Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Comparativo de instalação do Ubuntu Dapper e do Windows XP

Um usuário publicou uma interessante comparação dos procedimentos de instalação do Ubuntu Dapper e do Windows XP, específicos em relação à sua configuração de hardware. A análise precisa levar em conta a diferença de idade entre os 2 sistemas, mas mesmo assim vários pontos válidos podem ser trazidos à discussão após uma leitura atenta, incluindo a questão do número de softwares adicionais que precisaram ser instalados, o tempo total de instalação e quais os pontos mais difíceis, do ponto de vista deste usuário específico, em cada um dos 2 procedimentos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Zampieri
Concordo com a maior parte do artigo: Mas, o Ubuntu ainda tem umas coisas muito toscas, a anos-luz da facilidade do XP. Tipo: 1) Configuração em modo caractere para o ADSL.
2) Plugo meu pen drive, ele aparece no desktop. Clico duas vezes nele e ele me diz que não tenho permissão. Aí, tenho que ir ao shell e fazer um sudo mount.
3) Não encontrei onde alterar a taxa de refresh da placa de vídeo para meu monitor LCD. Ele só mostra 73Hz, e para meu monitor LCD, tem que ser 60Hz.
4) CTRL+C, CTRL+V não funciona às vezes no Gnome - tenho que usar o botão direito do mouse. Como não gosto de usar o mouse para gerenciar arquivos (prefiro CC-CV), isso me atrasa terrivelmente para copiar os só os arquivos que preciso, muma enorme lista.

Agora, para quem vem do Fedora, o mais impressionante é a velocidade do sistema.

Comentário de Alexandre Figueiredo
Muito interessante: Gostei da ideia do autor relatar o que ele passou na instalação do sistema operacional em dual boot. A experiência dele, seus sentimentos é muito importante para a comunidade.
Agora, o meu temor maior é exatamente a cultura. O autor, segundo meu ponto de vista, se adaptou ao editor de texto e não ao M$ Word... Entende!?
Aqui, no Brasil, vejo muitos usuários acostumados com o M$ Word. Qdo pegam o BrOffice ficam doidinhos. :D
Isso parece algo como: Decoraram o computador mas não sabem usá-lo.
Essa idéia torna uma grande barreira na hora da migração. Por isso, vejo como 1o. passo a instalação de software como Firefox, GAIM e BrOffice em Windows e depois de algum tempo "treinando" partir para o Linux.
Um passo de cada vez.

[ ]s
Comentário de ricardomoc
Alguns detalhes...: No caso do Windows, o que pesa também contra ele é o fato de que, caso
você adquira o computador com o sistema em inglês, ou instale em outro
idioma, não poderá simplesmente instalar um arquivo e mudar a língua
do sistema. Ponto para o Linux.
No caso do Ubuntu, este não vem com os pacotes de idioma para a nossa
língua. Aí, gasta-se mais um tempo configurando isso. Soma-se o tempo
para configurar o ADSL em modo texto (um pouco complicado para o usuário
leigo) e depois para fazer o apt-get update e depois instalar os pacotes
em português do Brasil. Isso sem contar que, para instalar os pacotes
pt_BR, é necessário instalar os pacotes pt também. Aí, vai mais tempo.
Bom seria se, na instalação do Ubuntu pudéssemos configurar o ADSL também.
Já que podemos configurar a rede, o acesso ADSL poderia ser adicionado
à configuração inicial. Aí, bastaria baixar os pacotes em pt_BR já na instalação,
como já fiz quando usava internet a cabo.
Comentário de xultz
Achei interessante este: Achei interessante este aspecto:
Number of CDs used during entire install:
Windows XP: 6
Ubuntu 6.06: 1

E muita gente ainda reclama que muitas distros usam mais de 1 CD enquanto o Windows precisa de um só. Eu nunca consegui instalar um Windows sem uma porção de CD de drivers...
Comentário de lai_manichi
Este é o melhor passo mesmo!: Eu, atual e feliz usuário de Ubuntu, comecei assim: instalei o Mozilla no windows, o Firefox, depois do Thunderbird. Comecei a brincar com o GIMP (hoje eu uso ele profissionalmente), o BR Office e outros softwares livres. Quando dei por mim, só tinha um software proprietário sendo "a última barreira" na minha máquina: o Windows.

Depois que eu conheci o Ubuntu (já tentei o Redhat Marumbi e o Conectiva - mas não avancei muito neles) vi como era fácil e gostoso brincar com o linux.

Como o pessoal comentou, há muitas coisas que poderiam ser "facilitadas", como no caso do ADSL (ainda tem aquele terrível bug que faz com que o speedy pare de funcionar do nada. Para consertar isso, só configurando o speedy manualmente direto no modem). e outras coisinhas que podem complicar a vida de um simples usuário (p.e.: eu já tive que configurar o mouse serial, em outra máquina, na unha porquê o ubuntu não consegui detectar).

Quando mais fácil ficar de usar e mais divulgado for (principalmente por nós), o linux cada vez mais se tornará presente nos lares desse país.

E viva a liberdade!,

.faso
--
---------------------------- - "De louco e bozo, todo mundo tem um pouco."

.mundesign - http://mundesign.org
Comentário de glenio
vídeo: Aqui ele insiste em colocar a resolução em 1280x1024 @ 60Hz (vga: Intel 82865G on-board).
Mesmo trocando nas configurações, o GDM continua com a resolução errada.
Tive que mudar no braço o xorg.conf :]
Comentário de hamacker
1) O ADSL pppoe é modo: 1) O ADSL pppoe é modo texto, mas é simples e funciona. O ADSL no Windows é grafico e cheio de etapas da qual não ví nenhuma vantagem. A grande vantagem fica por conta de configurar a autenticação no modem.
2) Estranho seu pendrive, por aqui simplesmente funciona. No meu caso uso ext2 nele, cansei do FAT32 porque algumas vezes zoava no XP sem eu entender porque.
3) Se seu LCD funciona a 73Hz então melhor para voce. Se meu monitor funcionasse entre 60 e 95 eu faria questão em deixar em 95Hz e nunca menos. De todas as distros que testei o aplicativo que faz a varredura do video é sempre o mesmo.
4) O clipboard funciona bem para mim, mas algumas coisas engasgam por exemplo, mozilla e thundebird parecem ter gerenciador de clipboard separado, se copio algo no firefox e fecho o firefox entao na hora de colar eu nao tenho nada, se mantenho o firefox ligado o clipboard continua a funcionar. Esse é um comportamento do gnome ou do firefox, ainda não sei. Muitas vezes quem salva a minha vida é o 3o botão do mouse, viva o X.

O gnome é rápido mas não vá com tanta sede ao pote, de longe consome muita RAM no caso de voce ficar ligando os applets.
Comentário de hamacker
Mas a instalação é em: Mas a instalação é em portugues 100%, logo na tela de partida do CD é só escolher o idioma.
Infelizmente o pt_BR pós-instalação é que não esta completo (firefox por exemplo fica em ingles), por isso numa das etapas de instalação ou pós-instalação ele pode complementar o idioma escolhido. Tambem sou usuario de dialup em casa e o que tenho feito é criar um cd complementar já com as atualizacoes e não depender mais dialup. Só o manual do OOo em pt_BR dá uns 20MB! O openclipart do OOo sozinho dá um CD inteiro. Acho que daqui a pouco tempo, nossas distros virão em DVD.
Comentário de Alexandre Figueiredo
Bem lembrado....: Realmente bem lembrado! :D

Em qto o Ubuntu vem com tudo semi-pronto, o Windows XP vem pelado.
Aí conta, além do CD do Win_XP_Pro_PT_BR, o CD do Office_2003_Pro_PT_BR, o CD do Anti-vírus, o CD de drives da placa-mãe, o CD de drives da placa de vídeo, mais tempo gasto de download do Firefox, GAIM e Updates de todos eles... Ufa!

Ah! E ainda tem os plug-ins (flas), codecs, java (depende), quicktime...

No Ubuntu ainda falta o Banshee, Java, Flash, modem, codecs, mp3 e... acabou. Não!?
Comentário de glenio
desktop: Minutes to first junk desktop items being placed:
Windows: 155 (Microsoft Money added desktop icons for commercial banking and lending services)
Ubuntu: n/a (no junk desktop items placed)


Tá, a culpa de haverem tantos ícones no desktop não é bem do Windows, e sim dos desenvolvedores que adoram encher de lixo (e não remover depois :})
Comentário de Eurico Again
vão tudo tomar no cu: vão tudo tomar no cu
Comentário de CWagner
Nesse caso é das empresas: Nesse caso é das empresas que pagam para colocarem seus ícones na fernte de milhões de usuários "de grátis". Mesmo que você perca tempo retirando depois, mas já foi exposto aos símbolos daquele pessoal.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de leonardotsr
Como voce fez isso?: Tenho um note com essa placa. Reconfigurei o X com o dpkg mandando usar o driver i810 e resolução 1440x900 e nada mudou. :(

A resolução continua 1024x768, mesmo estando no Xorrg.con diferente.

Se puder me dar uma dica, agradeço.

Leonardo
Comentário de lordello
aDSL em modo texto: É realmente complicado abrir um terminal, digitar "sudo pppoeconfig" e ficar pressionado enter, enter, enter, usuário, senha, enter, enter, enter... Puxa vida, realmente difícil pressionar enter tantas vezes, seria melhor se tivesse um botão escrito Próximo para agente pressionar com o ponteiro do mouse =\
Bom, ironia a parte, acho que as pessoas criam um monsto enorme, só porque o configurador é em modo texto, fácil só os que pode-se usado com mouse. Vocês precisam mudar esse pensamento, herança do velho windows, que nas versões anteriores (3.11, 95 e 98), entrar em modo texto era um martírio, usado apenas em casos de real necessidade (format c:???). Ninguém vai ficar mais inteligente ou menos burro se abrir um terminal digitar "sudo pppoeconfig" seguido de vários enter...

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello

Comentário de Hugo
...: Acho que o problema não chega a ser bem esse, o problema maior é "Como o usuário vai advinhar que precisa digitar sudo pppoeconfig?"

Se tiver um ícone em algum lugar que abre o bendito programa em modo texto "tudo bem", tudo bem entre aspas por que o bendito programa não vai estar "enturmado" com o resto do desktop que é em GTK/Qt ou o que seja, ponto negativo para o time de QA da distro =].

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de edivaldo
Usuário windows não pode reclamar de ADSL no linux.: A menos que você instale ADSL no Windows usando o CD da operadora (o que, nesse caso nao é feito pelo windows), criar uma conex"ão ADSL pelo Windows é mais complicado que no Linux, vc tem de escolher umas opções que são "cabeludas" pra um usuário iniciante.
O problema de usuário windows é o paradigma da mudança, não o ambiente do linux que é complicado.
Comentário de Zampieri
Monitores LCD: Hamacker, em LCDs, a tremulação da tela não é problema porque não há renovação da tela inteira, só dos pixels que mudam. Então, os fabricantes recomendam deixar mesmo em 60Hz, até para não forçar o monitor. Quando ao ADSL, eu só queria um bem simples, como o do Fedora, que numa janela controla todas as configurações de rede. E para provar que sou brasileiro e não desisto nunca, reinstalei minha ATI Radeon 9800 AIW e vou tentar configurar o xGL.



Comentário de Zampieri
Tomou, gostou e quer que os outros façam também?: Morra, seu pederasta!
Comentário de Zampieri
Bug no pppoe com o speedy: Não é trollagem: Você poderia passar um link onde é descrito esse bug? Uso Velox e fiquei curioso por mais detalhes.
Comentário de CWagner
... ou como costumamos dizer: ... ou como costumamos dizer por aqui: "Tem um problema na peça que fica entre a cadeira e o teclado" (ou seria o mouse)?

Na verdade, novos usuários querem tratar o micro como se fosse uma televisão que "já sabe" o que tem que fazer quando é ligada numa tomada. Mas hoje em dia mesmo uma TV pode se tornar um pesadelo, com a variedade de opções de programação.

Quero ver quando a tal TV Digital começar a ser transmitida.

Dessa forma, de quem seria a responsabilidade para amenizar o "choque" da mudança? Do programador que teria a "obrigação" de tornar o micro semelhante a uma TV ou do usuário que deveria procurar se educar para uma realidade a qual não está habituado?

Acho que por parte de softwarehouses (alguém ainda usa esse termo?) há muito esforço em promover facilidade de uso do computador por parte de leigos. Do outr lado já não vejo muito comprometimento em apreder algo novo.

Para o homem a evolução, ou mudança, é algo que não acontece da noite para o dia. Segundo alguns, aprendemos a andar outro dia (que digam os evolucionistas e arqueólogos), ler e escrever não fazem 10 mil anos?!?!!. E mesmo quando estamos diante de algo novo, diferente, tratamos de compará-lo aos que já conhecemos, tornando mais difícil ainda uma transição.

Alguns conseguem, a muito custo, aceitar diferenças e guardar reservas quanto ao que é novo. Infelizmente a maioria não está nem aí, já que conhece algo que funciona e sequer se preocupa em ver, ouvir ou experimentar, formando pré-conceitos que dificultam ainda mais uma adoção de uma nova tecnologia ou mesmo uma nova cultura.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Zampieri
Ô espertinho:: O problema é que isso não está documentado em lugar nenhum. Você tem que estar conectado à internet para achar como conectar à internet. Não tem um ícone dizendo: "Configure sua internet aqui".

Isso no Ubuntu, claro. No Mandriva e no Fedora é muito mais fácil.

O mesmo problema para reconfigurar a placa de vídeo. Até agora não sei de cabeça o comando para trocar o driver de vídeo.
Comentário de Carlos Roberto
O problema é maior, pois o: O problema é maior, pois o sudo pppoeconfig não funiona aqui. Eu preciso fazer algumas gambiarras do contrario a conexão fica travada.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Zampieri
Passos no Windows.: Botão direito em "My network places".
1) Create new connection
Abre um wizard. Next.
2) Connect to the internet. Next
3) Setup my connection manually. Next
4) Connect using a broadband connection that requires a user name and password. Next
5) Type your ISP name in the following box.
6) Create this connection for: () Anyone's else. () Only me.
7) Enter your username, password and confirm password.
8) Finish. (Aqui dá a opção de adicionar um atalho para essa conexão no desktop).

Não vi nada de "opções cabeludas". A diferença é que esse wizard serve para modem, ADSL/CABLE ou rede local, enquanto que o pppoeconf só serve para ADSL/CABLE. Para acessar a internet via proxy de rede local ou modem no Linux, tem que configurar noutro lugar.

Mas, basicamente, é a mesma coisa: Vá preenchendo os campos username/password e aceitando os outros defaults.
Comentário de nemesis
conversa fiada!!: "O problema é que isso não está documentado em lugar nenhum."

Tá tudo no help do Ubuntu, bem visível sob o menu Sistema, se não me engano. Configurações de Rede ou coisa parecida. Documentação e HOWTOs são o que não faltam no Ubuntu.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"Vá preenchendo os campos: "Vá preenchendo os campos username/password e aceitando os outros defaults."

parece até o ADSL pppoeconfig! :D

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
falta?!: "No Ubuntu ainda falta o Banshee, Java, Flash, modem, codecs, mp3"

falta mesmo?!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
A menos que algo tenha: A menos que algo tenha mudado, o pppoe da telefonica requer o CD da telefonica. O wizard do XP (na época do SP1) não funcionava, apenas o CD da telefonica que tinha muitas etapas burocraticas a mais, para se ter uma ideia ele testava a velocidade e memoria do micro e se o micro nao passasse nos testes ele nao instalava, um absurdo. No final das contas eu utilizava outro discador pppoe pequeno e simples que consegui na internet e era muito melhor. Enfim, cada um com as suas gambiarras, seja no windows ou linux.
Comentário de hamacker
Conseguir XGL nas placas da: Conseguir XGL nas placas da ATI é proeza para poucos. Outro dia eu quase consegui chegar lá, mas infelizmente alguns simbolos GLX_* me deixaram para traz.

Agora, nas nvidia vai de primeira e vale a pena porque desde a ultima atualizacao do XGL (uns dois dias atras) ele esta bem estavel. Antes havia algumas aplicacoes (wine, vmware,...) que cismavam em funcionar sem as bordas, oras sem poder mover a janela, etc... mas agora tudo funciona como esperado.
Comentário de Zampieri
Faltou clareza: MAs, foi isso que eu quis dizer com a frase abaixo:

"Mas, basicamente, é a mesma coisa [do pppoeconf]: Vá preenchendo os campos username/password e aceitando os outros defaults."

Comentário de hamacker
Passos no Linux : (colado do guia)
sudo pppoeconf

A text-based menu program will guide you through the next steps, which are:

1. Confirm that your Ethernet card is detected.
2. Enter your username.
3. Enter your password.
4. If you already have a PPPoE Connection configured, you will be asked if it may be modified.
5. Popular options: you are asked if you want the 'noauth' and 'defaultroute' options and to remove 'nodetach' - choose "Yes".
6. Use peer DNS - choose "Yes".
7. Limited MSS problem - choose "Yes".
8. When you are asked if you want to connect at start up, you will probably want to say yes.
9. Finally you are asked if you want to establish the connection immediately.

Como o colega falou, o problema não é a dificuldade, mas como saber que se tem de digitar 'sudo pppoeconf'. Mas no windows uma pessoa tambem teria de descobrir onde deve-se clicar, isto é, que script seguir e no caso da telefonica (speedy) torcer que tudo saia conforme o script porque se algo der diferente, acredite os tecnicos da operadora vão querer reinstalar o seu windows.
E o pós-instalação do PPPoe no Linux dá menos trabalho do que PPPoe no Windows, nunca precisei reinstalar o PPPoe no Linux, e no windows é a primeira coisa que o suporte pedem para fazer quando algo sai errado.
Comentário de Zampieri
Desse jeito, fiquei feliz por ser assinante do Velox...: Putz...agora entendo porquê falam tão mal da Telefônica (tem acento?)
Comentário de Zampieri
Esse suporte é do mesmo tipo que manda: você reinstalar o Windows quando dá algum probleminha, em vez de tentar resolver o problema.
Comentário de bode
Para quem não sabe o que: Para quem não sabe o que tem que ser digitado é complicado sim...
No Mandriva tem um botão próprio para isto, além das operadores pré configuradas de acordo com o país, a configuração é 100% em modo gráfico e não tem que usar o sudo...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004