·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de escovadordebit
Alternativa?: E as imagens do NASA World Wind; também não podem ser usadas?

http://worldwind.arc.nasa.gov/

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Ricardo Carvalho
Sobre as imagens eu não: Sobre as imagens eu não sei, geralmente as agências americanas liberam este tipo de coisa para uso alheio livremente, foi assim que nasceram o IP, o TCP, o UDP e outros importantes RFCs, mas o software tem esta licença
Comentário de Caprinus Bode
Que tal se alguem sugerisse: Que tal se alguem sugerisse ao Astronauta Milionário Ubuntuniano que o próprio lançasse um satélite para tirar fotos "open souce" para contribuir com o projeto Gaia?!

Comentário de popolony2k
Google para a comunidade Open Source .......: ....."VOCÊS ESTÃO PROIBIDOS DE UTILIZAR MINHA TECNOLOGIA, MAS ......AINDA ASSIM VOU CONTINUAR UTILIZANDO AS SUAS TECNOLOGIAS OPEN SOURCE COMO O Jabber (Google Talk)".

Uma hora a mascara cai !!!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Gustavo Rondina
Ao que parece os dados crus: Ao que parece os dados crus (raw data) que o próprio pessoal do Google Earth usa não são de propriedade deles, e sim licenciados. O projeto Gaia está usando dados que não são do Google, apenas licenciados. Provavelmente aquele que fornece os dados ficou irritado com a utilização do seu produto a torto e a direito. Desse ponto de vista, o Google não teve nenhuma influência na decisão.

É claro que o Google poderia ter exigido que o contrato da licença incluísse uma cláusula que permitisse o uso dos dados por terceiros que desenvolvam software livre ou clientes para o Google Earth. Talvez tenham tentado isso mas não conseguido, ou talvez nem tenham tentado. Eu aposto na primeira opção: o Google não faz esse tipo de jogo. Se os dados fossem livres para a comunidade FOSS utilizar, o maior beneficiário seria o próprio Google. Não iria demorar muito para aparecer algum projeto bem maneiro (como o próprio Gaia), e também não iria demorar muito para o Google contratar os responsáveis pelo projeto (como eu acho que vai acontecer com o pessoal do Gaia logo logo).

No mais, o Google contribui SIM com a comunidade. Basta ver o projeto Summer of Code, os patrocínios de eventos no mundo todo (inclusive Brasil), etc.
Comentário de Terramel Pagliacci_
Concordo completamento: INfelizmente essa é a realidade. É isso o que o google esta fazendo ;/
Comentário de ini
Também vejo assim: Também vejo assim: o que a Google quer é se dar bem... muito bem.... e vai continuar usando a comunidade para isso.
Fazer o que?

DW...
Comentário de escovadordebit
Me passou pela cabeça: Sabe que isso me passou pela cabeça também.

Não precisava nem comprar o satélite. Bastava contratar os serviços de alguma empresa que venda as imagens.

Só divagação mesmo.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de escovadordebit
Negócio: Sabe que eu acho que caberia mesmo um esclarecimento melhor sobre o tema (quem souber, por favor contribua), pois penso que imagens (mesmo sendo de satélites) devam obedecer ao mesmo licenceamento de fotografias.

O proprietário as vende a você e ninguém mais pode usa-las a menos que pague por elas também.Ou seja você não pode re-distribuílas (bem que poderiam ser licenceadas pela commons :-)

Mas penso que é uma forma de negócio.
Você investe colocando um satélite no espaço (e mantendo-o) e cobra por aquilo que ele produz.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004