Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

InfomediaTV na LinuxWorld: CodigoLivre e a importância dos repositórios

Rubens Queiroz, nosso colega do Dicas-L, está na LinuxWorld Brasil e deu declarações à InfomediaTV. Segue transcrição.

A possibilidade de acesso ao trabalho realizado previamente é um dos pilares do desenvolvimento Open Source. Isso permite que profissionais dêem continuidade a projetos evitando a duplicidade de esforços. Para que a proposta se efetive, porém, é necessário a existência de repositórios como o Código Livre.

Segundo o site www.codigolivre.org.br, é um “serviço gratuito para desenvolvedores em Software Livre oferecendo fácil acesso a CVS, listas, controle de bugs, quadro de mensagens/fóruns, gerenciador de tarefas, hospedagem, arquivamento permanente de arquivos, backups completos e administração totalmente baseado na web”.

Segundo Rubens Queiroz de Almeida, mantenedor do Código Livre, o desafio de repositórios é canalizar a energia criativa da comunidade. “São doze mil participantes, com mil e seiscentos projetos em desenvolvimento”.

Iniciado na Univates, centro universitário localizado no interior do Rio Grande do Sul, o Código Livre atualmente está hospedado pela Unicamp. O acesso ao seus servidores, atualmente, ocupa mais da metade da banda de internet reservada à univesidade.


Em tempos de anúncio de repositórios da Microsoft para fomentar o desenvolvimento de código aberto, é especialmente importante conhecer e valorizar os recursos da comunidade aberta.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004