Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Como montar um servidor NTP para sincronizar os horários de sua rede


“Imagine que você precise ver o que um usuário fez, primeiro você olha o firewall, horário de entrada 09:03:42, depois olha o servidor web, horário de acesso 09:02:07, depois o servidor de email, 09:15:48, cada máquina com um horário diferente mesmo tendo sido acessadas praticamente ao mesmo tempo.

Ao verificar o relógio de cada maquina você vê uma diferença absurda em cada relógio, você pode fazer isso aí nas suas máquinas para constatar, nenhuma terá o horário igual a outra, a diferença varia em minutos e não em segundos.

E no horário de verão? Ajustar o horário maquina por maquina? Todos esse problemas podem ser resolvidos usando o NTP”


Enviado por Carlos Lorenzon (sl4vezero) (sl4vezeroΘcentosbr·org) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de secchi
Utilizar um servidor NTP: Utilizar um servidor NTP para ajustar horário de verão não é uma boa idéia. Principalmente se você ajusta periodicamente o horário do servidor NTP com outros servidores NTP públicos. O NTP trabalha com horário universal que é independente de fuso/horário de verão. Desta forma, você não pode simplesmente aumentar/diminuir uma hora, deve trocar trocar o /etc/localtime de cada máquina na rede.
Comentário de sl4vezero
horario de verão: Para evitar problemas com o horário de verão eu configuro os meus servidor para usarem o relógio de hardware em UTC, para fazer isso no Fedora/Centos sigo os seguintes passos

Edito o arquivo /etc/sysconfig/clock e altero a linha UTC=false para UTC=true, executo o comando.

hwclock --set --date="HH:MM" –utc

Para poder ajustar o relógio do hardware para UTC, três horas a menos que o nosso horário.

Como o NTP só configura relógio de software o relógio de hardware ficará com uma referência que pode ser entendida posteriormente.

Para verificar o horário de Greewich acesse http://www.timeanddate.com/worldclock/city.html?n=45
Comentário de Antoine
Brasília = GMT-3: Permita-me correção, mas somos GMT-3, o horário de Greenwich é 3 horas acima do nosso.
Comentário de The Darkness
Artigo muito bom.: Artigo muito bom.

Realmente o uso do NTP em uma rede é de vital importancia para manter o horário das máquinas sincronizado e possibilitar uma análise útil de registros de log.

Somente um comentário, como boa prática não devemos utilizar servidores NTP stratum 1 em nossas instalações, somente de stratum 2 para cima.

E também a solução adotada para o problema do horário de verão não entendí a utilidade dela. O problemado horário de verão no Brasil é que aqui, diferente do resto do mundo, o horário de verão não segue um padrão e cada ano é de um jeito, por isso todo ano precisamos informar aos nossos servidores como realizar a mudança necessária para o horário de verão.
No caso de sistemas Windows isso é um pouco mais problemático pois essas configuração não são expostas para o administrador alterá-las de forma simples. (pelo menos até onde eu conheço !!!)

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de glenio
Windows: O autor fala que o Windows XP não atualiza direito, mas nesta versão pode ser utilizado o mesmo método do 2000/2003, via linha de comando.

net stop w32time
net time /setsntp:SERVIDOR
net start w32time

Ou, net time \\servidor /set /y
=]
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004