“A revista Nova Escola de junho/julho 2007 trouxe uma matéria (apenas na versão impressa) sobre a experiência do projeto piloto do Um Computador por Aluno (UCA) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, sob a coordenação do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS.
Assim como os vídeos divulgados pelo projeto One Laptop Per Child, o artigo revela que as aulas se tornaram muito mais interativas, e o interesse dos alunos aumentou: Na hora de apresentar os resultados, ninguém ficou estático, só ouvindo os colegas falarem. O grupo da platéia checava as informações que estavam sendo apresentadas em sites de busca como o Google para complementar a pesquisa exibida. A colaboração entre alunos e professores é realizada através do Amadis, um portal desenvolvido desde 2002 pelo LEC com base na Pedagogia de Projetos.
Em nenhum momento a reportagem falou sobre o software incluído, apesar das imagens do laptop XO mostrarem uma interface completamente inovadora. Considero isso uma injustiça desmedida, já que o movimento do Software Livre sempre lutou pela inclusão digital, e o projeto UCA usou de software livre desde sua concepção. Coincidência ou não, essa é a mesma edição em que a revista anunciou uma parceria entre a Fundação Victor Civita e a Microsoft Brasil, resultando num portal de comunidades de Educação para aglutinar os professores do país.
A matéria nem mesmo acertou o nome do portal Amadis: [...] ambiente Amabilis - uma espécie de Orkut educativo [...].
Para quem quiser mais informações, sugiro navegar pelo site do LEC ou acompanhar o blog dos pilotos do projeto UCA.”