“Lendo o manual. do software Coleta 10.0 da Capes, verifiquei que apesar deste software ter sido desenvolvido em Java, o qual foi criado com o objetivo de ser multiplataforma, está explícíto no manual que o respectivo software só funciona em Windows. Considerando que a Capes é uma instituição de fomento a Ciência e desenvolvimento Tecnológico, é no mínimo lamentável que um software desenvolvido pela mesma atue de modo a restringir o desenvolvimento tecnológico e científico.
A imposição para uso exclusivo da plataforma Windows, impõe os usuários a custos altos de máquinas, softwares e principalmente suporte. Fica aqui meu relato de indignação e ao mesmo tempo surpresa, pois apesar do software Coleta da Capes, ser desenvolvido em Java (ambiente multiplataforma), optou-se em prender o usuário. Remeto este relato a Capes e a Comunidade em Geral, na expectativa de que ações sejam tomadas no intuito de libertar as intituições de ciência nacionais.”
"Não é possível utilizar a aplicação Coleta de Dados em ambiente Linux. O Coleta é organizado de
forma semelhante aos programas e aplicativos computacionais que adotam o padrão de interfaces
gráficas, procedimentos e terminologia do ambiente operacional Windows NT, 2000 ou XP. Ainda
não foi testado no Windows Vista."
Esse software suck mesmo. Onde trabalho tenho que instalar num servidor windows 2003 com terminal services só para os coordenadores poderem usá-lo a partir de máquinas linux via rdesktop (RDP). Aí uns acabam instalando nos seus notebooks com windows OEM e desistem do uso remoto.
É o cúmulo desenvolver um programa em java para ser monoplataforma... É o que eu digo, faltam no Brasil programadores habilitados a programar para linux, unix ou qualquer outro sistema não windows, isso em qualquer linguagem de programação.