Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ComputerWorld: Dataprev quer migrar 80% do parque de Windows para Linux até o fim do ano

Companhia pública, que mantém hoje 53 mil estações de trabalho, pretende chegar a 45 mil com Linux até o fim de 2007. A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) pretende migrar cerca de 84% do seu parque de desktops - ou 45 mil máquinas - do sistema operacional Windows, da Microsoft, para plataformas abertas.

Segundo José Pissin, integrante do grupo de software livre do órgão, hoje existem 53 mil computadores no parque da Dataprev distribuídos em todo o Brasil, dos quais 25 mil já utilizam a solução aberta BROffice. "Utilizamos software livre há mais de nove anos e só na substituição de licenças Office para BROffice, nas 25 mil máquinas em questão, já conseguimos economias da ordem de 35 milhões de reais", comenta.

Além disso, a companhia - que já tem 1650 servidores rodando soluções abertas de Red Hat e Debian - pretende substituir as plataformas de correio eletrônico Exchange e Outlook, da Microsoft, e suas soluções de banco de dados para o código aberto.

Saiba mais (computerworld.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ivansb
Fusão da SRP: Como ficará a Dataprev com a fusão da SRF e SRP?
Comentário de José Pissin (pizza)
A verdade sobre essa notícia:
Fiquei muito surpreso ao ler esta notícia, quero esclarecer alguns pontos:

1)A reportagem confundiu a Dataprev com a Previdência Social como um todo.

2)Sequer temos projeto ativo em relação ao uso de Linux em nossos desktops (temos planos futuros, mas sem metas e prazos definidos).

3)O valor de 35 milhões refere-se a todos os projetos implantados com Software Livre, substituição de sistema em servidores, uso do OpenOffice.org, uso de CVS, e migração de bancos de dados.

4) Em momento nenhum conversei com ninguém da Computerworld sobre estes assuntos, nem mesmo algumas das questões citadas na matéria foram assunto da palestra da Dataprev durante o FISL, cujo palestrante foi o Sr.Márcio Sena.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004