Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Código fonte do Dillo FLTK2 é liberado


“Finalmente o código fonte do Dillo FLTK2 foi liberado. As vantagens da versão FLTK sobre a versão antiga (GTK1) são: tamanho reduzido, suporte a internacionalização, melhor suporte a fontes com anti-aliasing, entre outras. Assim o Dillo passa a ser uma ótima opção para aplicações embarcadas com pouca quantidade de memória, principalmente celulares e smartphone de baixo custo. Coincidência ou não, amanhã completa 1 (um) ano da campanha para liberar o código fonte do Dillo FTLK.”


Enviado por Alan Carvalho de Assis (acassisΘgmail·com) - referência (lists.auriga.wearlab.de).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
Embora não tenha conseguido: Embora não tenha conseguido compilar (encontrei o mesmo problema que o relatado em [1] para 64-bits), é muito bem-vinda esta decisão em direção ao FLTK2 em vez de insistir com o velho GTK+1 ou optar pelo pesadão GTK+2.

Espero que ao mesmo tempo o Dillo consiga atrair força de trabalho suficiente para avançar na implementação de padrões W3C, sem obviamente cair na tentação de querer implementar funcionalidades além das estritamente necessárias.

Infelizmente o valor do Dillo é subestimado. Apesar de toda essa explosão de sistemas embutidos ou simplesmente o nicho de navegadores (super) leves em Desktop, o Dillo é mantido praticamente por um único desenvolvedor. Ou seja, há um monte de gente graúda envolvida (empresas, distribuições), mas efetivamente nenhum grande esforço, seja no desenvolvimento ou suporte financeiro --assistam a apresentação do Dillo no LSM 2005 (http://www.dillo.org/lsm2005/).

Enquanto isso não temos uma opção viável e livre de navegador entre Lynx e afins e os Firefox/Seamonkey/Konqueror. Ou seja, ou temos algo extremamente leve e pouquíssimo funcional ou temos navegadores "completos" mas pesadões. Este meio termo já deveria ter sido alcançado pelo Dillo, mas ainda resta suportar corretamente CSS, frames, Javascript, suporte a plugins e SSL.

1. http://lists.auriga.wearlab.de/pipermail/dillo-dev/2007-October/003232.html
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004