Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Como instalar o Oracle 10g

Um completo guia passo-a-passo para a instalação do Oracle 10g no Ubuntu Server, incluindo a preparação do ambiente e até mesmo a criação de um arquivo que fará o instalador do Oracle pensar que está em um servidor Red Hat, é o tema deste artigo de Alexandro Silva para o Dicas-L.

Saiba mais (dicas-l.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Em boa hora: Essa dica chega em boa hora.

Minha namorada está estudando Oracle e eu vou precisar instalar um (espero haver uma versão demo ou para estudantes) para ela praticar.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de llp
quem tem Postgres, MySQL e: quem tem Postgres, MySQL e Firebird não precisa de oracle XD
Comentário de jpetrucci
Se precisar, tem o Oracle XE: O Oracle Express é uma solução legal, limitada (1 CPU/4GB de banco/4GB de RAM também, se não me engano), e gratuita. É o que eles fizeram pra desenvolvedores poder criar aplicações num Oracle 10g, sem ter traumas no deploy depois...

--
--
"Don't be too proud of this technological terror you've constructed. The ability to destroy the planet is insignificant next to the power of the Force".
-- Darth Vader

Comentário de pm
Todos os softwares da oracle: Todos os softwares da oracle são disponibilizados full tendo restrições para uso comercial,alguns paises,terroristas,etc

O Oracle Express possui uma restrição tecnica no tamanho do banco, que não pode ultrapassar 4 gb e trabalha no maximo com 1 GB de RAM, mas parece não possuir restrição quanto ao uso em ambiente comercial.

Mas, bem legal a dica !


Comentário de marcosalex
-- Na empresa onde trabalho: -- Na empresa onde trabalho atualmente, substituímos o postgresql pelo Oracle XE e estamos super satisfeitos. É gritante a diferença de performance e é muito mais fácil encontrar material.
Agora, para muitas soluções, é melhor usar um banco free leve do que um banco robusto como o Oracle.

Haskell developer
Comentário de jpetrucci
Verdade: Problema é quando você não tem *possibilidade* de fazer tal migração -- seja de um pgsql para Oracle, ou mesmo Oracle para pgsql.

No nosso caso, a aplicação do RH roda apenas em Oracle. Tanto é que tivemos que comprar o Oracle 10g (e uma máquina nova -- IA64 + HP-UX, porque rodar num PIII + NT4 não tinha mais como) para este caso. Ficar sem rodar a folha de pagamento não dá né ;)

Mas faz tempo que pedíamos uma versão em outro banco, como o PostgreSQL. Infelizmente até hoje não fomos atendidos nisto...
Comentário de marcosalex
-- Infelizmente os SGBDs: -- Infelizmente os SGBDs não são padronizados e dar manutenção em mais de um banco é complicado. Mas os fornecedores deveriam dar suporte a pelo menos 1 SGBD livre, pra quem não precisa ou não pode arcar com o custo de um banco de dados comercial. Seria uma forma de reduzir o custo da solução sem diminuir seu faturamento.

No meu caso específico, não existia empresa na minha cidade ou próxima que oferecesse suporte técnico ao postgree, razão principal de mudar (perdemos um banco de dados e não conseguimos recuperar, mesmo dispostos a pagar por isso. Já a Oracle eles conseguem faze-lo).

Haskell developer
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004