Os recursos de complementação automática da linha de comando no bash fazem dele uma das shells mais apreciadas e amigáveis para novos usuários do Linux. Apenas pressionando a tecla Tab você pode completar comandos e nomes de arquivo. Mas você pode fazer mais com este recurso -- como associar tipos de arquivos a aplicações, e automaticamente definir se você estará procurando por diretórios, arquivos de texto ou MP3. Com comandos simples e o uso de seqüências de escape, você pode economizar muito tempo na linha de comando. Veja o texto completo em
Linux.com | CLI Magic: Bash complete.
Semana passada, no colégio onde eu trabalho, dei aula para uma turma de curso técnico em informática. Felizmente damos ênfase à sistemas abertos, e na aula ensinei os alunos que é possível operar o sistema pelo modo texto (eles ainda não sabiam).
O melhor é que, quando lhes mostrei o recurso da complementação automática (junto com outros assuntos, como as teclas de escape), eles ficaram maravilhados. Fiquei muito feliz por eles terem se interessado. Vocês tinham que ver o tipo de experiência que eles fazim (do tipo: agora vou listar todos os comandos que começam com a e terminam com s...)
Obs.: Acho que estou deixando-os inimigos do Windows...
=====================================
Pesquisadores do SUW (Sanatório de Usuários do Windows) confirmam:
||A Tela Azul pode mesmo causar morte!||