Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Intel e Asustek anunciam Classmate PC a US$ 199


“O IDG Now noticia: Na Computex, fabricantes se unem para notebook de baixo custo a US$ 199 que levará marca ClassMate PC e chegará aos consumidores. A fabricante de hardware de Taiwan Asustek está trabalhando com a Intel em uma linha de notebooks de baixo custo de até 199 dólares, de acordo com um dos principais executivos da empresa. A nova linha de notebooks é voltada para estudantes e usuários comuns em países emergentes.



Os novos portáteis são similares ao ClassMate PC, linha de máquinas de baixo custo voltada para colégios em países pobres. Os notebooks terão chip Intel, tela com sete polegadas ou dez polegadas, acesso a redes Wi-Fi, disco de armazenamento em estado sólido e poderão ter Windows ou Linux.

O preço sugerido pelo portátil de baixo custo da Asustek não está longe da cifra estimada pelo grupo One Laptop per Child para a primeira carga de notebooks educacionais XO. Em abril, a OLPC aumentou o preço do equipamento, chamado de XO, dos 100 dólares pelos quais ficou conhecido para 175 dólares.”


Enviado por André Cruz - referência (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Xtian Xultz
O XO me parece mais: O XO me parece mais interessante, por ter o display que pode ser usado no sol (em P&B) (eu experimentei e é ótimo) e pela rede mesh, mas a menos que a Intel realmente esteja fazendo dumping, é bom ter mais um na linha de notebooks escolares.
Comentário de silveira
Não caiam nessa: Eu tive contato com um Classmate essa semana, muito bonitiho ele.
Mas não caiam nessa. É só um notebook pequeno com Windows (CE eu acho) com todo tipo de limitação. Se for o Windows starter edition tem aquela limitação de só abrir 3 janelas.
Fora o preço do próprio Windows que está embutido.

O X0 da OLPC não é só um projeto de notebook, é um projeto educacional! É uma filosofia que vai além de produzir um notebook barato, há também uma interface totalmeente nova (Sugar) e tudo com o software aberto e livre.
Isso faz toda a diferença.

A intel e várias outras empresas viram só uma oportunidade de negocio, de se ganhar dinheiro em cima de uma idéia que tem outro foco, e agora tentam sabotar o X0 a qualquer custo, inclusive se o custo for prejuízo.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Terramel
Concordo: O Classmate não tem nada de laptop educacional. É apenas um notebook barato e bonitinho. Se pelo menos viesse o XO nele, mas não.. vem com essa besteirada de Ruindows Starter Edition ajudando a manter o monopolio da M$ pela ignorância digital do usuário (sem contar que o Ruindows não é em nada feito para melhorar o aprendizado.... Como já disseram antes, é apenas uma ferramenta feita para escritórios tentando ser adaptada para ser usada por crianças)..

O certo é o OLPC e o XO pois são feitos para crianças e vem de anos de pesquisas pelo MIT!
Comentário de allanvaliati
"A nova linha de notebooks: "A nova linha de notebooks é voltada para estudantes e usuários comuns em países emergentes."

Acho que nesse caso a venda será aberta, enquanto a do olpc será apenas para o estado. Por $199 eu compraria, pois atenderia muito as minhas necessidades.

Comentário de Manoel Pinho
Mandriva também no Classmate: Mas há versões do Classmate que vêm com linux (Mandriva)

http://br-linux.org/linux/mandriva-conectiva-participa-do-projeto-classmate-pc-da-intel

O Windows Starter Edition teria um custo proibitivo pois, se não me engano, custa uns 100 reais, cerca de 50 dólares, que é 1/4 desses 200 dólares do micro inteiro.

Mas de qualquer jeito torço pelo OLPC porque vejo que a Intel e a M$ estão claramente fazendo dumping para garantir o seu duopólio. Além disso, o OLPC é um projetomuito mais sério no sentido educacional e com melhores idéias. Esse Classmate é apenas um notebook para crianças.
Comentário de The Darkness
Pena que a Intel só esteja: Pena que a Intel só esteja querendo mesmo atrapalhar o OLPC.
Se está sendo possivel reduzir o preço hoje porque esse preço já não era menor a mais tempo??? (A idéia sempre foi um equipamento para paises em desenvolvimento usarem na área ducacional)

E o pior é que da forma como eles fazem a propaganda até parece que o ClassMate é realmente concorrente do X0. Mas para quem lê as letras miúdas fica fácil de ver que não é nada disso. Várias caracteristicas existentes no X0 não existem no ClassMate.

Como sou a favor da diversidade de opções acho que seria ótimo que eles lançassem um equipamento com os mesmos recursos para competir pelo mercado e fazer os preços caírem ainda mais, mas pena que essa não parece ser a intenção deles.

Continuo esperando que os maiores interessados pelo OLPC - a turma da parte pedagógica - se manifestem de forma mais enfática e mostrem que o OLPC é bom e os recursos que ele possui são um diferencial.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de silveira
Eu não tenho dúvida: Eu não tenho dúvida de que a Microsoft iria (ou irá) "dar" de graça algum tipo de Windows para baratear ainda mais esse projeto.
Afinal ela tem a ganhar muito mais com isso.
Quem sai perdendo são as crianças.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004