Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Como bloquear a internet para um determinado usuário no Ubuntu


“Traduzi essa dica do Ubuntu Geek. Lá eles dizem que isso é muito útil quando você quer bloquear o uso da internet pelo seus filhos, mas para mim parece que essa dica foi feita mais para sacanear alguém, tipo aquele seu irmão que não larga o computador...”


Enviado por Andre Noel (andrenoelΘubuntu·com) - referência (andrenoel.com.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Agora falando sério,: Agora falando sério, quantas opções o Firefox possui para controle de conteúdo? Ou mesmo o Linux, justamente para os pais que querem ter um controle sobre o que seus filhos podem acessar?
Comentário de Marco Antonio Rodrigues
Realmente não há muitas: Realmente não há muitas opções.
Navegando na web só encontrei uma:

http://www.glubble.com/index.php

Trata-se de uma extensão para o firefox proprietária, porém free.

Comentário de Dm7
Esta é relativamente nova,: Esta é relativamente nova, e é a primeira que parece levar em conta o usuário sem muitos conhecimentos técnicos. Pena que não há tradução para o português,
[ ]s,
Comentário de tenchi
"tipo aquele seu irmão que não larga o computador": Pensem comigo: o cara que usa muito o computador tem boas chances de se tornar um expert no assunto (um geek, nerd, como queira).
Se o cara é bom mesmo, não há limitação que o impeça de fazer algo. Com um liveCD o moleque poderia dar um boot dele, montar a partição do Sistema Operacional Ubuntu - que usa o ubufs, por sinal ;-) - e remover o comando da inicialização do sistema.
Pronto!
Se tem uma coisa que aprendi é: Se quer impedir que o usuário use a Internet, simplesmente desconecte o cabo da tomada! hauahau

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de cenoura
proteção extra: Coloque uma senha na BIOS para evitar mudanças na configuração dela e desabilite o boot pelo CD/disquete/usb (isso vai impedir livecd).

Coloque uma senha no grub/lilo (isso vai impedir que ele mude os parâmetros de boot do kernel, assim ele só entra na configuração que você fez no SO, restringindo o que quiser e sem usar o single).

Garanta que o usuário dele não pode usar sudo e nem su para executar comandos de root e que, óbvio, ele não tenha a senha de root.

Com isso, ele só poderá ligar a máquina no SO que você escolher, e usar o que você configurou para ele a não ser que você passe essas senhas administrativas para ele.

Ah sim, se mesmo assim ele burlar isso, ele merece usar a Internet e você precisa aprender mais com ele :)

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de edempoa
"Ah sim, se mesmo assim ele: "Ah sim, se mesmo assim ele burlar isso, ele merece usar a Internet e você precisa aprender mais com ele :)"

Hahaha, muito boa conclusão.
Comentário de tenchi
Se o garoto for o Tom Cruise em Missão Impossível...: Concordo. Mas, se tem uma outra coisa que aprendi, é: acesso físico à uma máquina É falha de segurança ;-)

O moleque pode abrir o gabinete, resetar o BIOS, entrar no SETUP, definir uma nova seqüencia de boot... Ou então, como acontece com várias placas-mãe, você aperta uma determinada tecla no boot (normalmente F8) e escolhe o dispositivo de boot.

Aí você me diria: Então você coloca cadeados no gabinete. E eu diria: e o moleque chamaria um chaveiro. Aí vc diria: (....) Aí o garoto chamaria Chuck Norris. Fim de papo ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Suhanko
reset da BIOS: Com um reset da BIOS via jumper. OU, um reset da BIOS pelo debug do windows.
Comentário de tiaggs
hahahaha: Tipo o ProtectMe, não durou nem dez minutos lah em casa destrui o bichinho, imagine um muleque com 14 anos e compulsivo, bloquearam a internet, onde ja se viu, sorte que hoje tenho meu computador, porque eu fuçava em tudo mesmo!!!


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004