Você freqüentemente esbarra no touchpad do seu notebook quando está digitando? Usa mouse externo e considera o touchpad um obstáculo?
Em muitas distribuições e ambientes, desligar o touchpad dá bastante trabalho. Conheço pessoas que desativam na BIOS, outros editam o Xorg.conf, instalam e ativam drivers e utilitários especiais que contam com as opções de desligar e religar, entre várias outras... Já tive um notebook que dispunha de botão físico para controlar o status do touchpad, e um conhecido meu usa um cartão especialmente recortado, com referências e telefones úteis, para tapar o touchpad e torná-lo inacessível quando ele está digitando e usando mouse externo.
E o Lockergnome publicou um artigo apresentando algumas formas mais "politicamente corretas" de realizar este controle, juntamente com um artifício técnico que eu ainda não havia visto: ativar ou desativar o módulo
psmouse do kernel - alternativa que funciona bem, a não ser que o seu mouse externo também seja PS/2 ;-) Aí é só colocar o comando em um botão, ícone, script, opção de menu, alias ou o que for a sua preferência, e tirar o touchpad do caminho sempre que necessário.
Na mesma linha, o Sérgio Rafael Lemke publicou uma dica de comando para
forçar a entrada do monitor em modo de economia de energia imediatamente. Eu usava bastante este mesmo comando (hoje apenas baixo a tampa do notebook), e embora não seja suficiente para perceber diferença na conta de luz, ao menos estimula a atitude consciente.
Saiba mais (lockergnome.com).