Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Como medir a evolução do Software Livre no Governo Federal Brasileiro


“Navegando em alguns blogs que acesso regularmente me deparei com esse texto escrito pelo pizza (José Pissin), que está alinhado com alguns dos últimos assuntos bastantes discutidos aqui no BR-Linux, o artigo anterior sobre a "bolha" no governo e a questão de números do Software Livre no governo. Vale a pena ler.”


Enviado por Geraldo de Almeida (surrrootΘhotmail·com) - referência.

Possivelmente por ter alcançado a iluminação após o longo período de penitência transportando o laptop mais pesado do mundo, o Pizza escreve com grande lucidez. O techo mais importante do texto, na minha opinião, se resume em duas linhas:


Surge então a pergunta que não quer calar:
Onde estão os números?


E ele até exemplifica alguns números que seria interessante conhecer:


Quantos são e onde estão estes projetos?
Quais os benefícios para o governo e para o cidadão?
Qual o montante de recursos economizados?
Qual o real ganho do Governo Federal com o Software Livre?
Projetos de inclusão Digital, quantos são? Onde estão?
Quantas pessoas já capacitadas no Brasil para o uso de aplicativos Livres?
Quais as aplicações mais utilizadas? Em que área estão?
Quais os resultados práticos de trabalhos como a criação da E-PING?
Porque não se realizaram mais planejamentos estratégicos de Software Livre deste porte e com essa abrangência?
Onde está o planejamento estratégico de Software Livre para 2007?

E mais:
Qual o valor gasto pelo governo na compra de licenças de Software Proprietário nos últimos 2 anos?
Quais os principais Contratos de Software Proprietário no Governo Federal?
Quais os principais fatores que levam o governo a comprar Software Proprietário?


Outro trecho interessantíssimo do texto do Pizza, cuja relação com as perguntas acima é extremamente direta, é este:


Mas foi neste ponto que ficou claro que muitos estavam apenas procurando se adequar a situação, agindo pela pressão do momento, colocando no papel projetos que serviriam apenas para responder quando fossem questionados sobre o que estavam fazendo em relação a migração para Software Livre. Os projetos não recebiam incentivo técnico ou financeiro, o que impossibilitava qualquer evolução. Em muitos destes lugares estavam os hackers e técnicos colhidos da comunidade, cheio de expectativas, com os motores ligados e as turbinas aquecidas, só esperando o momento de acelerar, mas este momento nunca chegava, para alguns nunca chegou.

Para completar o quadro, muitos indivíduos se aproveitaram desse momento para adquirir fama instantânea, utilizando o reconhecimento por mérito, que é tradicional na comunidade, para propagar feitos fictícios, verdadeiros embustes técnicos, e se tornarem “papas” da comunidade brasileira, aproveitando-se da ingenuidade e da falta de experiência (pra não dizer pouca idade) de grande parte dos membros mais ativos. Alguns até hoje colhem os frutos ( inclusive monetários) destes “contos da carochinha”. Alguns são até mesmo responsáveis diretos por projetos terem sido descontinuados ou paralisados, pois prometeram algo que não tinham como cumprir, pois lhes faltava conhecimento, e como estavam com sua credibilidade fossilizada junto aos ingênuos membros da comunidade puderam transferir a culpa para alguém, e ainda conseguem palestrar sobre o assunto em eventos e conversas de bar.


O grifo é meu.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dstolf
o que? nenhum campo para que: o que? nenhum campo para que eu possa assinar embaixo?

assim não vale :(
Comentário de toti
Eu sempre digo e continuo: Eu sempre digo e continuo afirmando que o uso de software livre deve ser uma decisão técnica, e não politica...
Comentário de Elias Moreira
Politica e Tecnica sim!: Olá, no meu ver a decisão de se utilizar software livre na administração publica é tanto uma decisão tecnica como politica e estrategica, pois ira cortar gasto e teremos o poder de customizar os tais codigos para nossas necessidades, ganhando com isso experiencia com as tecnologia em quanto estado e soberania em relação as industrias quem somente queram vender, vender e vender para nos sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento nacional!


Elias Moreira.
Comentário de Cleyton
Os dados que já existem não são suficientes???: Olha, será que é realemnte necessários mais números, mais pesquisas (mais gastos para obter esses números??)... Oras, será que não fica claro que irá gastar mais com profissionais e com licenças microsoft, do que com software livre?? Seriam compradas licenças e profissionais microsoft para instalarem os softwares nos computadores do governo, com software livre poderia ser gasto um bocado para formação, mas seria só com algumas poucas equipes. Eu acredito que essas perguntas deveriam ser muito mais para deputados, vereadores, assessores (aí cito, advogados, economistas, banqueiros, agiotas, etc, etc, etc...) que ganham mares de dinheiro, enquanto nós profissionais da informática estamos a implorar um salarinho digno, nada comparado a 10.000,00, 20.000,00 só para começar, de deputados e companhia ltda, fora o que eles tiram por fora, de empresas e grandes organizações, que aí sim é onde está o grosso da coisa, são milhões e milhões. Querem algumas perguntas?? Eis:
- Para onde vai o dinheiro dos impostos que pagamos?
- Temos segurança?
- Temos emprego?
- Temos saneamento básico?
- Temos saúde?
- Temos dignidade?
- Temos salários justos?
- Porque não é investido em saúde no nosso país sem desvio de dinheiro público?
- Porque não existe punição para deputado que rouba?
- Porque existe tanto desvio de dinheiro público e ninguém nunca é punido?
- Porque existem tantos funcionários marajás recebendo rios de dinheiro e ninguém é punido?
Oras, agora vem questionar sobre um dinheiro que é irrisório (dinheiro para se investir em proliferação do software livre) comparado ao que é roubado, saqueado, pirateado, desviado, etc... dos cofres públicos??? Eu que eu sinceramente é que o povo da informática deveria se preocupar só com eles mesmos sabe, não propor mais solução não, deixar o governo comprando software proprietário e tudo mais. Criar meios de sobreviver sem depender de dinheiro público, e deixar o restante que se lasque, já que somos atrapalho, somos despesa, então que se lasque.
E tenho dito!!!!

Cleyton P. Santos
Comentário de brain
Dados fundamentais:

Olha, será que é realemnte necessários mais números, mais pesquisas (mais gastos para obter esses números??)


Na minha opinião, não dá de chamar de "mais" números. Faltam os números básicos, essenciais, que no passado recente eram divulgados e hoje não são.

Provavelmente não há gastos adicionais para obtê-los, pois são dados básicos, e não é possível imaginar que a administração dos programas, projetos, órgãos e entidades não os possuam. O que falta é disponibilizá-los de forma clara e transparente.
Comentário de Jose Pissin (pizza)
É isso ai Brain: Temos uma idéia errônea sobre os números, o que existe é uma série de números dispersos, mais focados em fazer com algum projeto ou instituição seja reconhecido, ou tenha visibilidade.
Mas os números globais e atualizados não aparecem, acredito que nem mesmo estejam sendo contabilizados. o que ajuda a fixar a idéia de descaso com todo o processo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004