Li hoje a edição de setembro da revista inglesa Linux Format, que chegou na minha casa no começo da semana passada. A capa é dedicada à ascensão do Ubuntu, a distribuição lançada em 2004 que ao longo do último ano tem ocupado o topo em praticamente todas as pesquisas de popularidade do mundo Linux. Nas 8 páginas dedicadas ao Ubuntu há um histórico da distribuição, um guia das novidades do Ubuntu 6.06, análise do seu desktop, uma entrevista com seu fundador, e mais.
Além da matéria de capa, o artigo que mais me chamou a atenção foram as 6 páginas de comparativo entre compiladores C/C++, incluindo Ekopath, GCC, ICC, PGCC, Tendra CC e Tiny CC. A metodologia me agradou, e o resultado (na plataforma Intel) não me surpreendeu. Gostei também das análises das versões recentes do Kopete e Picasa, do jogo Cold War, e das análises bastante críticas da versão em inglês do TurboLinux Fuji e do TrendMicro Server Protect. Achei bastante ilustrativos o artigo sobre GEGL (tomara que não demore muito mais!) e a descrição (em 4 páginas) do AppArmor.
Entre os artigos de atividades técnicas, me chamou especialmente a atenção o tutorial de configuração de um desktop para crianças em uma conta de máquina que já tenha Ubuntu. O tutorial de animação GIF no Inkscape parece divertido, e a continuação do curso de macros no OOo continua interessante. Os artigos mais avançados sobre PAM, XDMCP e desenvolvimento de jogos 3D completam a lista dos que eu li.
O DVD da edição traz o Ubuntu, Kubuntu e Xubuntu 6.06, o Mandriva One, o Inkscape, todos os compiladores analisados na edição, e mais alguns aplicativos, jogos e documentos.
Esta edição da Linux Format tem 116 páginas.