“Uma questão frequentemente feita é qual a melhor maneira de restringir um programa? Usando a maneira tradicional com chroot, ou usar SELinux para fazer isso? Veja uma opinião a respeito.”
Enviado por Jeronimo Zucco (jczuccoΘgmail·com) - referência (jczucco.blogspot.com)..
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Errata: Me deculpem, mas há um erro no texto. Acho que é "Chmod X SELinux", e não chroot. Chroot é uma maneira de modificar a localização do diretório raiz de um sistema. (Change Root - modificar raíz)
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Voce engailoar uma: Voce engailoar uma aplicação ou serviço é uma estratégia de segurança.
Imagine usuários FTP/SSH/... bisbilhotando falhas de permissões em outrem.
Não é incomum voce ver receita de bolos onde é recomendado dar chmod 777 em alguns arquivos.
Eu só concordo que chroot não é a UNICA estrategia de segurança, fork-bombs estão aí para tudo que é mecanismo que não me deixam mentir.
Existem formas de se escapar: Existem formas de se escapar do chroot. Claro que cada camada de segurança ajuda, mas o chroot oferece muito pouco - e nem tem a intenção de ser um mecanismo de segurança. O Selinux, por outro lado, foi criado exclusivamente para oferecer segurança - e robusta. Nesse quesito, oferece muito mais do que o chroot. É por isso que a afirmação do Alan Cox se justifica.