Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desktop 3D: Compiz entra como dependência no Ubuntu-desktop

A presença do Compiz como dependência não significa que ele irá estar *ativado* por default, mas se a dependência for mantida, certamente ele será *instalado* por default na maioria dos casos de uso do desktop.


“Ontem, quando fui fazer uma atualização no meu Ubuntu Feisty Fawn, percebi que o pacote Compiz tinha entrado como dependência de desktop-effects, que, por sua vez, é dependência do ubuntu-desktop. Ainda não decidi minha opinião sobre se isso é bom ou ruim para o usuário comum, mas, para mim, que prefiro o beryl, não parece ser a melhor opção. Duvido que vá gerar alguma incompatibilidade no sistema, mas são só dados desnecessários sendo instalados no meu HD. Postei no meu blog uma imagem mostrando a árvore de dependências.”


Enviado por Pedro Vanzella (ppvanzellaΘgmail·com) - referência (ppvanzella.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
A razão da escolha do: A razão da escolha do compiz talvez venha a ser por causa do debian, já tem um certo tempo que o compiz entrou nos repositórios do debian. Visto que o beryl é um fork do compiz não faz muito sentido manter os dois, tem de ser um ou o outro.

minha prefencia é pelo beryl e portanto continuarei a usar os repositórios extra-oficiais.


Comentário de rednaxel
O segundo link, apontando: O segundo link, apontando pro blog, está incorreto. No Firefox aparece como http://br-linux.org/linux/comment/reply/www.ppvanzella.com (deve estar sem o http na frente).

--
http://alexrosa.blogspot.com
Comentário de GamaBunta
Escolha Natural: Não foi muito difícil escolher entre a pilha de gambiarras que é beryl com uma centena de plugins mal acabados e o rock-solid Compiz que vêm evoluindo a passos cada vez mais rápido(vide GIT).

Compiz faz parte das principais distros: Fedora, SUSE e agora Ubuntu.
Comentário de hamacker
Só se está melhor agora,: Só se está melhor agora, porque tava muito bugado a uns 4 meses atrás quando deixei de usa-lo definitamente.

Já conta com um manager, ou ainda é aquele sistema de carregar o WM editando os initrc's do GNOME/KDE ?
Comentário de Pedro Vanzella
Foi mau: Pois é, eu me esqueci do HTTP quando postei a notícia. Falha minha.
O link correto é http://www.ppvanzella.com/
Comentário de Pedro Vanzella
Não foi esse o meu ponto: O ponto é que eles decidiram adicionar eye-candy na distribuição oficial, e eu não tenho certeza de que isso é o melhor a ser feito, porque estaria me obrigando a ter programas no meu sistema que eu não quero.
Não me importa que escolheram o compiz ao invés do beryl, meu comentário seria o mesmo se tivessem escolhido o beryl (e eu uso beryl).

Mas, claro, para o usuário que arrecém chegou, ter um desktop 3D logo que instalar os drivers binários é muito bom.
Comentário de Bruno Laturner
Se quiser escolher que: Se quiser escolher que enfeites você quer em cima da tua mesa sugiro que troque por uma distro mais configurável(leia-se "que facilite mais as customizações"), Gentoo, Gobolinux e suas variantes.
Comentário de emanuelsan
Compiz + Beryl, qual o problema?: No Fedora 6, o compiz está no core e o beryl nos extras.

Não sei como vai ser no Fedora 7, que vai juntar o core com os extras, mas não vejo qual o problema em ter os 2 disponíveis para instalação, pois a pessoa escolhe qual usar assim como escolhe o gerenciador de janelas, etc.

O compiz original, quando instalei ele pela primeira vez no Fedora 5, vinha com um gerenciador, assim como vêm o beryl. Acredito que as distribuições não incluiram ele pois era muito desorganizado e, portanto, confuso, com suas milhares de opções para configurar, espalhadas por tudo que é lugar.

Mas o beryl-manager têm evoluido a olhos vistos na organização de todas estas milhares de opções, racionalizando os menus e distribuindo bem as opções entre eles. Tanto é que toda semana tem atualização, às vezes, mais de uma vez por semana. Com certeza os avanços do manager do beryl serão aproveitados pelo compiz, é uma vantagem do código ser aberto.

Comentário de Pedro Vanzella
Não é a questão de estar disponível: Por sinal, adoro a idéia de ter essas coisas nos repositórios oficiais. O problema é ser OBRIGADO a instalar um deles, seja qual for.
Comentário de Marcelo Mendes
No beryl-manager você tem a: No beryl-manager você tem a opção de usar o Compiz, ou seja, você pode usar compiz+emerald themes, beryl+temas gtk window decorations etc, em suma acho que não há conflito por enquanto, pelo menos nos meus testes e imagino que não vão existir, mas seria interessante talvez um "manager" só onde você pudesse configurar ambos, beryl e compiz, assim você não ficaria nessa de qual "usar" se quisesse mais estabilidade usaria compiz, se quiser mais eye-candy beryl... e se não quisesse nada, metacity ;)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004