“O ComsortiumInfo analisou publicações recentes da ComputerWorld que analisaram registros obrigatoriamente públicos do estado de Massachussetts para expor o lobby e outras técnicas empregadas pela Microsoft para dificultar a adoção do formato ODF pelo estado norte-americano em 2005.
Um dos artigos dá detalhes sobre os indivíduos e associações que a Microsoft contratou para trabalhar na defesa de seus interesses (e contra o ODF) no Executivo e no Legislativo de lá, e os outros descrevem a natureza destes esforços.
Contratar políticos influentes para procurar mudar o rumo de propostas de regulamentação não é necessariamente ilegal, assim como não é ilegal empregar os assim chamados grupos de pesquisa independentes para influenciar a opinião pública. Mas é algo que não é feito de forma aberta, e interessa a todos nós saber como ocorreu por lá com a empresa que agora adota o discurso de grande defensora da interoperabilidade e dos padrões abertos.”
A M$ esteve uma vez aqui falando de interoperabilidade, em seguida prova que não busca isso...talvez tentará implantar os modelos dela no OpenOffice, no caso do ODF, ao invès de suportar o ODF no Office dela.
O que dá para sentir é que a M$ está lançando tentáculos por baixo dos panos com objetivo de desestruturar a base comunitária do Linux....
Se a M$ se envolver muito com a Novell - Suse...poderemos esperar coisas incríveis...poderia profetizar que a M$ comprará o Suse......
Ou até já estaria usando um testa-de-ferro neste caso e neste exato momento.....
É uma pena que o dinheiro ainda exerça tanta força no caráter humano.
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info