Escapando um pouco da polarização entre Fedora e Ubuntu que
a ZDNet prevê que a imprensa irá tentar nos impingir, um usuário publicou o resultado do seu comparativo entre openSUSE e Mandriva, usando critérios como desempenho, estética, recursos e funcionalidade. O vencedor foi o Mandriva, por 6 pontos a 2. Links para outros comparativos entre versões correntes destas distribuições serão bem-vindos nos comentários.
Saiba mais (junauza.blogspot.com).
ao configurar a minha multi-funcional (HP PSC 1410) além de detectar automaticamente a impressora e configurá-la (inclusive o papel para A4, mais utilizado no Brasil), é configurado junto o módulo do scanner, deixando a multifuncional totalmente disponível para uso. No Suse tive que fazer a configuração em duas etapas. Pode ser que na versão mais nova isso já esteja disponível, mas não testei ainda.
Consegui configurar a minha rede wireless com muita facilidade, utilizando o ndiswrapper (para uma placa meio antiga que eu arrumei). No Suse não cheguei a testar. Gosto muito do Suse, tanto pela sua elegância quanto pelo Yast que é show de bola. Mas a minha adaptação foi melhor com o Mandriva.
-------------
Defenda a vida!