Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Classmate PC da Intel - com Linux - está bem na foto

A Sandra Carvalho, responsável pela redação da Info, pegou um Classmate PC, o notebook de baixo custo da Intel voltado para uso na educação, para realizar pessoalmente alguns testes. E o resultado foi bastante positivo. Ela relata: "Desde ontem estou andando com um Classmate nas mãos, um protótipo da própria Intel que está 100% funcional. Ainda não vi um único bug. A maquinha é ultra-robusta, de um plástico meio emborrachado, própria para resistir aos trancos de crianças de 6, 7 anos de idade até adolescentes de 14, 15 anos, seu alvo."



A configuração de hardware e a lista de aplicativos básicos é mesmo promissora: "Celeron de 900 MHz, memória Flash de 2 GB, Wi-Fi embutido, aplicativos contra furto, gestão de aula e filtro de conteúdo."

Atualmente a Intel já confirma a compatibilidade da máquina com o Metasys Linux, o Mandriva Linux e o Windows XP Pro.

O custo está perto dos 400 dólares, o que traz imediatamente à mente a comparação com os 100 euros do OLPC, por mais que os projetos educacionais sejam completamente diferentes. Mas a Sandra Carvalho menciona que o Classmate no momento está na frente: já tem acordos com 2 empresas brasileiras para montar localmente os micros, e seu protótipo "está perfeitamente acabado, com recursos matadores para a sala de aula."

Que vença o melhor!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
Eu o desaprovo a compra: Eu o desaprovo a compra deste equipamento, ele e muito caro, um notebook de baixo custo custa 600 dólares, outra questão é que esse notebook será usado para criar mais usuários zumbis da MS.
Comentário de Alex Rodrigues
Desaprovo também.: O valor é alto demais para o nosso padrão e o mais importante falta uma ferramenta como o Sugar_EToys e nem é garantido que os programas sejam Open Source o que acarretaria mais custos e não quebrariamos o ciclo de dependência da MS.

Intel, dá um tempo...

Alex
Comentário de olhovivo
Totalmente desaprovado!!!: Totalmente desaprovado!!!

Se o objetivo fosse verdadeiramente a educação tanto a OLPC quanto a INTEL deveriam se unir,juntar forças,juntar os 2 projetos para daí nascer algo realmente útil e,não reinventar a roda,bom barato e funcional beneficiando as crianças carentes e excluídas de todo o mundo.O que vemos é uma disputa inútil que só beneficia a eles mesmos.Além disso o projeto deveria ser conduzido tendo como premissa básica apenas software livre,não por ideologia mas por viabilidade econômica e educacional,mas para isso a comunidade deveria participar no desenvolvimento do projeto,principalmente os desenvolvedores de software livre.Nota zero para a INTEL,nota zero para a OLPC!
Comentário de Hion
Também quero... :):
"A configuração de hardware e a lista de aplicativos básicos é mesmo promissora: "Celeron de 900 MHz, memória Flash de 2 GB, Wi-Fi embutido, aplicativos contra furto..."

"o Classmate funcionará também com Linux da Metasys (empresa mineira) que atualmente é baseado no Open SUSE, ou com o Mandriva (o pingüim resultante da fusão da Mandrake francesa com a brasileira Conectiva). "

Pô, vou querer um tb :)

tá melhor que o meu velho PC,
um Pentiun III 866, com 192 de ram...

Comentário de eje del mal
Pede pro Paulo Coelho: Pede para ele comprar uns no Carrefour da Galicia, sai por uns R$2000,00 e está umas 3 ou 4 gerações a frente dos nacionais, só veremos igual daqui a uns 2 anos.

http://www.tecnologia.carrefour.es/electronic.asp?Query=NextLevelPage&ProdTypeId=13&CatId=1004040
Comentário de popolony2k
MetaSys....: ...é empresa mineira, mas seu Linux não é baseado no SUSE e sim no Fedora Core.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
A OLPC está com a .....: ....AMD !!

Os processadores dos OLPC's é o Geode da AMD.

Quanto ao Notebook da Intel, desaprovo pelo simples fato de incentivar o monopólio da M$.

No principio seu software poderia vir até com preços acessíveis, mas a história nos mostra que a médio e longo prazo a empresa de Redmond tende a amarrar seus produtos e a encarecer absurdamente o valor dos mesmos, sem contar que a cultura M$ seria ampliada com esse notebook.

A Intel errou feio em sua estratégia !!!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Sem contar os comentários tendenciosos ....: ...da autor da matéria !!!

"O custo está perto dos 400 dólares, o que traz imediatamente à mente a comparação com os 100 euros do OLPC, por mais que os projetos educacionais sejam completamente diferentes."

Tentando justificar o valor do mesmo !! Pelo que eu saiba o OLPC é U$140 (Dolares - inicialmente 100 dolares).

"...está perfeitamente acabado, com recursos matadores para a sala de aula."

Sim...tô vendo o "recurso matador" bem na tela dele (WinXP) !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Morvan
Quatrocentos Dólares?: ... Este valor corrompe totalmente o espírito da empreitada. A não ser que o foco não seja o acesso digital, e sim quem tem mais recursos. U$ 400.00 são uma fortuna, aqui, na África irmã e até mesmo para os estadunidenses! Como já vários postantes lembraram, ademais, é mais uma dobradinha "WIntel"!!! Com esta dobradinha, barateamento significa, apenas,criação intensiva das "Blattariae" (barata doméstica, cucuracha). Nada a ver com preços.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Marcelo Ulianov
Eu vou dizer, e vcs vão me: Eu vou dizer, e vcs vão me malhar, mas... 400 dólares é um ótimo valor. Mas não existe comparação com o laptop da OLPC, simplesmente pq esse aqui não vai ser dado de graça. Vcs esquecem que EDUCAÇÃO não significa " sou pobrezinho,não tenho grana e preciso de uma esmolinha" ! Existe um público que pode pagar, e é esse o público alvo desse equipamento. Achei ótimo que existe a opção de usar o Mandriva, els poderiam simplesmente limitar o uso ao XP e ja era ! Ele me lembra o eMate da Apple, um precursor desses laptops " educacionais". Gostei, e se realmente começarem a vender, vou querer um pra mim.


Comentário de Ted I/O
Defina matadores e arrasadora: Ai, ai... vai ver eu faço parte dos linuxistas vocais que anda por aí. Vai ver seja essa minha antipatia com os artigos que fazem analise de produtos e que parecem ser a única razão, ou a mais importante, para muita revista continuar a existir. Vai ver eu tou ficando velho, ranzinza, implicante e saudoso demais com uma época em que artigos de informática eram escritos por gente com mais dom para hacker do que para jornalista. Menos mal se nas próximas edições da revista não vierem anúncios de página inteira, possivelmente na contra-capa, de uma empresa que está sempre inside e da qual eu até gosto.

Uma coisa tenho que admitir, há uma linha muito tênue entre ser leviano e fazer uma crítica justa a respeito do texto da Sandra Carvalho. Ainda assim, é também muito difícil não reavivar na memória o que disse o Augusto algumas semanas atrás ao comentar uma notícia e que o Morimoto também endossou.

Eu, é bem verdade, ainda nem passei perto de qualquer das opções em avaliação pelo governo brasileiro. Mas ainda que reconhecidamente em desvantagem para tratar o assunto é difícil ler isto, isto, isto e tantos outros relatos e não achar curiosas conclusões como esta:

A seu favor, o Classmate não tem o preço, mas tem qualidade. Enquanto o laptop da OLPC parece um protótipo ainda cru, pelo que pudemos ver no INFOLAB até agora, o notebook da Intel está perfeitamente acabado, com recursos matadores para a sala de aula.


ainda mais quando acompanhadas de frases causadoras de grande impacto, mas que parecem saídas de um folheto de publicidade e carecem de mais informação:

Seu ponto forte é uma eficiência arrasadora.

...um protótipo da própria Intel que está 100% funcional. Ainda não vi um único bug.


Ahh! E o preço? Provavelmente esta contando com que o Linux seja distribuído com essas máquinas, ou será que com o XP Profissional os 400 dólares se mantêm? Vem mais algum aplicativo que valha mencionar e que não acrescente algumas patacas ao custo do produto, antivirus talvez? De qualquer modo a questão é outra, não estaria a jornalista testando uma coisa e falando de outra?

Digo isso, porque fiquei com impressão que não são necessárias muitas adaptações ao SO para rodar no Classmate, a ferramenta é a mesma: um computador portátil, mas com especificações que visão baratear o custo do produto. Já o XO, está sendo pensado como um instrumento de ensino. Não é só mais um computador na mão de cada criança, parte dos aplicativos, a maneira como as máquinas irão interagir umas com as outras e mesmo a sua interface está sendo desenvolvida levando em conta as necessidades em que irá operar. Software e hardware estão sendo pensados em conjunto. Certamente, muito software terá que ser criado e adaptado aos variados objetivos que se quer alcançar o que não ficará a cargo do OLPC, mas isso é bem diferente de um portátil genérico baratinho.

Seja lá a escolha que for feita, para ser sincero, até enxergo com certo ceticismo o aproveitamento político que se faz do uso de computadores nas escolas como se fossem a solução para todos os males da educação. Em última instância acredito que o sucesso de um projeto como esses depende sempre mais do educador do que da máquina.
Comentário de manoelpinho
Espaço para mais de um: Dependendo das intenções do governo acho que há espaço sim para o OLPC e também para esse Classmate ou para outros laptops especiais.

O OLPC parece mais apropriado para crianças menores por causa das dimensões, menor custo, recursos inéditos e pela interface Sugar e o Classmate, que é mais parecido com um notebook convencional, poderia ser usado por exemplo para alunos do ensimo médio (segundo grau) ou séries mais avançadas do ensino fundamental (primeiro grau). Essas escolhas dependeriam muito mais dos softwares didáticos que fossem produzidos e da política de ensino governamental do que do preço do hardware.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Lucio Lima
Vamos acordar gente...: Notebook Toshiba A 130 Windows Vista Home Basic, Intel Celeron M430 1.73Ghz, 512 MB DDR2, HD 60Gb Sata, CD-RW/DVD-ROM, Video ATI Radeon X200M Widescreen 15,4'', Wireless, Lan, tudo isso por U$ 599,00 em qualquer buteco no Tio Sam, alguém acha barato este porjeto de PC por U$ 400,00 ???? Fala Sério, isso é um roubo. O preço não poderia chegar a U$ 250,00.
Comentário de José Antonio Meira da Rocha
O que Intelessa é o hoax: Se a Intel estivesse levando a sério esse negócio de projeto educacional, não teria perdido para a OLPC a melhor engenheira de telas do mundo, Mary Lou Jepsen. E, definitivamente: OLPC NÃO É PROJETO DE LAPTOP, É PROJETO EDUCACIONAL COM SÓLIDA PEDAGOGIA POR TRÁS. Projetar laptop é fácil, brasileiro também faz.
Comentário de curioso
MetaSys: "– o Classmate funcionará também com Linux da Metasys (empresa mineira) que 'atualmente' é baseado no Open SUSE"

Vi um PC desses populares (FlexPC acho) em outubro/novembro, e a versão do MetaSys que vinha junto a máquina realmente lembra muito o Fedora (Bootsplash, tema bluecurve, init cheio de [OK] verdes, etc...).

Mas pela notícia eles estão migrando a base para OpenSUSE.

Comentário de curioso
MetaSys: "– o Classmate funcionará também com Linux da Metasys (empresa mineira) que 'atualmente' é baseado no Open SUSE"

Vi um PC desses populares (FlexPC acho) em outubro/novembro, e a versão do MetaSys que vinha junto a máquina realmente lembra muito o Fedora (Bootsplash, tema bluecurve, init cheio de [OK] verdes, etc...).

Mas pela notícia parece que eles estão migrando a base para OpenSUSE.

Comentário de maiconfaria
Espero que não haja: Espero que não haja pedagogas por traz, imaginem um processador que não sabe operar com pontos flutuantes!!
Comentário de Marcelo Ulianov
brasileiro também faz ?: xenófoba essa tua frase hein ???
Comentário de maiconfaria
xenófobia ? infelizmente: xenófobia ? infelizmente existem pedagogas em todas as partes, não posso considera-la xenofobica.
Comentário de Morvan
Há PEDAGOGOS por TRÁS: ... A palavra pedagogo, por rigor da gramática, há de ser empregada no masculino (o masculino tem precedência lingüística, em se tratando de número / gênero)! Trás é com "S" e ACENTO - é um monossílabo tônico. E eu sou pedagogo e não me considero tão inepto como você, deseducadamente insinua. Infelizmente, alguns posts aqui e algures não agregam, só agridem. Mas são as dores do pluralismo. E eu sou plural e sei que Brain também o é. Viva a diversidade...
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Marcelo APJ
A Intel quer é Vender.: Acontece que a Intel tem as intenções simplesmente comerciais, ela quer simplesmente "abocanhar" o mercado de estudantes com os laptops de baixo custo, e se o SO utilizado sera (ru)Windows ou Linux é apenas a escolha do comprador,
Eu aprovo o projeto, e seria muto bom que os Laptops tivessem um controle, não um controle para Restringir a instalação do Windows, mas um controle pra impedir a instalação do Windows pirata, ai sim o povo ia começar a sentir a diferença.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004