Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Elementos para comparações do kernel do Windows Vista


“A Microsoft publicou um artigo sobre algumas questões do kernel do windows vista. Principalmente sobre questões multimídia e I/O. O artigo é bem superficial, porém interessante para comparações com os sistemas livres.
Publiquei uma pequena resenha no meu blog.”


Enviado por Felipe Albrecht (felipe·albrechtΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafaelkafka
Não entendi nada: O que o Kernel Linux tem a ver com um software proprietário que usava OSS ao invés do Alsa?

Há eras o Alsa permite que se ouça até uma sinfonia de sons vindos de quantos programas for, o que o Kernel Linux tem a ver com o Flash 6 usar OSS?

Na boa, Augusto, seja mais rigoroso, inacreditável que alguém culpe o Kernel Linux por um programa proprietário usar algo deprecado.
Comentário de popolony2k
Essa é a famosa ...: ...Flame Generator Tabajara !

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de OperadorNabla
Complementando a afirmação:
Há eras o Alsa permite que se ouça até uma sinfonia de sons vindos de quantos programas for (...)


Um pequeno complemento a esta afirmação:

Para reproduzir vários sons simultaneamente num sistema Linux com ALSA, é necessário rodar algum programa misturador (mixer) de áudio. Para usuários KDE, temos o aRts como opção de mixer. Para usuários GNOME, por sua vez, temos o Esound. Eu prefiro o JACK, embora ele seja atualmente mais suportado por softwares multimídia profissionais do que por aplicações desktop "comuns".

Um fato interessante aqui é que o ALSA provê o seu próprio misturador: um "plug-in" (não sei se este é o termo mais adequado) chamado dmix. Não sei se as distribuições Linux mais populares habilitam o dmix por padrão. No meu Gentoo, tive de habilitá-lo num arquivo de configuração do ALSA (asound.conf, se não me engano).
Comentário de brain
Mas por que eu, Rafael?: Eu não acho que no caso eu deva ser mais rigoroso. Recebi o primeiro material em português comparando o kernel do Vista com um kernel livre, e disponibilizei para que grande número de leitores o lesse e inclusive criticasse.

Em uma comunidade livre, a melhor resposta a um texto que contém erros é enviar patches, mas fazer críticas e debatê-lo também é uma boa resposta - principalmente quando houver acertos também.

Mas desejar ou solicitar que textos com erros não sejam publicados ou divulgados é um pensamento radical e pouco afinado com os preceitos evolutivos da liberdade de software.

Por outro lado, aguardo tuas contribuições oferecendo a visão que consideras mais correta sobre o comparativo entre características técnicas do kernel Linux e as do kernel do Windows Vista, se desejares.
Comentário de Felipe Albrecht
Comparação: O que eu propus fazer foi uma comparação do Kernel do Windows com o Linux como todo.
Não da para fazer uma comparação Kernel Windows x Kernel do Linux, pois o kernel do Linux recebe as informações dos deamons de som, o alsa e oss.

O que tentei mostrar, foi que no windows há facilidades para multimídia! E não apenas sons!
E o que há de errado em ver as vantagens dos competidores e tentar aprender com elas?

E acho estranho, que uma comunidade que se diz livre, qualquer opinião contrário deve ser sumariamente aniquilada.
Comentário de manoelpinho
Vista: E para que alguém vai querer saber como é o kernel do Windows Vista se não vai ter acesso mesmo ao código fonte ?

Esses artigos são que nem aqueles capítulos de livros de fundamentos de Sistemas Operacionais que mostram por alto como o Windows funciona mas que você só pode acreditar e não tem como comprovar ou estudar mais a fundo. Tanto que os melhores livros de sistemas operacionais usam sistemas operacionais de código aberto didáticos (e bem mais simples que o linux) como o Minix para ensinar os fundamentos.

O que importa mesmo é saber o que realmente está por trás do Vista

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1372498-EI8273,00.html

Uma coalizão de rivais da Microsoft afirmou nesta sexta-feira que o novo sistema operacional da companhia, o Windows Vista, vai perpetuar as práticas consideradas ilegais pela União Européia há quase três anos. O grupo inclui empresas como IBM, Nokia, Sun Microsystems, Adobe, Corel, Oracle, RealNetworks, Red Hat, Linspire e Opera

E para quem pensa que a M$ está num mar de rosas com o Vista

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u114039.shtml

O lucro líquido da americana Microsoft registrou uma queda de 28% em seu segundo trimestre fiscal (encerrado em dezembro), devido aos custos com que a empresa teve de arcar devido aos atrasos na entrega do Windows Vista e na versão 2007 do Windows Office.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de manoel_lobo
O que já era ruim, vai: O que já era ruim, vai ficar ainda pior.

A notícia diz que a M$ pretende substituir o HTML pelo XAML, o que certamente aumentará a incompatibilidade dos sites para com navegadores não-IE, talvez se tornem 100% incompatíveis.

Como tudo que a M$ dita é lei, as "marias vão com as outras" ("profissionais" e "webmasters" que a amam) automaticamente se encarregarão de popularizar o novo formato "padrão da indústria".

É... deixaram o montro se alimentar e crescer, agora tá difícil abatê-lo.

Merece ser multada em 500 milhões de euros/dia, até que reveja (ou feche as portas, de preferência) suas incompatibilidades propositais e suas atidudes canalhas para com a concorrência.

Bando de cabras-safados.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de rafaelkafka
Quando for livre, quem sabe ehehe: Comparar uma caixa preta com um kernel livre?

O que eu falo é que artigos com erros grosseiros não merecem publicidade.Uma coisa é abrir espaço pro debate entre contrários, isso sim é condizente com a filosofia da comunidade, outra é dar espaço prá exporem erros toscos.


Comentário de rafaelkafka
Exatamente, relevante é discutir essas ameaças!: Excelente comentário, vi isso agora no Hardocp e tem guerra vindo ai!
Comentário de rafaelkafka
Simples, muito simples: A culpa do Flash 6 monopolizar a placa de som é dele, não do kernel linux.Quando você culpa o kernel comete um erro.

Windows Vista não passa de um bloatware, uma piada de mau gosto.

No dia que tiver PC nas Casas Baha com 1 giga de ram e Vista eu levarei ele a sério rs

A imensa maioria dos pc's vendidos no Brasil não suportam e não suportarão o Vista por anos.PC popular com um giga de memória e placa off com 128 mega no Brasil?Nunca rs
Comentário de popolony2k
Isso só mostra o desespero do monstro.....: ...que está com seus dias contados.

Para acabar com os dinossauros, basta um único asteroide.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
não é verdade: Rafael, um dos pilares do método de desenvolvimento é "release early, release often", é justamente a idéia de não ter medo de lançar um produto que ainda não está pronto, para que os demais interessados participem, inclusive apontando erros.

Negar divulgação a um artigo interessante só porque ele contém erros vai contra isso. É só por saber que o artigo existe que você pode contribuir para a melhoria dele.

Censurar o autor ou quem divulgou é o oposto disso.
Comentário de Douglas Augusto
Para reproduzir vários sons:
Para reproduzir vários sons simultaneamente num sistema Linux com ALSA, é necessário rodar algum programa misturador (mixer) de áudio.


O software de mixagem só é necessário se a placa de som não suporta nativamente a reprodução simultânea de sons. A maioria das placas suportam, exceto as on-board vagabundas.
Comentário de rafaelkafka
Ah tá...: Ah tá...Você achou interessante...Tá explicado rs
Comentário de brain
tautologia - e sem graça: Como eu já havia dito antes, trata-se do primeiro artigo em português enviado para cá propondo a compação do kernel do Vista com outros kernels, uma comparação que certamente será feita várias vezes ao longo dos próximos meses. Por que eu não acharia interessante um artigo assim?

Ou ainda: por que eu teria publicado um artigo enviado por um participante da comunidade, sobre este tema, se não achasse interessante? No mínimo, é a oportunidade de abrir uma discussão interessante (como de fato houve, tanto aqui como no blog que publicou o artigo, sobre a questão do som, por exemplo) e até para motivar a revisão deste texto ou mesmo escrita de mais artigos, possivelmente melhor fundamentados e até por outros autores, sobre o assunto.

Você ri, mas eu não vejo graça em quem tenta definir o que deve e o que não deve ser publicado por outras pessoas para que terceiros leiam, ainda mais quando ocorre à luz da uma visão pessoal e dissonante do que é a "filosofia da comunidade", e quando o problema apontado de fato ocorre com muitos usuários, embora a causa não seja o Linux.

Também não vejo graça em propor que se aplique censura contra os autores, ou contra quem publica material enviado por autores, solicitando mais "rigor" contra autores que ainda não tenham atingido o patamar de qualidade que você julga necessários para poder emitir uma opinião sobre software, baseada na sua observação pessoal. Quando escrevi meus primeiros artigos sobre Linux, devo ter cometido erros bem mais graves do que me basear em uma observação pessoal que difere da sua experiência, e ainda bem (pelo menos para mim) que não havia um censor no caminho de meus editores exigindo deles mais "rigor" contra meus textos, antes mesmo de eu ter tempo de conhecer e entender melhor os assuntos sobre os quais tinha vontade de escrever muito mais.

Vejo menos graça ainda em você apontar que "dar espaço" para quem comete "erros toscos", sem aplicar esta sua censura não é "condizente com a filosofia da comunidade".

Ainda, o espaço do BR-Linux continua aberto caso você tenha interesse em contribuir materiais de sua autoria sobre software livre, inclusive para que você possa posteriormente usá-los como exemplo quando quiser apontar o seu padrão de qualidade de textos para outros autores. Da mesma forma, sinta-se à vontade para indicar artigos escritos por outras pessoas e que estejam de acordo com a tua visão do que pode ou não pode ser divulgado para os demais.
Comentário de yo
Altamente esclarecedor.: Altamente esclarecedor.
;)
Comentário de bebeto-maya
XAML vai matar HTML?: __Não é de hoje que ouço falar so XAML. Seria o XML da Microsoft, certo? Seria possível para ela agregar uma série de programinahs como os ActiveX, ou códigos ligados ao "Shell Script do vista", de modo a tornar o XAML incompatível com outros navegadores e SOs...

__Ainda temos a qustão do SAFARI, da Apple, e do prórpio Mac OS X, softwares de terceiros abençoados pela REDMOND...Como ficaria? É muito sinistro ouvir essa história de morte ao HTML ao W3C. Principalmente porque isso aconteceria a médio prazo e 90% dos webmasters vão receber isso como uma boa idéia, porque vai simplificar suas vidas, como sempre...De modo que nós que trabalhamos com HTML nos transformaremos em dinossauros.

__Se hoje lidamos com sites IE-ONLY, amanhão poderá ser em pior!
Comentário de rafaelkafka
Graça: Incrível que toda essa revolta pelo direito a propagarem pérolas do tipo "o flash ocupa a placa e a culpa é do kernel linux" não tenha existido quando você publicou notícias sobre Nívea Stellamn procurando fazer Sarcasmo com RMS.

Outra coisa, o Kernel do Vista é fechado, sabia rs?

Vai analisar e comparar o que, pelo amor de DEUS, sem encher linguiça? Não é a toa que notícias interessantes mal dão tempo das pessoas comentarem porque a avalanche é tão grande que nenhum diálogo se desenvolve.
Comentário de brain
Provavelmente a Nívea discorda: Não, nem é incrível, assim como não é surpreendente você tentar puxar outro assunto que considera polêmico, ao mesmo tempo em que deixa de fazer referência a esta sua tentativa absurda de dizer que a sua tentativa de censura é justificada pela "filosofia da comunidade".

Nem é surpreendente ver você invocar divindades (e em maiúsculas) em uma situação dessas. Esse mesmo tipo de invocação já foi tristemente (e erroneamente, a meu ver) associado a muitos outros tipos de censuras, queimas de livros e até mesmo estabelecimento de assuntos sobre os quais não se podia falar ou escrever - na época, comparativo entre softwares certamente ainda não era um deles.

Mas não é incrível não, especialmente porque você pode esbravejar até explodir, se desejar, quando se trata de querer censurar um texto de minha autoria, eu não fico chateado. E tenho certeza de que a Nivea também não fica braba de você não gostar que ela seja mencionada.

Mas quando você quer censurar textos de outras pessoas por aqui, isso realmente me leva a reagir, inclusive porque o autor do texto talvez ainda nem te conheça e não saiba qual o peso que deve atribuir às tuas convicções distorcidas sobre o que é a "filosofia da comunidade" quando chega a hora de tentar justificar a sua intenção fundamentalista de cassar a liberdade alheia de escrever e divulgar sua visão - ainda que essa tua tentativa de justificar envolva até mesmo fazer citações entre aspas que não correspondem nem de perto ao texto publicado pelo autor - que cometeu o "pecado" de falar do Flash em um texto sobre kernel, mas pelo menos não tentou colocar palavras na boca alheia.

E sim, eu sabia que o kernel do Vista é fechado. Este certamente é um dos aspectos mais importantes a se comparar. Mas não reduz em nada o interesse em saber como ele se compara em outros aspectos.

E não me parece que o fato de você estar aqui esbravejando - contra o direito de outras pessoas acharem interessantes coisas que você não acha - esteja impedindo outras pessoas de comentarem os temas que elas, por sua vez, acham interessantes.

Se você não consegue acompanhar as discussões que lhe interessam porque se sente obrigado a continuar esbravejando sobre o direito alheio de fazer comparações, existem várias soluções possíveis.

E se você está deixando de comentar em algum assunto que lhe interesse para ficar aqui invocando questões religiosas (e em maiúsculas) para tentar justificar o desejo só seu de sonegar aos demais a permissão de comparar características de sistemas operacionais quando a licença de algum deles não é livre, talvez este seja mais um bom motivo para você parar de se preocupar em tentar delimitar quais são os assuntos válidos para os interesses alheios.
Comentário de rafaelkafka
Religião: A única religião de quem publica algo sobre uma celebridade em um site técnico visando unicamente difamar a pessoa que começou toda uma nova visão sobre software e liberdade é a religião da difamação, do fud, de quem se acha superior por se alienar.

Parte dessa alienação é publicar, propositalmente, textos infundados e com erros grosseiros prá tentar resgatar alguma atenção tendo em vista as teias de aranha na maioria das notícias.

Tenho uma religião sim, a LIBERDADE, palavra que não significa nada pros adeptos da FOSSA mas que dá sentido à comunidade.
Comentário de brain
Continua o convite: Quer dizer que num dia você clama "Pelo amor de DEUS" para que não se tenha a liberdade de comparar o que você não tem interesse em ver comparado, e no outro dia você diz que a sua única religião é a liberdade. Liberdade de censurar as publicações alheias, pelo que vejo. Liberdade de inserir palavras (e entre aspas) na boca alheia, e fingir que não é consigo quando apontam este seu comportamento. E também liberdade de fugir completamente das críticas que recebe, e tentar mudar o rumo da discussão puxando outro assunto. Felizmente este posicionamento incongruente é cada vez mais raro.

E precisa de muito esforço de imaginação para poder afirmar que um site que recebe 1 milhão de visitantes únicos por mês (a maioria interessados em liberdade de software mesmo, e não em censurar os textos alheios) está às moscas.

O convite para que você passe a enviar suas próprias contribuições, ao invés de clamar para que as dos outros sejam censuradas (e em nome da liberdade!) continua de pé.
Comentário de rafaelkafka
Comentários: Pageviews sem comentários mostram que a referência continua mas que a falta de ética em usar o site prá difamar, caluniar, quem deu sangue pela comunidade como RMS está tendo efeitos sérios.

Antigamente, quando o compromisso era maior do que a tentativa de manobrar a opinião alheia os comentários eram fartos e de alto nível.

Mas que desejo alguém vai ter de comentar lendo absurdos como essa comparação tosca, esse FUD ABSURDO que põe em um kernel livre a culpa por um programa proprietário usar algo deprecado?

Você foi anti-ético quando publicou aquele texto sobre a Stellman unicamente prá atingir RMS.Não só nessa ocasião mas em várias em que passou longe da isenção e deu corda prá difamação e calúnia.No Fisl, especificamente, porque RMS mostrou que a m$ estar lá era inaceitável o que o acordo com a Novell e a tentativa de imposição de padrões no hastalavista só comprova.Mas prá vocês da FOSSA não gravar corretamente o nome deles era erro, não fazer papel de palhaço como no FISL era imaturo e agora seu amado SuSe virou a prova do seu erro!

Mas isso é perda de tempo, continue dando espaço prá FUD, difamações, achando que isso é ser democrático.Seu espírito autocrítico é nulo!
Comentário de brain
Comentários versus Pageviews: Não, na verdade o número de pageviews sempre superou em muito o número de comentários, porque a absoluta maioria dos usuários está interessada em se informar, e não em acrescentar material, como é comum e natural em sites cuja ênfase é a publicação de notícias e artigos. O percentual de leitores que lê os comentários varia pouco, e o número de leitores que comentam também varia pouco, caindo proporcionalmente conforme o interesse pelo Linux se amplia e atinge um público maior.

Mas a questão é interessante e até vou rodar uma estatística a respeito.

No caso específico de leitores que querem usar os comentários para censurar o direito de outros expressarem sua opinião, eu nem me importaria se eles sumissem.

A forma como você é refratário a críticas aparentemente não se altera e nem tem limites, entretanto. Além de simplesmente querer descartar como FUD um artigo que fala sobre uma deficiência comum, apenas porque erra a causa do fenômeno, você agora tem que puxar cada vez mais assuntos (agora quer me negar até o direito de criticar estrangeiros que vêm ao Brasil e cobram autógrafos de pessoas que contribuem para o movimento que eles mesmos fundaram) para tentar não responder sobre sua tentativa de praticar censura justificando esse seu desejo solitário como se fosse parte da "filosofia da comunidade", algo feito "pelo amor de DEUS" ou em nome da liberdade, nem sobre a sua tentativa de inserir palavras entre aspas em boca alheia.

De qualquer modo, eu sei que você vai continuar lendo o BR-Linux e esbravejando regularmente, então fique à vontade. O convite para que você passe a contribuir seus próprios textos, ao invés de simplesmente tentar censurar os textos alheios, permanece aberto.
Comentário de popolony2k
Sem tomar partido da discussão....: ...é bom relembrar que quando Stallman se recusou a assinar uma caixa do SUSE Linux para um dos participantes, devido ao SUSE não ser 100% GNU, muita gente caiu matando.....inclusive eu....

http://br-linux.org/linux/entrevista-em-video-richard-stallman-e-o-papagaio-funny#comment-53524

...mas nada como um dia após o outro, pois a partir do momento que sua atitude se mostrou acertada, depois do acordo M$-Novell, ninguém que o criticou pelo ocorrido veio lhe fazer um "curativo" para a primeira pedrada erradamente atirada e aproveitando o momento venho aqui assumir o erro pelo primeiro julgamento e apoia-lo daqui pra frente quanto a questão de não associar seu nome a uma distro comercial, pois essa hora a M$/SUSE poderia utilizar o nome Stallman em seu favor, em suas campanhas de marketing "Get the Facts".

Rafael, muitos de seus comentários tem grande valor e digo mais....não se apegue a sistemas de moderação....

Keep Walking, Johnny Walker.....


Um abraço a todos.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de rafaelkafka
Autocrítica engrandece: Obrigado, Popolon, reconhecer isso só te engrandece ao contrário de quem pensa que quando fazemos uma mea culpa nos tornamos menores.

O Stallman foi vítima de uma campanha digna do Goebbels de difamação até sobre aspectos pessoais mas não tá nem ai, discordo dele muitas vezes mas ele é coerente e rigoroso, duas coisas essenciais em uma causa tão difícil como a do SL.
Comentário de rafaelkafka
Ataques pessoais: A prova da sua falta de argumentos são seus ataques pessoais.

Você critica o fato do cara pedir doações prá FSF quando dá autógrafos, você se atem a irrelevâncias como roupa, cabelo, você desrespeita o nome do cara pondo notícias dignas de um Fuxico da vida de uma celebridade com nome parecido e você faz isso tudo porque se for partir pro embate ideológico, se for argumentar suas posições FOSSA que levaram a esse infame acordo SuSe/M$ seus argumentos virariam farinha.Esse é o legado de gente anti-GNU como você, esse acordo é a cara de quem foi babar a M$ no FISL e criticar quem não deu brecha prá levar rasteira.Mesmo sabendo do dinheiro do get "defects" entrando na conta de quem promoveu aquela pataquada.E lembrar que vocês da FOSSA queriam proibir as pessoas de grafar M$, chegou a esse ponto a lua de mel entre a FOSSA e a M$.

Quer publicar FUD, publique, publique o get "defects" inteiro, faça análises profundas de kerneis fechados como quem olha prá uma caixa preta e quer adivinhar com poderes paranormais o que tem dentro, faça o que bem entender, culpe o kernel linux por não ter drivers proprietários, só não apele prá ataques pessoais contra quem você dicorda como RMS porque pega mal que você não tem idéia, não é a toa a apologia da Stellman render até hoje como uma prova da campanha difamatória.
Comentário de brain
Agradeço!: Agradeço sua permissão de continuar publicando a minha opinião mesmo quando ela difere da sua e é incompatível com a sua ideologia, e fico feliz de ver que você se retirou completamente da sua arenga sobre o outro cidadão não dever ter seus artigos divulgados pelos mesmos motivos!

E não posso deixar de perceber a ironia de alguém que critica os outros por fazer ataques pessoais, ao mesmo tempo em que os chama de FOSSA, anti-GNU e outros... ataques pessoais!

Para completar, para o caso de alguém mais estar lendo e tiver dúvidas, esclareço que não sou anti-GNU e admiro o histórico e o conjunto da obra de Richard Stallman ;-)
Comentário de rafaelkafka
Publicação de FUD e de difamações: Não mudei nada.Publicação de FUD e de difamações são inadmissíveis, desmoralizantes, são uma autêntica FOSSA.


Comentário de brain
Nos olhos de quem vê: Publicações de FUD e outras das quais a pessoa discorde devem ser objeto de resposta, a censura às publicações é um mal que não deve voltar. Mas no caso presente, o FUD está nos olhos de quem vê, felizmente.
Comentário de rafaelkafka
Olhos: Salvo se você tiver deficiência visual e usar algum software para leitura o FUD sempre estará nos olhos de quem vê e analisa.
Comentário de brain
E só nos teus: E só nos teus, ainda por cima. Ninguém mais achou que mencionar a questão das diferenças correntes em aplicações multimídia populares e em desktops comuns, ainda que não causadas pelo kernel, em um artigo cujo objeto eram as diferenças entre 2 sistemas, era FUD.

Mas uma vez que você já se desviou TANTO do seu tema original, fique à vontade para continuar esbravejando!

E lembre-se de que o convite para que você faça a sua parte na divulgação do software livre por intermédio de artigos de sua autoria e compatíveis com a tua visão continua de pé. A forma como participas hoje é bastante divertida e nos entretém a todos, mas estaremos por aqui quando você quiser dar o próximo passo e ir além da pregação de censura e aplicação de rótulos em maiúsculas contra as opiniões alheias.
Comentário de marcos
Não adianta tentar combater um bom produto: Pessoal a minha opinião é o Vista é um novo marco na história dos sistemas operacionais assim como foi o windows, me lembro da mesma história não temos micros para o rodar o windows e hoje quem usa DOS? quantos programam em Clipper? acho que é só uma questão de tempo essa de ficar dizendo que o hardware é o problema não é argumento suficiente para desbancar esse produto que como disse é um grande marco.
Como programador vejo o quanto nós poderemos oferecer aos nossos clientes através do XAML que com HTML seria impossível e para aqueles que são contra a facilidade na programação programe em assembly então, usem o Lynx para navegar na Internet. Não tem como fugir das mudanças e quem está nesse meio tem que se adequar a elas, ou ficar de fora a opção é nossa.
Comentário de hamacker
Olha, sou programador e: Olha, sou programador e acompanhei a era Mesozóica dos PCs e mais do que isso as mudanças no cenário de programação. O Windows estabeleceu um patamar ao sair da interface texto para uma tela grafica acompanhada por um apontador guiado por um mouse. Não foi uma invenção da MS, mas popularizou-se com ela e esse marco acaba aqui.

Foram muitas buzzwords que ví nascerem e morrerem, as que se mantiveram unidas foram justamente as que já existiam : C++ (destaca-se o Visual C), Basic(destaca-se o VB) e Pascal (destacou-se o Delphi) e agora voce fala de uma outra citando que com HTML seria impossivel. Isso seria uma verdade, se não fosse por um detalhe, HTML não é linguagem de programação, é linguagem de formatação.

Mesmo assim, acontece que o impossivel chegou, há até interfaces gráficas com combos, listas, formularios SDI/MDI, etc... construidas em AJAX usando todos os padrões abertos de internet, alguns inclusive profanam o XML em detrimento de formatos livres melhores para transmissão de dados, não creio que a tecnologia saindo dos laboratórios da microsoft sejam revolucionários, mas pega carona e aproveita o que já existe e extende-o. Acredito que muita gente gosta de estar sob os guarda-chuvas da microsoft para proteger-se de tantas tecnologias e também porque acreditam que ela possui o toque de midas.

A luta da microsoft com os padrões abertos sob o mantra de que os programadores precisam de mais facilidades é uma mentira porque as tecnologias MS apenas reutilizam e estendem as atuais dando o conheçido abraço da morte.
Comentário de popolony2k
Basta verificar o próprio.....: ....Visual Basic que era vendido com o "Mantra Sagrado" da facilidade de desenvolvimento para o programador e após alguns anos o que se percebeu que tal facilidade tinha o seu custo fatal, a alma dos programadores VB agora pertencia a Mefi$tófeles, pois os mesmos não conseguiam dar poder a suas aplicações sem que a Mefi$tófeles lançasse uma nova versão do VB.

O final foi trágico para os programadores que entregaram sua alma pela facilidades adquirida junto a Mefi$tófeles, onde entrou um VB.Net totalmente incompatível com o VB 6 anterior e mais parecido com Delphi (seu antigo rival), e assim "os corpos desses programadores foram encontrados sem vida na calha do esgoto público".

Isso está me lembrando a obra de Johann Wofgang Von Goethe sobre como Fausto entregou sua alma a Mefistófeles.

Segue o link,

http://www.cobra.pages.nom.br/fc-goethe.html

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Alenquer
Linguiça: Rafael, li o tópico anterior ao seu comentário e o posterior. Sou usuário 100% linux, em casa e no trabalho, mas nunca ví tanto se encher linguiça. Na verdade não consegui nem ler os textos completos, pois são sacais demais. Concordo plenamente com você! Precisamos otimizar esses foruns.
Comentário de popolony2k
Até mesmo porque não dá ....: ...para comparar o que não tem como se comparar.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de leo.fontenelle
Correção: A tradução de "deprecated" é "obsoleto". "Deprecar" significa "implorar".
Comentário de Night64
A Lei de Godwin: Segundo a Lei de Godwin essa discussão ja já chega ao maximo absoluto...
Comentário de Copernico Vespucio
Rafael...: ... a intenção é que este seja um foro de bom nível *técnico*. Se alguém em algum lugar escreve um artigo cujo conteúdo nosso conhecimento técnico nos permite discordar, é necessário publicar sim e discutir sim.

COM EMBASAMENTO TÉCNICO. O mundo está olhando.

Não adianta enfiar embaixo do tapete. Se vc. tem algum contra-argumento útil para demonstrar, aproveite para fazer isso ao invés dessa bobagem "ideológica" sobre os artigos que vc. nos dá ou não permissão de ler.

Ao fazer isso, a comunidade livre só terá o que te agradecer, por ajudar a esclarecer o assunto.

E, a propósito, eu também não estou achando graça nenhuma.
Comentário de rafaelkafka
Kernel: Mentira!O objeto era o kernel Vista!Fechado!Caixa Preta!

E, obviamente, não tinha nada a ver como acima é assumido!Haja incoerência!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004