Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

CNet: todas as distribuições são criadas igualmente?

Matt Asay publicou na CNet um interessante posicionamento sobre as distribuições de Linux, abordando especialmente as mais populares. Segundo ele, Linux é Linux é Linux, e há cada vez mais em comum entre as distribuições básicas dele.



Eu acrescento: como se fossem irmãs gêmeas, elas têm similaridades que saltam aos olhos, e também diferenças fundamentais. Mas o Matt vai além em sua análise (citando Brian Profitt e aproximando-se do que prega Ian Murdock, fundador do Debian, segundo ele): "Penso que as distribuições estão ficando cada vez mais similares em sua construção, e as diferenças entre elas tão sutis, que a própria noção de superioridade de distribuições está se tornando duvidosa."

Claro que algumas são mais iguais que as outras. Quando aplicado a conjuntos restritos, como (Red Hat Enterprise, CentOS e Oracle Linux), ou (SUSE Enterprise, Red Hat Enterprise), ou mesmo (Debian, Ubuntu, Linux Mint), podemos encontrar menos diferenças internas do que se abríssemos um pouco mais o leque. Mas mesmo em boa parte dos casos em que há diferenciação profunda, as diferenças já foram maiores no passado.

Pontos interessantes para refletir.

Saiba mais (blogs.cnet.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Não é mais como era antigamente...: O problema é que logo que uma distro faz sucesso, já vem centenas querendo criar uma nova baseada nela. Um exemplo é o Ubuntu. Agora distros como linspire - acho que é - que antes tinham como base outras distros, decidem pegar o ubuntu e "dar uma personalizada". N?o testei esta que citei, mas acho que dá par saber como funciona a coisa.
Que nem o gOS, que é só o Ubuntu com o enlightenment instalado - tá, umas frescurinhas a mais no Desktop, uma tela de boot diferente, e assim vai -, mas só mudanças superficiais!

Por isso estão ficando cada vez mais parecidas: por serem "a mesma coisa".

No passado, com o tempo estas distros com base comum iam se diferenciando. Foi assim com a RedHat que deu origem à Mandrake e Conectiva.

Ou O Debian que deu origem ao Ubuntu, Knoppix e tal. Hoje elas são distros diferentes entre si (com exceção da Mandrake e Conectiva ;-)).

Aí sempre que a versão da distro base é atualizada, o pessoal pega esta nova versão como base, "começando tudo do zero". Por isso nunca saem do lugar. Não buscam um diferencial.

Não sou à favor de uma uniformização total das distros, onde no final uma reinariam absoluta - embora vários usuários desta distro que vocês estão pensando queiram :-). Mas sou a favor de, quando você está descontente com uma distro, em vez de ramificar ela, que tal sugerir uma mudança? Ou então implementar esta mudança no seu micro, e distribuí-la como se fosse um "patch", para quem quisesse usar. Um script ou sei lá o que.

Mas não inflar ainda mais o ranking do distrowatch hauahua.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Grobsch
Em livecds é maior a diferença...: Slackware e Debian tem tanto em comum quanto uma girafa e um hipopótamo... hehe
As diferenças continuam grandes, e não me refiro a costumizações, e sim sistema de boot, gerenciamento de pacotes, etc... A única coisa que se tornou mais parecida foi a inclusão do KDE na pasta /usr, entretanto o próprio Patrick começa a seguir algumas indicações/sugestões da FSF.

Agora, em se tratando de livecds a diferença aumenta significativamente.

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Wallacy
Essa imagem ilustra um pouco do que você falou.: A linha do tempo das distribuições Linux


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de tenchi
Seria o Slackware um hipopótamo? hauahua: E até agora não entendi o porque disso.. Estava tão bom em /opt/ ;-)
Facilitava a localização das coisas e tudo mais. E ainda facilitava usar programas de versões anteriores do Slack funcionarem no 12. Agora ainda dá em alguns casos, mas na maioria, só recompilando com --prefix=/usr.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de thomaz
Quem são as loiras?: Quem são as loiras?
Comentário de ceti
Acho que conheço uma!: A loura da esquerda não é a Rachel do seriado Friends?

long live rock!
Comentário de Clésio Luiz
No final dá no mesmo: Todas as distros Linux usam os mesmos programas e as mesmas interfaces, só com cores diferentes. Uns tem uns aplicativos a mais, outros a menos, mas todo mundo usa OOo, Firefox e Amarok. Claro que tem gente usando outras coisas (eu uso Konqueror) mas no final, na hora de usar o SO para produzir, é tudo farinha do mesmo saco. Mesmo as distros horrorosas que vem nos Pcs populares, na hora de usar os programas, fazem a mesma coisa do Ubuntu ou Slackware: abre o OOo pra fazer um texto ou planilha, e usa o Firefox pra navegar na net.
Quem vê diferença nas distros GNU/Linux são só os nerds como nós que procuram saber como o bixo funciona. Pro usuário final é tudo igual.



"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de tenchi
O que os nerds nã vêem...: Não sejamos tão radicais assim. Diferenças existem. Eu mesmo aqui em casa - slackware - consigo abrir vários tipos de imagens vetoriais no karbon14, aplicativo de criação de imagens vetoriais da suíte Koffice. Com ele eu exporto e importo vários formatos (treze ao todo, que vão desde svg, eps, png até arquivos do Adobe Illustrator). Mas no Fedora (8) que instalei numa máquina onde estudo, com o mesmo Kofice, o karbon só abre o seu formato nativo. Nenhum outro funciona, nem SVG! Ou seja: ele provavelmente foi compilado de uma maneira diferente daquela que foi compilada no Slack.
Ou então o mesmo fedora - com interface GNOME - e o Ubuntu Gusty. No primeiro, as opções de configuração da aparência são mais abundantes que no ubuntu. Veja também a diferença nos diálogos de finalização da sessão, que no Ubuntu é todo redesenhado.

Mas, como vc disse, isso só os Nerds mesmo vêem ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Herbert Hubert
GOSTOSAS: Quem são eu não sei, mas que são maravilhosas isso são!!!
Comentário de Os mussarellas
Usando o sétimo sentido...: Acho que são as gêmeas do nado sincronizado que participaram dos últimos jogos panamericanos: Bianca e Branca Feres
Elas não aceitaram posar para a Playboy...infelizmente.
Comentário de Solon
Loiras: As loiras são as gêmeas do nado sincronizado, Beatriz e Bianca.
Comentário de Grobsch
Acho que para unificar...: Como disse, o Patrick está ajustando a distribuição a algumas indicações da FSF, acho que mudar o KDE pra usr tenha a ver com isso... ele chegou a pensar em adotar .rpm, ainda bem que parou com essa idéia. Pessoalmente, espero que jamais abandone o padrão .tgz.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de alsampaio
É impressão minha ou virou: É impressão minha ou virou moda colocar mulheres bonitas nas notícias pra evitar que os usuários as leiam?

Ô loco!
Comentário de tenchi
Só impressão mesmo.: Só impressão mesmo.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tiaggs
Bom: [off]
pelo menos quando tiver noticias de guerra de patentes da MS não vão colocar aquelas fotos escrotas do Ballmer hehe[/off]
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004