Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Jonathan Schwartz afirma que possibilidade de liberação do código do Java pela GPL continua em aberto

Jonathan Schwartz, disse semana passada em seu blog, que existe a possibilidade do Java ser GPL. Ele diz que estão fazendo um grande progesso, abrindo o código do Java. Seu post original pode ser encontrado aqui.” A nota foi enviada por Renan Rangel (rvr777Θgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Tradução livre do trecho relevante:


Mas em resumo, uma semana excelente - estamos agora fazendo progressos sérios na abertura do código do Java (e apesar dos cínicos, usar uma licença GPL *está* completamente na mesa) ao mesmo tempo em que focalizamos o debate no que mais importa: não o acesso a linhas de código (isso já está disponível), mas na garantia de compatibilidade.



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
sem rodeios: libera logo essa porra!

"o acesso a linhas de código (isso já está disponível)"

já está disponível há muito tempo! só olhar e não poder tocar é terrível como qualquer adolescente pode aferir.

e libere sob a GPL para proteger o código de aproveitadores. GPL e Java seria uma aliança fantástica. Talvez até tornasse o JIX do Copérnico algo mais plausível... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Peter Parker
Concordo: Só teria a acrescentar ao Java.
Comentário de Copernico Vespucio
se é pra abrir...: Se abrir, mas abrir direito, sem virar uma "casa da mãe Java", não me oponho.

Eu, particularmente, continuo "cínico", de certa forma. A GPL é ótima, mas na minha opinião ela não tem todas as proteções que a plataforma precisa.

Eu realmente espero que o bom senso fale mais alto que a vontade de fazer marketing. E que essa aberture não termine em uma medida ingênua.

Eu ainda acho que a Sun é uma empresa conservadora. O conservadorismo tem seus defeitos, mas uma de suas qualidades é o bom senso.

Vamos ver pra onde a corrente vai. No fim, confio que vai sair um bom trabalho.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004