“Pelas ruas da histórica cidade de Valencia, na Espanha, começam e circular a partir deste final de semana milhares de jovens vindos de todos os cantos do mundo. É o início de uma grande festa, chamada Campus Party, que há 11 anos reúne estudantes, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas e empresários que, conectados em uma poderosa rede digital, trocam entre si conhecimentos em áreas como robótica, games, simulação em 3D, modding, software livre e programação. Organizada pelo grupo espanhol E3 Futura e apoiada por entidades e fundações públicas e privadas, o Campus Party consolida-se como o maior evento mundial de tecnologia, conteúdo e entretenimento digital. E o Brasil foi escolhido para receber o evento no próximo ano. A edição de 2008 do Campus Party será em São Paulo, no Prédio da Bienal no Ibirapuera, de 11 a 17 de fevereiro. Segundo os organizadores a edição do evento em vários países no futuro é um caminho natural, pela atualidade e importância dos temas tratados.
Para as pessoas e empresas que participam do Campus Party, o grande destaque é o convívio com as mais recentes pesquisas no mundo da inteligência digital e o contato com recursos tecnológicos inéditos e criativos. Quase todas as atividades têm como pano de fundo uma visão humanista e colaborativa da ciência, buscando a construção de modelos de negócios voltados à evolução social e à liberdade individual como prerrogativas para a nova economia digital. Nesta edição mais de 6 mil pessoas vão interagir com uma programação de tirar o fôlego, que começa na segunda-feira com o espetáculo Vídeo Games Live, uma combinação de música, efeitos sincronizados de luz e artes cênicas, com roteiro girando em cima da temática de videogames.
Dentro das atividades oficiais do Campus Party os participantes poderão, na área de astronomia, ligar seus computadores a poderosos telescópios e com suas próprias webcams produzir fotos noturnas de altíssima resolução. No campo da criatividade estarão disponíveis ferramentas on-line para criação de mundos virtuais, para produção profissional de músicas e vídeoclips e novidades tecnológicas para a realização de efeitos e animações gráficas, além de uma viagem exclusiva pelo fascinante mundo dos DJs digitais. Tem mais, muito mais! Oficinas, conferências e competições envolvendo as áreas de games, robótica, desenvolvimento, programação, fotografia, modding, simulação em 3D e Software Livre, um dos temas de maior destaque no Campus Party deste ano.
Os organizadores desta 11º edição do Campus Party estiveram recentemente no Brasil para preparar a realização do evento em São Paulo. Paco Ragageles, diretor da E3 Futura e um dos criadores do evento na Espanha, anunciou o nome do brasileiro Marcelo Branco para coordenar o Campus Party Brasil, em fevereiro de 2008. Natural de Porto Alegre, Marcelo é um dos maiores experts mundiais em Software Livre e está finalizando um trabalho em Barcelona de implementação de projetos públicos para o governo da Catalunia.”