Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Vai criar um site ou blog? Veja a seleção de softwares de CMS da revista Linux Format


E o melhor: são todos livres e gratuitos. Escolher um CMS - o software que você instala no seu servidor e que gerencia o visual dele, o conteúdo e outros aspectos da sua manutenção - é uma decisão crucial, e muitas vezes tomada sem conhecimento de causa. Softwares de instalação simplificada, como o Wordpress (uma das escolhas mais populares para blogs) muitas vezes são até mesmo instalados automaticamente pelos provedores, e são excelentes escolhas para a maioria dos casos.

Mas às vezes você precisa de opções a mais, para um site de maior porte, para algo que vá além de um blog, ou para ter acesso a algum recurso específico. E como as opções em CMS livres com recursos que superam às necessidades mais comuns dos blogs não faltam, a Linux Format publicou na sua edição de janeiro, que recebi na virada do ano, uma seleção (com notas e conceitos) de alguns dos principais nomes nesta arena.

Para ver a lista detalhada você vai precisar olhar a revista, mas eis um resumão expresso, em ordem decrescente da nota dada pelos editores:


  1. Drupal (nota 9) - Este foi o escolhido da redação da Linux Format, e é também o CMS por trás do BR-Linux desde o final de 2005. A conclusão da revista cabe em uma frase, colocada como legenda da matéria: "Simples o suficiente para um blog, poderoso o suficiente para um portal de alto tráfego". Segundo a matéria, o Drupal define os padrões para diversos outros CMSs de código aberto, e continua a manter-se à frente.
  2. Joomla (nota 9) - Segundo os editores da Linux Format, o Joomla - nascido de um fork bastante barulhento há cerca de um ano, quando a maioria dos desenvolvedores originais abandonaram o Mambo e fundaram um novo projeto a partir da base de código existente - começa a superar o impulso do Mambo original, enquanto começa a divergir na aparência, interação e no número de módulos desenvolvidos e mantidos pela comunidade.
  3. Mambo (nota 8) - Descrito como um CMS muito amigável com os seus usuários (fácil de instalar, inclusive), o método de instalação de módulos e a documentação foram muito elogiados, mas ao mesmo tempo a ausência de versionamento e de cache interno de conteúdo fizeram os editores não recomendarem o Mambo como solução para sites de maior porte. Para um site com o volume de conteúdo e de acessos diários do BR-Linux, por exemplo, ambas as características são essenciais.
  4. Typo3 (nota 7) - O foco do Typo3 é o conteúdo, sem a preocupação em facilitar a participação dos usuários, como é o usual nos CMSs populares entre os blogueiros. Ele foi elogiado pela qualidade dos sites montados com ele, mas a usabilidade por parte dos desenvolvedores e administradores foi bastante criticada.
  5. Plone (nota 6) - A flexibildade do Zope e do Python foram bastante elogiadas, mas a curva de aprendizagem por fugir do modelo tradicional LAMP (o Plone depende da disponibilidade do Zope no servidor) e a complexidade com que se deparam novos administradores e desenvolvedores de conteúdo fizeram a pontuação se reduzir. Claro que isto conta pontos a favor de quem domina o Plone, entretanto, já que o mercado parece gostar dele ;-)
  6. Midgard (nota 6) - se destaca pela simplicidade de operação, mas a ausência de alguns recursos comuns e o processo pouco usual de instalação e alteração fizeram perder pontos. Mas para sites de tráfego incomumente alto, o seu funcionamento como um módulo binário do Apache pode fazer do Midgard uma boa opção.


Agora é só escolher! Veja também: The CMS Matrix.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rafael Slonik
Wp: Acredito que o Wordpress deveria estar nessa lista. Mesmo origialmente sendo uma plataforma "blog" ele pode ser usado tranquilamente como CMS.

A documentação disponível no site oficial é um espetáculo a parte. O sistema é muito maleável e trabalha a partir de template tags para facilitar a construção de layout.

Além disso tem uma comunidade enorme e milhares de plugins disponíveis. Dá de 10 a 0 no Joomla e no Drupal.
Comentário de brain
Wordpress: Rafael, o Wordpress figurou em uma matéria anterior, específica sobre blogs.

Para blogs realmente ele dá um banho, especialmente se considerado em conjunto com seus plugins. Para outras categorias de sites, incluindo portais, outras soluções dão um banho também.

O cache interno de páginas pré-processadas para usuários anônimos, o versionamento e os comentários organizados em árvore (threads), por exemplo, são características nativas do Drupal que me fizeram optar por ele para o BR-Linux, site de alto tráfego, grande volume de notícias (editadas constantemente) e discussões constantes sobre elas.

Mas o Wordpress está avançando inclusive nessa área, o novo plugin de cache dele, por exemplo, quase rivaliza com o cache nativo do Drupal, e ajuda a resistir a picos de tráfego até mesmo em servidores compartilhados.
Comentário de edivaldo
Cache no Joomla: O Joomla tambem tem suporte a cache, porém, precisa ser ativado pelo administrador.
Comentário de abacabb
E o modx?: E o modx? Tenho testado ele e estou achando muito bom!
Comentário de Walter Cruz
b2evolution: Senti falta do b2evolution na lista!

http://b2evolution.net

[]'s
- Walter

Comentário de Sonolento
O Wp não tem suporte a: O Wp não tem suporte a banco de dados, só ao tal de mySql >:).

Está prometido pra ter suporte ao PostgreSQL na próxima versão, daí passa a ser considerável.



Malditos sejam os desenvolvedores de PHP que saem usando mysql direto, o PHP já tem faz um tempo funções para abstrair o banco sendo usado. Claro, depois de ter um projeto grande todo grudado a um banco específico, complica converter. Se tudo feito pensado desde o início, muito melhor.
Comentário de manoelpinho
Joomla & Mambo: Realmente tanto o Joomla quanto o Mambo têm sim a opção de ligar o cache e isso é feito de maneira muito fácil no painel de administração.

Uso o Joomla (e antes o Mambo) desde o início e recomendo a quem precisa de um CMS poderoso e de administração tremendamente fácil e amigável. Há também várias empresas que fazem plugins e templates com aparência profissional para quem precisar fazer um site com ar mais profissional mas não tem dom artístico ou conhecimento para fazer templates.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de xThiAg0
Documentação do Wordpress é Excelente!: Como o Rafael citou acima, a documentação do WordPress é realmente impressionante. Até hoje não vi nenhum outro CMS com uma documentação tão bem feita e volumosa como a do WordPress. Sem falar que exite plugins para "quase tudo".
Acredito que outros CMS deveriam focar-se também na documentação, e não apenas em fazer o sistema bom e jogar no ar e deixar o povo aprender sozinho.

Abraços!
Comentário de Leo Paiva
Augusto,: Augusto,

E antes do Drupal? O BR-Linux rodava que sistema?

Estou preparando um novo site e talvez use o Drupal... No início será apenas um blog, mas espero um crescimento bom de tráfego daqui a algum tempo...

Só não me decidi pelo Drupal, pois não encontro quem faça um bom design para ele...

Se tiver alguma sugestão :)

Abraços,
Leo Paiva
Comentário de hamacker
O único ponto negativo para: O único ponto negativo para o Mambo/Joomla é o desenvolvimento, ele é muito mais complexo para um programador PHP, além de usar o PHP praticamente usando apenas classes, também tem que saber separar layout de página da programação, dividindo CSS/HTML/PHP. Mas enfim, é apenas uma métodologia diferente de programação.

Outros CMS podem não ser tão atrativos, mas são bem menos complexos no quesito "programação".
Comentário de brain
Antes do Drupal: Leo, antes do Drupal eu não tinha acesso a nenhum servidor SQL, então usava o Movable Type, o único que eu conhecia com suporte ao Berkeley DB. Mas não recomendo ele hoje, porque não é código aberto.

Os temas do Drupal não são difíceis de desenvolver, mas para ir além da simples alteração no visual, o designer precisa saber PHP, ou no mínimo conhecer (ou aprender a usar) o phptemplate.

Se você quer simplicidade (no bom sentido), eu recomendo o Wordpress. Foi a minha escolha no Efetividade.net, que não precisa dos recursos que o Drupal oferece.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004