Com a
divulgação do balanço da auditoria contábil ordinária da Mozilla Foundation relativa a 2005, quando se divulgou que o seu faturamento pulou de U$ 5,4 milhões em 2004 para U$ 52,9 milhões em 2005, criou-se grande curiosidade sobre a origem de tanto dinheiro.
E o blog de John Chow (que recentemente ensinou
como ganhar US$ 160,00 em um só dia com o Adsense em um blog pessoal) foi um dos primeiros a
satisfazer a curiosidade geral, analisando os números e respondendo de onde vem todo este dinheiro.
E a resposta é simples: está vendo aquela caixa de busca na barra do Firefox? A cada vez que um usuário faz uma busca do Google a partir dela, e clica em um dos anúncios da página de resultados de pesquisa, o projeto Mozilla ganha alguns cents. A cada vez que o Firefox se populariza mais, que os mecanismos de pesquisa embutidos nele se tornam mais convenientes, e que o ecossistema formado pelos anunciantes se fortalece, a taxa de rendimentos aumenta.
Chow analisa o segredo deste sucesso: "Os usuários do Firefox não vêem a caixa de pesquisas do Google como publicidade. Eles a vêem como um serviço que agrega valor, e não se importam que o Firefox ganhe dinheiro com ela. O Firefox é um grande exemplo de como software de código aberto pode ser lucrativo. A receita das buscas geradas pelo navegador permitiu que a Fundação Mozilla, que é de fins não-lucrativos, continuasse a se expandir. A fundação começou com apenas 10 empregados, mas agora tem várias equipes trabalhando junto a ela."
Para saber mais sobre os programas de remuneração do Google, leia o artigo "
Conheça o Adsense e aprenda a ganhar dinheiro com seu site pessoal ou blog no Brasil" no Efetividade.net.
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
http://www.eupodiatamatand.com.br
http://silveira.wordpress.com