A única alternativa que encontro é na hora de comprar um hardware procurar marcas que sei que existem drivers para minha distro e que já venha pelo menos com menção ao linux. Só que aí esbarra nos dispositivos mais especificos, para um Palm voce praticamente só terá a comunicação simples com o PC (esqueça aqueles trocentos aplicativos bacanas que todo mundo usa na lista de discussões, alguns não funcionarão nem no emulador) que dependendo da Distro é um parto, para cameras digitais voce só poderá baixar as imagens para trabalhar no PC que para um usuário que gosta de todos aqueles softwares que vem com elas é limitante, enfim, por aí vai.
Não adianta a desculpinha nerd de que: - dane-se! Linux é para quem sabe! Isso é tão infantil como idiota. É fuga por falta de argumentos, precisamos da popularização do linux para que as fabricantes facilitem nossa vida e de quem usa o software livre, precisamos de um linux maduro mas tambem usável para quem não tem a TI como um fim e sim como meio.
Existem distros como o Ubuntu que vem para contornar esse problema, mas ainda falta a popularização do linux para facilitar o combate ao preconceito e a discriminação.
Ainda existem os que criticam distros como Ubuntu mas essas pessoas são contra qualquer coisa que não seja do gosto delas, são pequenos totalitários que não defendem a liberdade dos outros e só encontram uma forma de serem livres, sendo o opressor!
* Alguém poderia descobrir um combustível barato e menos poluente. Até existem estórias na internet sobre um brasileiro que teria inventado um modo de como fazer um motor comum funcionar com algo que não fosse gasolina ou álcool e ele nunca mais foi visto depois de ter divulgado a descoberta.
Eu chamo esse povo de "Oba-Oba", que são os excluídos socialmente que encontraram no Linux uma forma de ser diferente. :)
E nem todo mundo gosta da masturbação mental de se mexer com linux, esses dias fiquei meia hora pra trocar o layout do meu teclado no X, uma merda!