“Moro numa cidade que é pólo de desenvolvimento de software, atualmente trabalho na universidade em que estudo, tenho amigos no mercado, muitas empresas estão ou baseando por completo suas soluções em software livre e aberto, ou usando alguma tecnologia livre, mesmo que não utilizem o Linux como base. Gera uma grande preocupação perceber que nem todas as empresas sinalizam entender ou respeitar as licenças dos softwares que utilizam. Seja uma biblioteca que seus sistemas usam, seja uma modificação feita numa distribuição na qual se baseiam, ou um conjunto de classes em PHP.
A minha pergunta é, como agir se você perceber que entrou para uma empresa que não respeita as licenças? É realmente complicado, porque pode existir ignorância ou má fé.
Perceber isso no mercado não me desanima das intenções que compartilho com amigos de faculdade, de abrir um negócio e investir em idéias que vêm amadurecendo ao longo desses anos utilizando e trabalhando com software livre, mas com certeza isso deixa um certo receio sobre o comportamento do mercado perante a empresas que adotam o modelo de desenvolvimento aberto: como obter sucesso sabendo da existência desse tipo de empresa? O tão famoso "jeitinho brasileiro" pode botar tudo a perder? O tipo de pensamento de que "algumas leis pegam, outras não" pode ser motivo de problemas? Liberar todo seu código de uma vez, liberar parte dele, esperar suas soluções ganharem reconhecimento e liberar?
Não sei se alguns de vocês têm esses pensamentos de vez em quando, escrevi porque gostaria de saber das histórias que outros profissionais têm, principalmente as positivas. Independente das preocupações, tenho fortes convicções de que o modelo aberto é extremamente benéfico para as empresas que o adotam, para o usuário final, e para o nosso país.”
e até aprovaram o envio de modificações executadas para o projeto original.
Portanto, procure saber se na sua empresa existe um sistema de ouvidoria. Caso não tenha, procure seu superior imediato e puxe assunto sobre o tema, sem mencionar a sua situação específica. Com certeza a ficha acabará caindo...
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.