Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com: completando com o bash

“Os recursos de complementação automática da linha de comando no bash fazem dele uma das shells mais apreciadas e amigáveis para novos usuários do Linux. Apenas pressionando a tecla Tab você pode completar comandos e nomes de arquivo. Mas você pode fazer mais com este recurso -- como associar tipos de arquivos a aplicações, e automaticamente definir se você estará procurando por diretórios, arquivos de texto ou MP3. Com comandos simples e o uso de seqüências de escape, você pode economizar muito tempo na linha de comando.” Veja o texto completo em Linux.com | CLI Magic: Bash complete.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cppware
Um comentário: Como ninguém inseriu um comentário, então eis um:

Semana passada, no colégio onde eu trabalho, dei aula para uma turma de curso técnico em informática. Felizmente damos ênfase à sistemas abertos, e na aula ensinei os alunos que é possível operar o sistema pelo modo texto (eles ainda não sabiam).

O melhor é que, quando lhes mostrei o recurso da complementação automática (junto com outros assuntos, como as teclas de escape), eles ficaram maravilhados. Fiquei muito feliz por eles terem se interessado. Vocês tinham que ver o tipo de experiência que eles fazim (do tipo: agora vou listar todos os comandos que começam com a e terminam com s...)

Obs.: Acho que estou deixando-os inimigos do Windows...


=====================================
Pesquisadores do SUW (Sanatório de Usuários do Windows) confirmam:
||A Tela Azul pode mesmo causar morte!||
Comentário de franklin anderson
muito legal o recurso de do: muito legal o recurso de do comando "complete", para vincular uma extensao de arquivo a um programa basta:

$ complete -G "*.txt" vim

sendo assim toda vez que fizer um

$ vim

ele listara somente os arquivos de extensao *.txt. Mas por alguma motivo essa dica tao pratica o deixa de ser justamente porque apos vincular uma extensao a um programa ele dasabilita o auto_completation, estranho .....

alguma dica ?
Comentário de Anonimo20061
Usa o alias! :P: Usa o alias! :P
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004