Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Como gravar um vídeo em flash do seu desktop

Se você já teve interesse de gravar um vídeo demonstrando algum aspecto do seu desktop ou mesmo um tutorial em vídeo de algum aplicativo, veja este interessante artigo explicando como gravar um vídeo em flash do seu desktop Linux, usando o VNC e um conversor de VNC para SWF. Os exemplos são baseados no Ubuntu Dapper.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Flávio Ribeiro
Uma outra forma...: Para esse tipo de necessidade, costumo utilizar o wink (http://www.debugmode.com/wink/). É excelente. Permite colocar quadros explicativos para cada frame, gera swf, html, pdf ou ps. Não é opensource mas é gratuíto, além disso tem versão tanto para Windows quanto para Linux. Recomendo.
Comentário de thebluesgnr
Byzanz: Eu utilizo o Byzanz para este fim, que é um software livre muito fácil de usar. Ele grava para gifs, então não há a necessidade de instalar o plugin proprietário da Adobe.
http://www.gnomefiles.org/app.php?soft_id=1261
Comentário de leonardo_lopes
"Não é opensource mas é: "Não é opensource mas é gratuíto" então é lixo :)

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
GIFs também são: GIFs também são proprietários. Existe um pacote chamado istambul, ele gera um ogg theora a partir do que está sendo feito no desktop. Recomendo.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Emilio Lemos
Eu testei esses programas: Eu testei esses programas que voces mencionaram.

Seguindo os passos do tutorial que usa o vnc, no meu caso, tudo funcionou de primeira(uso o ubuntu dapper).

Com relacao aos demais programas, o unico que funcionou de primeira foi o "wink". Nao precisei instalar nenhuma biblioteca extra, nao precisei configurar nada, apenas rodar o programa. Muito bom, muito simples.

Os demais programas, precisavam de bibliotecas que eu nao consegui instalar, de tal forma que acabei desistindo. No meu caso, a utilizacao do "configure, make e make install", para todos esses programas nao deram certo.

Ainda falta um pouco de sensibilizacao dos desenvolvedores com relacao ao usuario final. Geralmente eles usam maquinas bem configuradas com um linux bem diferente dos mortais comuns. O resultado final pode ser frustrante para o usuario pois ele nao consegue botar pra funcionar um software, mesmo seguindo as instrucoes de isntalacao. No fim das contas, tudo o que aparece sao estranhas mensagens dizendo que falta isso e aquilo.

Ja vim pessoas desistirem de testar softwares de alguns fornecedores por causa deste tipo de situacao. Muitos programadores simplesmente ignoram essa particularidade, encontram argumentos para justificar suas posicoes, acham que os usuarios deveriam estudar mais, e nao mudam de posicao.

Desenvolvedores devem criar programas pensando que do outro lado existe alguem que nao é tao bom quanto ele.

Se o desenvolvedor quiser sucesso no seu empreendimento, acho que deve criar produtos que ate os "analfabetos" em informatica podem usa-lo. Deve pedir que os analfabetos instalem e usem seu programa conforme as instrucoes. Deve ficar atento aos erros de ma interpretacao, corrgi-los, e assim criar um excelente programa.

Se por outro lado, ele apenas olhar pro proprio umbigo, achando que as unicas pessoas a usarem seu sistema sao os "nerds", entao seu universo de vendas ficara bastante limitado.








Comentário de cesarse
http://live.gnome.org/Istanbul: O Istanbul é fácil de instalar/configurar/usar. Como tudo no Ubuntu, aliás :-)
O problema é que só meia dúzia de usuários windows vão conseguir abrir os arquivos .ogg.

Os demais programas, precisavam de bibliotecas que eu nao consegui instalar, de tal forma que acabei desistindo. No meu caso, a utilizacao do "configure, make e make install", para todos esses programas nao deram certo.

Você parou no make install? É comum programas que não compilam após os 3 passos: ou você não tem todas as bibliotecas e programas - e provavelmente você acha quais são necessários na documentação do programa ou no site - ou a versão que você pegou tem erros de compilação - e, acredite, às vezes são erros simples que mesmo eu, que estou longe de ser hacker já consegui arrumar (é claro que talvez outra coisa tenha deixado de funcionar, :^) )

Desenvolvedores devem criar programas pensando que do outro lado existe alguem que nao é tao bom quanto ele.

Desenvolvedores se baseiam no feedback dos usuários para apontar erros. Você mandou um e-mail para ele? Mesmo um inglês meia-boca (o meu, por exemplo, é sofrível) deve dar pra ele entender.

Se o desenvolvedor quiser sucesso no seu empreendimento, acho que deve criar produtos que ate os "analfabetos" em informatica podem usa-lo.

Sim! Sim! É por isso que eu uso Ubuntu e Gnome! Chega de configure; make; make install e WindowMaker! :^D

Comentário de jarbelix
Esse é excelente: Esse programa é realmente excelente para essa tarefa.

Instalei aqui:
sudo apt-get install istanbul
e funcionou de primeira.

Parabéns cesar por essa dica.
[ ]'s
Jarbas
Comentário de leonardo_lopes
Você não citou qual: Você não citou qual distribuição você usa, de qualquer modo:

A debian possui pacotes para o istanbul a partir da etch (atual testing). Dessa forma, não precisa compilar nada.

O ubuntu possui pacotes para o istanbul desde a breezy.

o Fedora Core 5 possui pacotes para o istanbul.

Infelizmente não tenho como checar a Mandriva nem a Suse.

Agora se você reclama de dificuldade e não usa nenhuma dessas distribuições, acho que você precisa mudar seus conceitos.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Emílio, sua primeira: Emílio, sua primeira tentativa deveria ser procurar um pacote pronto para sua distribuição. Com este pacote em mãos e usando o gerenciador de pacotes de sua distribuição, você teria o programa desejado funcionando em apenas alguns cliques.

Concordo que ter apenas o código fonte disponível e existir a necessidade de compilar o programa é demais para usuários iniciantes ou leigos. Mas usuários iniciantes tem a *necessidade* de ficar testando todos programas que ouvem falar?

Isso é uma atividade de geeks. E este tipo de pessoa é interessada em aprender. Uma simples lida em um bom README ou INSTALL vai resolver 95% das dúvidas. Ou então a análise das mensagens de erro levarão à solução do problema.

É injusto culpar o desenvolvedor do software por problemas que usuários leigos tenham ao instalar o programa. Novamente, não é esperado que usuários leigos compilem os programas diretamente. E é inviável para o desenvolvedor criar pacotes para todas distribuições. Quando muito para a distribuição que ele usa e uma ou outra mais usada.

Se o software for interessante, certamente a distribuição irá criar um pacote. Ou então alguém com um pouco mais de conhecimento ira empacotar o programa para a distribuição, para que então o usuário final possa simplesmente instalá-lo por um synaptic, yast ou outro gerenciador gráfico e usar o programa.

Você procurou o pacote pronto para sua distribuição?


Marcelo Vivan Borro
Comentário de Ark
Baseado em quê?: Baseado em que vc afirma isso? Concordo que projetos open source ou gpl em sua grande maioria tem ótima qualidade, mas não é por isso que vc pode classificar um programa como lixo.
Comentário de leonardo_lopes
O simples fato de ele não: O simples fato de ele não ser não-livre torna o programa um lixo. :)

Não estou dizendo que todo programa livre é bom, e sim que todo programa não-livre é um lixo :D

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de anon
Ignore os trolls: "Se não é open-source é lixo"

Esse é o tipo de bobagem que xiitas do open-source costumam dizer.

Se não tem nada melhor para falar fique calado.

"Melhor ficar calado e deixar as pessoas acharem que vc é um idiota, que abrir a boca e acabar com a dúvida."
Comentário de Emilio Lemos
Seu comentario foi: Seu comentario foi excelente.

Eu nao sabia que no ubuntu existia um pacote semelhante a esse, e que poderia ser instalado com apenas alguns cliques de cmouse, conforme voce mencionou.

Considerando que voce deve saber qual o nome do pacote, eu lhe peco que publique essa informacao por aqui.

Muito obrigado.

Comentário de nemesis
universo de vendas?!: estamos falando de software livre?

"tudo o que aparece sao estranhas mensagens dizendo que falta isso e aquilo."

bom, se falta isso ou aquilo é melhor vc ter isso ou aquilo instalado. Como vc quer que um software que precise disso ou daquilo funcione sem eles? tem graça!...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcelo Vivan Borro
Mas eu nem uso Ubuntu :-): Sim se eu usasse Ubuntu eu até poderia citar qual o nome do pacote. Mas eu começaria procurando pelo nome do programa.
Eu uso Suse e basta eu usar o yast e pesquisar pelo pacote ou descrição.

Acredito que o Ubuntu use o apt, portanto bastaria usar "apt-cache search " para pesquisá-lo em seus repositórios configurados.

Mas se você tem dúvidas sobre o assunto, é melhor dar uma pesquisada em alguma lista de discussão. :-)

Marcelo Vivan Borro
Comentário de leonardo_lopes
"'Se não é open-source é: "'Se não é open-source é lixo'"
Jamais eu diria isso, não mude minhas palavras, o que eu disse foi: Se não é LIVRE é lixo.

Eu não sou um "xiita do open-source", primeiro pq a conotação dada ao termo é preconceituosa aos xiitas. De qualquer modo, ser radical é bom, pois significa que você tem uma opinião formada, e não vive de "tanto faz".

Se você não tem nada melhor para falar, fique calado. Felizmente não sou como você que vive de tanto faz, eu tenho minha opinião, se não é livre, é lixo. Se você não gosta, problema seu.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de anon
"Se não é LIVRE é: "Se não é LIVRE é lixo."
Mesma merda. O mesmo pensamento imbecil.

"ser radical é bom, pois significa que você tem uma opinião formada, e não vive de "tanto faz"."

Ser um idiota que fala bobagens é ser radical ? Nossa, mudaram o termo e não me avisaram.

"Felizmente não sou como você que vive de tanto faz"
Não vivo de tanto faz. Só n fico tendo pensamentos imbecis do tipo "se n é livre, é lixo"

"eu tenho minha opinião, se não é livre, é lixo. Se você não gosta, problema seu."

Sua opinião é um lixo, não gostar de estupidez não é problema. Então acho que está tudo bem comigo.


Comentário de Emilio Lemos
Obrigado pela dica: Obrigado pela dica

Localizei o pacote "istambul" no ubuntu. A instalacao e execucao ocorreram sem problemas, bastando apenas alguns cliques de mouse. :)


O programa gera arquivos OGG. Existe algum programa para converter OGG para SWF ?


Comentário de Emilio Lemos
Caro nemesis: Caro nemesis

Certa vez um cliente disse a um programador, amigo meu : "Eu nao quero aprender mecanica para dirigir um automovel, eu quero simplesmente dirigi-lo!". O programador riu, e deu uma complicada explicacao sobre seu trabalho, e disse que o cliente deveria se adaptar, afinal de contas, ele nao sabia de nada! Como resultado, o programador foi demitido.

Depois o cliente me disse que aquele profissional, apesar de sua grande competencia, nao sabia "ouvir", sempre encontrava desculpas para as coisas, e sempre colocava o problema nos outros, nunca nele mesmo. "Melhor trabalhar com gente humilde", dizia ele.

Outro amigo meu usa o software x, no lugar do z. Eu perguntei a ele porque, afinal de contas, o z tinha melhor reputacao tecnica. Ele me disse tentou instalar o z, mas nao deu certo, depois de varias horas tentando. Ai ele desistiu e instalou o x, rapidinho. Bem, os fabricantes de z ficaram furiosos com a pessima escolha, argumentaram que o cliente era um incompetente. Enquanto isso, deixaram de olhar para o produto com um olhar critico, e perderam novas vendas, deixaram de ganhar dinheiro simplesmente porque se recusaram a aceitar o fato de que o programa deles era mais dificil de isntalar.

Para quem usou o Delphi e lembra do BDE, as vezes a instalacao de um programa baguncava outros programas que estavam instalados. Isso era traumatico para qualquer usuario. Os fabricantes sempre encontravam desculpas, troquem o BDE, troquem isso pra usar nosso programa. Entao os usuarios desistiam.

Seria mais facil se os desenvolvedores pensassem : Onde foi que nos erramos? O que fazer para evitar que os clientes tenham problemas com nossos programas? Nós nunca nos preocupamos com isso antes!


Nao pretendi causar polemica com esse assunto, desculpe se fui infeliz na minha observacao a respeito daquilo que acredito. Durante varios anos me dedicando a programacao, sempre tive uma grande preocupacao em tornar meus programas simples de instalar e operar. Seu depender de mim, o usuario so precisa de um clique pra deixar tudo funcionando. Eu digo pra ele "Da um clique na opcao X e espera um pouquinho, que o sistema faz tudo pra voce".

Acho que isso tambem pode ser alcancado na plataforma linux. Mas eu acho que ainda falta muita coisa.

Realmente voce tem razao quando ressalta a importancia de um usuario ter as bibliotecas certas instaladas no seu micro. Na verdade, a maioria dos usuarios tambem gostaria disso. O problema é que essas bibliotecas nao vem instaladas, e os programas de instalacao manual tambem nao dao conta disso, esperando que o usuario saia vasculhando a web, atras de foruns sobre como resolver o problema da instalacao. Baixando o pacote z e descobrindo que ele é imcompativel com y, ou que precisa de k. Uma tortura.


Embora o linux seja um bom sistema operacional (que eu adoro), ele talvez ainda esteja distante dos usuarios comuns.

Para nos certificarmos a respeito dessa afirmacao, eu proponho que voce instale o ubuntu por exemplo, no micro de algum amigo. Sugiro que nao instale nenhum pacote, deixe isso por conta dele.

Entao peca a ele que instale algum desses pacotes comentados aqui, que precisam de compilacao manual.

Proponho que voce seja imparcial na sua observacao, evitando qualquer comentario pejorativo a respeito do nivel de inteligenca do usuario.

Depois da tarefa, peca a ele que de uma nota de 0 a 10 sobre o processo completo. A opiniao verdadeira dele.

Voce tambem podera observar um grupo de pessoas tentando fazer isso, e anotar o que elas pensam.

Peca a ele que instale um pacote chamado "DBDESIGNER", que tem ate instalador !!!










Comentário de nemesis
hmm: "Certa vez um cliente disse a um programador, amigo meu : 'Eu nao quero aprender mecanica para dirigir um automovel, eu quero simplesmente dirigi-lo!'. O programador riu, e deu uma complicada explicacao sobre seu trabalho, e disse que o cliente deveria se adaptar, afinal de contas, ele nao sabia de nada! Como resultado, o programador foi demitido."

eu não entendi: ele foi demitido pq simplesmente concordou com o cliente que ele não precisa aprender mecânica para dirigir um automóvel?

de qualquer maneira: como se demite alguém de trabalho voluntário em projetos de software livre?

"Ai ele desistiu e instalou o x, rapidinho. Bem, os fabricantes de z ficaram furiosos com a pessima escolha, argumentaram que o cliente era um incompetente. Enquanto isso, deixaram de olhar para o produto com um olhar critico, e perderam novas vendas, deixaram de ganhar dinheiro simplesmente porque se recusaram a aceitar o fato de que o programa deles era mais dificil de isntalar."

enquanto isso, usuários de z rodavam sua aplicação tranqüilos, após uma bem-sucedida mas trabalhosa instalação. Ao passo que usuários de x iam aos trancos e barrancos com constantes reinicializações do micro...

de qualquer maneira: como projetos de software livre perdem "novas vendas"?

"O problema é que essas bibliotecas nao vem instaladas, e os programas de instalacao manual tambem nao dao conta disso, esperando que o usuario saia vasculhando a web, atras de foruns sobre como resolver o problema da instalacao. Baixando o pacote z e descobrindo que ele é imcompativel com y, ou que precisa de k. Uma tortura."

vamos por parte. Quando vc diz programas de instalação manual, acredito que está se referindo a pacotes tgz com fontes e seguindo todo o manual processo de instalação: configure && make && make install, certo? E que para compilar tais pacotes precisamos nos certificar de ter as dependências já instaladas, certo?

Cara, tal processo só é tortura para quem:
* não tem experiência com tal processo
* é usuário final tentando dar uma de técnico
* não perdeu um pouco de tempo garantindo as dependências
* resolveu se arriscar com fontes quando há um pacote binário equivalente no repositório...

"Embora o linux seja um bom sistema operacional (que eu adoro), ele talvez ainda esteja distante dos usuarios comuns."

não, acho que não. Instalação de pacotes binários via repositórios é bem mais fácil para usuários comuns do que no Windows, bastando escolher o pacote e apertando o botão instalar. Mas instalação de programas a partir dos fontes é tão difícil quanto no Windows: experimente dar a seu cliente os fontes de um programa Java ou C++ e deixar ele se virar com o processo de build.

"Entao peca a ele que instale algum desses pacotes comentados aqui, que precisam de compilacao manual."

não vou fazer isso, pelo motivo acima. Usuário final não precisa saber sobre o processo de build. Da mesma forma que seu amigo lá em cima não precisa saber de mecânica para dirigir um carro.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004