Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Como escrever bons artigos

Leia também as dicas do BR-Linux para envio de artigos, elas estão logo abaixo do formulário de envio.


“Todo artigo tem como objetivo ser um bom artigo, porque sua razão de existir é ser lido, seja num jornal impresso, numa revista online ou em seu blog particular. Em meu trabalho diário, lido com artigos de todas as qualidades, e pretendo explicar aqui algumas das técnicas que qualquer autor pode aplicar para tornar a leitura mais positiva para seus leitores. As dicas valem tanto para blogs quanto para revistas e jornais.”


Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) - referência (linuxnewmedia.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rodrigo Pinheiro Matias
Muito bom: Sempre é bom ver pessoas que se interessam pela melhoria da qualidade das informações.
Comentário de tenchi
Sem puxar o saco e as normas da abnt: Apesar de eu não gostar do termo "artigo" como referência à textos em blogs e sites de discussão, acredito que há regras básicas a serem seguida, para o bom entendimento entre quem lê e quem redige.
Procuro referenciar o que escrevo somente como Texto. Não tenho pretensões de escrever um artigo num blog, pois isto demanda muito tempo - formatação, pesquisa, referências segundo as normas da abnt e lá vai cacetada...

Tenho visto vários textos excelentes sendo referenciados aqui no Br-Linux, além dos textos do efetividade.net.

Mas é melhor não começar a puxar o saco.. hauahuaa


"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
Artigo no sentido amplo: Só esclarecendo, as normas da ABNT para artigos são extremamente importantes nos meios em que elas são empregadas.

Mas a definição acadêmica ou cientiífica do termo artigo não é a única - existem mais acepções para esta palavra, e para várias delas estas mesmas normas específicas da ABNT não são tão relevantes.

Uma delas, e é nesta acepção (datada de 1320 na etimologia) que eu emprego, é a de "texto que forma um corpo distinto numa publicação" - considerando a expressão publicação no seu sentido amplo. Outra acepção possível neste mesmo caso (mas não é nessa que eu emprego) é "matéria que é objeto de discussão"
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004