Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desktop 3D: Compiz & Beryl - Possível Fusão?


“Foi anunciado na lista do projeto do compiz que os líderes de ambos projetos (compiz & beryl) estariam discutindo a uma possível fusão sob um novo nome: "Coral". O time do Compiz seria responsável pelo núcleo da aplicação, enquanto os desenvolvedores do Beryl cuidariam dos plugins, temas e complementos. Caso a idéia prossiga, os usuários de desktops livres serão os grandes beneficiados.”


Enviado por Alfeno Rodrigues (alfenoΘgmail·com) - referência (news.linux.com).

Leia também os esclarecimentos complementares em Beryl and Compiz Merge: What's actually going on?. Assista também a este vídeo do Beryl (com World of Warcraft) rodando no Ubuntu Feisty.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de 1984
Santo amadorismo: Bom dia,

Como sempre o amadorismo chega a ser constrangedor. Primeiro criam um fork porque qualquer um pode fazer qualquer coisa com esses códigos abertos. Depois como ninguem manda em nada e tudo é de todo mundo resolvem se unir novamente.

Putz, e para complicar ainda mais vão criar um novo nome...



Comentário de hamacker
As vezes é isso mesmo, o: As vezes é isso mesmo, o fork pode mostrar a viabilidade de alguns recursos que o mantenedor original não quer oferecer e então passado algum tempo o "show me the code" passa a funcionar e :
* o fork supera o pai e com o passar do tempo acaba matando-o
* o pai renova-se e o fork perde importancia e morre.
* faz-se um acordo e o *fork* vira um *merge* entre os projetos, o novo nome é requerido porque as diferenças podem ser grandes ou também para atenuar a guerra de egos.

De qualquer forma, o merge mostrou aos programadores fieis ao compiz a viabilidade de idéias ignoradas no passado e agora requeridas e em detenção pelo projeto fork. Ainda bem que o merge foi possivel, geralmente a guerra de egos não permite isso.
Comentário de Manoel Pinho
Isso não é amadorismo. É: Isso não é amadorismo. É puro processo de desenvolvimento de software livre. Teoria da evolução pura.

Se não houvesse o fork nós ainda teríamos somente os efeitos básicos do Compiz.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Leonardo Peixoto
Anacronismo: O anacronismo dessa mensagem é tão evidente que seja a ser constrangedor. Algumas pessoas estão tão presas, tão restringidas por um modelo de desenvolvimento fechado que não conseguem enxergar as vantagens do modelo de código aberto.
Bem, pelo menos é engraçado vê-los espernear quando tentam negar que sua era passou... é como ver dinossauros falando "mas que absurdo, esses animaizinhos peludos acharem que podem sobreviver melhor do que nós à era glacial só porque conseguem manter o sangue quente. Não conseguem ver que o tamanho é tudo ?"
Comentário de chimarrao
A união faz a força! (sem: A união faz a força! (sem trocadilho :P)
Espero que um dia as distribuições linux se reunam para discutir uma padronização no que se refere aos pacotes utilizados por elas... deb, rpm, tgz, etc...
Comentário de curioso
Falando em fork...: Por onde anda o XFree86? Alguma distribuição topou colar o rótulos deles em todo o resto?
Comentário de Joel Zamboni
Não entendeu nada!!: Se acha que eles fizeram algo de errado, crie um fork, ou não, ou use outra coisa, seja LIVRE, EXISTA, esta é idéia. Discuta idéias, não pessoas, chamar os outros de amadores não é um bom começo pra qualquer discussão.
Comentário de darkmagus
Amadorsimo???: Amadorsimo???
Faz melhor então, depois a gente se fala :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004