Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ComputerWorld: KOffice multiplataforma desafiará o OpenOffice

"Enquanto a indústria está distraída pelo atual cabo de guerra entre Microsoft e OOo sobre formatos de documentos, o projeto KDE está discretamente preparando a próxima geração de sua suíte de escritório, o KOffice, para Linux, Windows e Mac OS X."

O KOffice 2.0, a ser lançado no primeiro semestre de 2008, será cross-platform como várias outras aplicações da suíte KDE construídas com o toolkit Qt4.



Com o OOo recebendo a parte do leão do suporte comercial e reconhecimento do mercado sobre uma suíte livre, o KOffice 2.0 tem o potencial de desafiar esta dominância, com recursos inovadores e uma base de código mais magra.

O sistema usa o padrão ODF por default e consiste de 11 aplicativos, desde os básicos processador de texto e planilha até o editor de imagens Krita e o editor de diagramas Kivio, e incluindo um manipulador da bancos de dados, o Kexi.

Saiba mais (computerworld.com.au).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Eu uso e recomendio ;-): Eu já havia visto, há um tempo atrás, os primeiros testes do Kword no Windows. Ao que parece funciona bem ;-)

Sempre gostei do Koffice pelas suas características próprias, sem querer imitar programa algum. Tem seus recursos próprios e pronto. É claro que tem algumas limitações, mas está de bom tamanho para o usuário doméstico (e até para os mais avançados, pois permite códigos em LaTeX nos textos, planilhas, etc), com um bom programa de planilhas, gráficos, etc ; e também tratar cada elemento do texto como um objeto, podendo cada um destes ser manipulado e localizado facilmente no texto.
Só peca no programa de apresentações (kpresenter), no krita e no karbon, que ainda são um bocado lentos se comparados aos concorrentes.
Mas tem pérolas como o kivio, e até o karbon, que é um programa de edição de gráficos vetoriais que suporta um número bem grande de formatos, tanto para importar quanto exportar.
O krita já tem uma cara de PhotoShop, tendo só que melhorar a quantidade de plugi-ins, efeitos prontos, além de diminuir o tempo de aplicação de efeitos, que são lentos, se comparado ao GIMP.

Ah, e assim como todo e qualquer programa do KDE, exporta facilmente qualquer documento para PDF, além de suportar os protocolos do KDE, (como digitar um endereço de uma música ou documento na web, ftp, etc, e ele ser aberto como se estivesse na máquina local). Tem também boa integração com o konqueror, mas não sei se isso faz alguma diferença no Windows ou OSX, ou mesmo no Linux e outros *IX, já que o konqueror será substituído gradativamente pelo dolphin, que é um nautilus disfarçado ;-)

Enfim, é uma boa para quem não gosta muito do OO, ou tem uma máquina com menos recursos (mas que suporte o KDE - tipo este celeron 700, com 128 de RAM aqui ao lado, com FreeBSD ;-) ).

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de wagnerluis1982
Uma ótima notícia.: Uma ótima notícia.
Comentário de Oksigeno
A confusão está aumentando: Há pouco tempo estive tirando um curso em que usava três tipos de 'office' para os meus trabalhos em folha de cálculo - um em casa, outro no trabalho e outro na escola. De office para office o trabalho mudava. Se não se fizer nada e cada pessoa e empresa começar a usar um office diferente vai virar zona.

Engli$h = discriminação e hegemonia cultural
Esperanto = cultura -100%- livre
Comentário de Sonolento
E o ODF ?: Isso já foi feito, chama-se padronização, e é o que busca o formato ODF.

Resta os mais revoltadinhos (leia-se M$), aderirem. Duvido, infelizmente.
Comentário de Sonolento
Viva código nativo !: Tomara que deixem bem redondo(de funcional, não de gordo) o Koffice. Que funcione direitinho também no windows para ter mercado.

Se for assim, espero não precisar mais usar o OOo. O ooo está muito bom. Mas exigindo a maldita linguagem faminta de memória, Java, fica inviável.

Se puder evitar Java, evito.


Comentário de Clésio Luiz
Não está 100% implementado ainda: Pode parecer incrível, mas o ODF ainda não está 100% implementado nem no OOo muito menos no Koffice. Um arquivo salvo em ODF no Koffice abre torto no OOo. E a última versão que eu testei do Koffice (1.6.3), atual estável, a exportação do pdf era pobre, a do OOo era melhor.
De resto, sou um fan do formato leve e limpo do Koffice, com a abertura rápida dos programas (menos Krita). Assim como muita gente não usa todos os recursos do MS Office (ainda a melhor suite office do mercado) eu também não uso todos os recursos do OOo, me satisfazendo com o Koffice nesse quesito.
Vale lembrar que ainda existe a suite do Gnome, com o Abword (muito bom programa também), Gnumeric e Gimp. Eles também são uma alternativa leve ao OOo.

"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de hamacker
Legal voce lebrar do: Legal voce lebrar do abiword, porém o abiword salva em formato proprio. ODF é apenas um formato de exportação do abiword e isso inviabiliza quem somente quer trabalhar com ODF.
Comentário de hardware
Que venham mais: Dividir para conquistar, essa é a ideia por tras do OpenOffice, KOffice, Lotus Symphony, AbiWord... espero que todos estes pacotes de escritórios adotem o ODF como padrão para que quebrem o dominio hegemonico do Office da Microsoft. Na verdade o fato do Office 2007 salvar em formatos diferentes nao compativeis nem com os seus formatos de versão antiga vai ser uma grande ajuda e argumento para migrar para o ODF. Espero que a area de TI das grandes empresas estejam atentas a isso...
Comentário de hardware
Concordo: conheci o KOffice no kurumim e sempre gostei do programa pela sua leveza. A algum tempo atras estava procurando uma alternativa OpenSource ao Visio para a plataforma Windows e maldisse a falta de opção e da não portabilidade do Kivio para o Windows. Parece que minha necessidade em breve será atendida...
Comentário de Allan Slarsen
Pelo visto, será mais um: Pelo visto, será mais um excelente pacote de programas úteis e gratuitos.
Comentário de marcosalex
Desabilitar Java: Nas preferências tem como desabilitar o Java, daí ele para de exigir e carregar, pra quem não gosta dele.

Agora eu, particularmente, acho o Java a melhor e mais completa linguagem e a única verdadeiramente multi-plataforma. Mas respeito opiniões.

Haskell developer
Comentário de Roberto Parente
VAle tudo?: Vale tudo para a utilização do ODF?
Até usar software proprietário (Lotus Symphony)?

Abraços,
Roberto
Comentário de Douglas Augusto
Nas preferências tem como: Nas preferências tem como desabilitar o Java, daí ele para de exigir e carregar, pra quem não gosta dele.

...e um monte de recurso vai embora, como por exemplo a exportação para diversos formatos.

Agora eu, particularmente, acho o Java a melhor e mais completa linguagem e a única verdadeiramente multi-plataforma. Mas respeito opiniões.

"Multi-plataforma" desde que o Java esteja implementado para aquela plataforma --e seja uma implementação Sun, do contrário verás inúmeros problemas de compatibilidade. Muitos usuários de plataformas/SO alternativos não concordariam com você, embora quando efetivamente a implementação Sun for liberada o cenário possivelmente mudará, mas por hora a alegada "verdadeira portabilidade" é utopia.
Comentário de 0102
Por enquanto a exportação: Por enquanto a exportação para PDF ainda é deficitária, pela falta de suporte a fontes TrueType para impressão. Mas este é um problema da QT 3.x; mas ao que parece, nas versões acima da 4.2, o suporte a fontes foi incluído e então, com o lançamento da versão 2, no KDE4 teremos finalmente uma excelente opção de trabalho.01@02.03 [Moderado negativamente?, o que significa isso, acabei de postar e não houve tempo hábil para tal avaliação. Isso é uma prova que esse sistema de moderação "inventado" pelo "mister ditador?" Autusto Campos da moderação é uma verdadeira fraude, já que é o sistema quem avalia negativamente as mensagens, e não os leitores.]
Comentário de joaoemanuel1981
Pena que se começar a fazer: Pena que se começar a fazer muito sucesso os usuários do pirateado e do gratuito vão começar a criticar porque simplesmente não é uma cópia do MS Office.

Até que enfim o Koffice tomou coragem para crescer. :-D
Comentário de sonolento
"Acho o Java a melhor e mais: "Acho o Java a melhor e mais completa linguagem e a única verdadeiramente multi-plataforma. Mas respeito opiniões."

Melhor e mais completa eu não concordo, mas nem adianta discutir isso, sua afirmação foi meramente de admiração. Ë quase impossível comparar de maneira rápida.

"a única verdadeiramente multi-plataforma"

Afirmação também de Fã. Basta dar alguns contra-exemplos: python e ruby.

Como já disseram em outro comentário: Java é multiplataforma desde que a Sun tenha feito o favor de desenvolver a JVM na plataforma.

Python é "mais multiplataforma" afinal depende do C que é existe em qualquer lugar onde exista o GCC. E o GCC suporta MUITO mais plataformas que a JVM.

Java só é mais famoso, é a modinha atual.

Comentário de Wallacy
Quando vc aperta: Quando vc aperta "visualizar" ele fala isso mesmo, mais quando posta fica normal, creio que foi só uma confusão na implementação, já que mensagens visualizadas de um certo modo mensagens postadas ocultas, e creio que para o sistema mensagens ocultas são as mensagens que estão classificadas negativamente... (não sei se você me intendeu), mais bem, quando aperta postar fica normal, é o que importa xD.
Além do mais, usuários não registrados ficam ocultos por não serem registrados, vc pode ter se confundido nisso também....
Eu acho.....
Ah, e a exportação para PDF aqui rola normalmente, nunca tive problema, talvez seja alguma coisa que o pessoal do opensuse tenham feito no pacote, porem mesmo com essa deficiência, é muito melhor que 99% dos conversores gratuitos de PDF que tem para o MSword, ou vem com uma mensagem no rodapé, ou cria um arquivo gigantesco!!!

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Alexandre_Martins
Tens um pen drive?: Colega,

Eu uso o OOo.org, em português nas máquinas que acesso. Quando entro em ambiente alienígena (entenda-se o da m$), meto o pen drive e rodo o PortableApps (uma ligação para download http://terrabrasil.softonic.com/ie/50307/Portable_Apps_Suite). Lá tenho o OOo. em inglês e trabalho normalmente com meus documentos no laboratório da universidade, em viagens, em alguma emergência num cyber etc. E é GPL.

Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www.nuca.org.br
Comentário de tenchi
E o Kword ainda funciona como um editor de pdf's simples.: Para quem não sabe, ele é capaz de editar documentos PDF. Isso funciona bem para arquivo com poucas figuras e com um layout mais simples.
Mas ainda não pode ser comparado à editores profissionais, é claro, mas pode servir como um quebra-galho para correções emergenciais, quando não se tem um adobe acrobat por perto ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004