Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Computadores populares: Santo de casa faz milagre


“Assino a lista de e-mails da OLPC-BR e postaram lá esta matéria da BITES, uma publicação digital da W3 Geoinformação Editora. Fala de uma alternativa brasileira, produzida na Unesp, ao OLPC. O texto completo e as conclusões deixo para os leitores do BR-Linux.”


Enviado por Edney Matias (edneymatiasΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de brandizzi
Detalhezinho chato: Ele roda Windows CE

Claro que isto não o desqualifica enquanto computador, ou projeto, mas é chato para a gente, né? :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de edneymatias
Detalhezinho chato: Pois é Victor, mas a idéia era mesmo acordar para possíveis alternativas produzidas no terreno de casa. E onde roda Windows roda Linux. Onde o Linux não roda? ;) Mas seguindo a discussão no OLPC-BR, mais post foram enviados a respeitos de projetos semelhantes. Segue os links:

http://www.merlintec.com:8080/laptop/2

http://www.merlintec.com:8080/hardware/album

Aqui vai um link do dito projeto "Cowboy".

http://www.ltia.fc.unesp.br/cowboy/

Até!
Comentário de brandizzi
Me gabar um pouquinho pode, né? :p: Quando surgiu a proposta do OLPC, a primeira coisa que pensei é que ele serviria pelo menos de inspiração para que mais projetos semelhantes surgissem :)

O que me vinha à mente eram computadores chineses (sempre eles...) mas é bom saber que o pessoal no Brasil também está mandando bem.

BtW...

E onde roda Windows roda Linux. Onde o Linux não roda? ;)


...você tem inteira razão! Saindo o projeto, todos ao hack :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de CWagner
Pois é, apesar de que já: Pois é, apesar de que já havia um projeto de um computador popular brasileiro. Alguém aí lembra disso (http://www.ufmg.br/boletim/bol1397/quarta.shtml)?

O Brasil é um ótimo lugar para o surgimento de soluções engenhosas, devido principalmente à escassez de recursos financeiro, ou vocês acham que o "jeitinho brasileiro" acontece por preguiça?

Espero que surjam mais e mais projetos, e que algum dia possamos encontrar aparelhinhos que realmente possam ser chamados de laptops, e não aquelas imitações "baratas" como o laptop da Xuxa.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de evandrofisico
chato mesmo é o comentário..: Deem uma olhada no comentário do desenvolvedor e lider do projeto:


A diferença básica está no sistema operacional. O professor Morgado e seus auxiliares escolheram a versão mais simples do Windows por um simples motivo: o mundo é Windows. Adversários ou não ao software da Microsoft concordam que o Linux ainda não se firmou como uma alternativa econômica viável no mundo dos usuários comuns de computadores – a exceção ocorre no ambiente corporativo. Experiências de vender PC’s com Linux para o consumidor final no Brasil se mostraram desastrosas. Os clientes pagaram mais barato pelo equipamento e ao chegar em casa jogaram o Linux fora e colocaram um Windows pirata. “Tecnologia se faz olhando para frente. O projeto de Negroponte se volta para trás”, afirma o professor Morgado.


Agora me respondam: Oracle, Red Hat, Sun e a GRANDE AZUL IBM estão olhando para trás? e como assim "o Linux não é viável no desktop?" o Windows CE nem sequer é feito para desktop, programas da plataforma Windows não funcionam nele sem serem portados pois a API é diferente, enquanto o OLPC vai ter a sua disposição MILHARES de softwares...

E agora a melhor pergunta: Eles dizem que o notebook deles vai sair por menos de US$ 200,00. Imagine se não estivesse incluido o custo da licença do WinCE?
Comentário de Manoel Pinho
Windows CE: O Windows CE, apesar do nome e de tentar imitar a aparência dos seus irmãos maiores, é um outro sistema operacional e a não ser em PDAs e terminais burros onde não se pensa mesmo em compatibilidade com desktops, o Windows CE não teria vantagem nenhuma e na realidade nunca "pegou" como sistema operacional nesses casos.

E soluçoes nacionais nunca teriam escala de produção para enfrentar o OLPC. Nacionalismo nisso é besteira. É muito melhor usar a criatividade nacional para escrever os softwares que serão usados no OLPC.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de bressix
nao concordo...: ... plenamente.

pois se eles conseguirem um produto com características interessantes e confiável por menos de U$ 200,00 pq nao fabricar aqui?
essa diferença no preço ficaria por conta dos empregos gerados direta e/ou indiretamente e por imposto arrecadados (ou não). Ou estou tão errado assim?
Agora o governo subsidiar um produto sem futuro e caro só pra dizer que é tecnologia nacional dai sim é estupidez.
Comentário de bebeto_maya
Bom projeto, Nascido de um FUD, infelizmente...: Citação da fonte:
"[...]A diferença básica está no sistema operacional. O professor Morgado e seus auxiliares escolheram a versão mais simples do Windows por um simples motivo: o mundo é Windows."

__Sim, mas Telecentros com Linux deram certo, existem muitos projetos que deram certo. Celulares com Linux vendem bem, gadgets vendem bem. O Linux não vende porque não tem destaque, nem suporte fácil como o Windows...O pior do texto é ouvir um professor defender um monopólio, ao invés de combatê-lo...Pior ainda, é quando dizem que o projeto é "prata da casa", com um sistema operacional importado (que deve custar pouco menos que 50% do custo total),e componentes importados em massa...Ruim também é ouvir o tal Prof. Morgado (o nome lhe cai bem...), afirmar que o projeto do Negroponte nasceu olhando para trás, quando ele copia em peso o princípio básico do projeto: Um Laptop barato e acessível! Isso, por acaso, não é ser hipócrita?

__Pior, como o sistema Linux será homologado, será muito fácil dá suporte, assim como a Apple faz com o MAC...Outra coisa é que não é um desktop, é uma ferramenta educacional onde o S.O fica transparente e funciona para o que foi projetado, tendo, inclusive, um design de interface...Pra mim é FUD, discrimina o uruário de Linux (pois se o mundo é WIndows, você está fora do "jogo" se usar Mac ou Linux), compara o sistema com o fiasco PC para todos, que não tem nada haver com "One Laptop Per Child", inclusive nem os usuários do Linux mantém a tranqueira...

__Isso porque não falei dos problemas do Windows CE, até parece que, podendo, os usuários não formatariam o sistema para instalação do Windows XP pirata ou original, que seja...Windows CE não é desktop, assim como o Linux para esse projeto não poderia ser removido.Windows Ce não é para instalar mil programas e fazer mil coisas, como o XP, ele simplesmente não tem 1/10 dos softwares para Linux. Nesse aspecto, não vejo como comparar o projeto do Prof. Morgado com o PC Conectado...Um é desktop, o outro uma ferramenta monofuncional voltada para educação...E nesses casos o Linux se mostra muito bom.

__Pena que o projeto da UNESP nasceu de um FUD.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de José Antonio Meira da Rocha
Não é concorrente do OLPC: Este projeto é apenas um laptop. Não tem sistema de softwares de ensino, não tem sistema de colaboração ou qualquer projeto pedagógico por trás. O OLPC é firmemente baseado no construcionismo. Até gostaria de um Cowboy pra mim (não acredito que eu disse isso!), mas esse gadget não faz parte de um projeto educacional.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004