Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Combatendo o spam com greylisting no Postfix

O andrelop’s blog descreveu como instalar e ativar o suporte a greylisting em servidores de e-mail Postfix, como ele costuma fazer em seu servidor de e-mail pessoal.



O greylisting usa uma técnica simples para diferenciar e-mails legítimos e spams: ao receber uma mensagem pela primeira vez de um determinado destinatário ainda não conhecido pelo sistema, ele gera uma mensagem de erro pedindo ao servidor de origem que a reenvie. Servidores legítimos reenviam, e servidores de spam comuns não. "Caso seja a primeira vez que a mensagem em questão esteja sendo recebida do remetente ou do servidor remoto em questão, a mensagem é temporariamente rejeitada. Mas a rejeição se dá devido ao Postfix responder com um código de retorno do protocolo SMTP que indica que a mensagem foi rejeitada temporariamente e não permanemtemente. Para qualquer MTA minimamente bem configurado, isso significa : ok, o servidor na outra ponta parece estar impossibilitado de receber minhas mensagens neste exato momento, então depois tento novamente. E, logicamente, quando a nova tentativa é feita, a mensagem é aceita. Lógico, você pode configurar o tempo necessário para aceitar uma nova tentativa, de forma que somente após esse tempo passado a mensagem seja aceita. Geralmente, são utilizados apenas alguns minutos (5 minutos, por exemplo), o que não implica em um atraso tão grande na entrega das mensagens e, mesmo assim, esse atraso só acontece no primeiro envio."

Saiba mais (andrelop.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Ribeiro da Silva
O greylisting é realmente: O greylisting é realmente uma das melhores armas no combate ao spam, digo isto pois administro alguns servidores de e-mail e o resultado é bastante positivo, no entanto acarreta num aumento às chamadas de suporte, pois é difícil ao usuário final entender que o processo de envio e recepção de e-mails entre os smtps não é instantâneo. Outro ponto positivo para o greylisting é que como ele funciona como uma primeira barreira aos spams acaba liberando um pouco a carga da máquina no caso do servidor também utilizar spamassassin com uma solução contra spams. Parabéns pelo artigo, e fica aqui uma dica de outro programa que pode ser utilizado para fazer greylisting, de fácil integração ao postfix e contém também outras funcionalidades interessantes: http://policyd.org/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004