A Sandra Carvalho, responsável pela redação da Info, pegou um Classmate PC, o notebook de baixo custo da Intel voltado para uso na educação, para realizar pessoalmente alguns testes. E o resultado foi bastante positivo. Ela
relata: "Desde ontem estou andando com um Classmate nas mãos, um protótipo da própria Intel que está 100% funcional. Ainda não vi um único bug. A maquinha é ultra-robusta, de um plástico meio emborrachado, própria para resistir aos trancos de crianças de 6, 7 anos de idade até adolescentes de 14, 15 anos, seu alvo."
A configuração de hardware e a lista de aplicativos básicos é mesmo promissora: "Celeron de 900 MHz, memória Flash de 2 GB, Wi-Fi embutido, aplicativos contra furto, gestão de aula e filtro de conteúdo."
Atualmente a Intel já confirma a compatibilidade da máquina com o Metasys Linux, o Mandriva Linux e o Windows XP Pro.
O custo está perto dos 400 dólares, o que traz imediatamente à mente a comparação com os 100 euros do OLPC, por mais que os projetos educacionais sejam completamente diferentes. Mas a Sandra Carvalho menciona que o Classmate no momento está na frente: já tem acordos com 2 empresas brasileiras para montar localmente os micros, e seu protótipo "está perfeitamente acabado, com recursos matadores para a sala de aula."
Que vença o melhor!