Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Chegou a Linux Format de setembro: a ascensão do Ubuntu

Li hoje a edição de setembro da revista inglesa Linux Format, que chegou na minha casa no começo da semana passada. A capa é dedicada à ascensão do Ubuntu, a distribuição lançada em 2004 que ao longo do último ano tem ocupado o topo em praticamente todas as pesquisas de popularidade do mundo Linux. Nas 8 páginas dedicadas ao Ubuntu há um histórico da distribuição, um guia das novidades do Ubuntu 6.06, análise do seu desktop, uma entrevista com seu fundador, e mais.

Além da matéria de capa, o artigo que mais me chamou a atenção foram as 6 páginas de comparativo entre compiladores C/C++, incluindo Ekopath, GCC, ICC, PGCC, Tendra CC e Tiny CC. A metodologia me agradou, e o resultado (na plataforma Intel) não me surpreendeu. Gostei também das análises das versões recentes do Kopete e Picasa, do jogo Cold War, e das análises bastante críticas da versão em inglês do TurboLinux Fuji e do TrendMicro Server Protect. Achei bastante ilustrativos o artigo sobre GEGL (tomara que não demore muito mais!) e a descrição (em 4 páginas) do AppArmor.

Entre os artigos de atividades técnicas, me chamou especialmente a atenção o tutorial de configuração de um desktop para crianças em uma conta de máquina que já tenha Ubuntu. O tutorial de animação GIF no Inkscape parece divertido, e a continuação do curso de macros no OOo continua interessante. Os artigos mais avançados sobre PAM, XDMCP e desenvolvimento de jogos 3D completam a lista dos que eu li.

O DVD da edição traz o Ubuntu, Kubuntu e Xubuntu 6.06, o Mandriva One, o Inkscape, todos os compiladores analisados na edição, e mais alguns aplicativos, jogos e documentos.

Esta edição da Linux Format tem 116 páginas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rca_cap
Interessante: Aonde consigo a revista?

Comentário de brain
bancas: Em bancas ou distribuidores que trabalhem com publicações importadas.
Comentário de Sergio Cava
configurar desktop crianças: Achei muito interessante o comentário sobre o tutorial de configuração de um desktop para crianças em uma conta de máquina que já tenha Ubuntu.
É que tenho uma filha de 3 anos e gostaria de fazer algo parecido.
Não tem como disponibilizar este tutorial?
Comentário de henry
ué? compre a revista: Mais fácil impossível.
Lembrando que os artigos da revista possuem propriedade intelectual, protegidos por N direitos e esquerdos autorais, e que a menos que a editora permita, não cairia bem para o br-linux ou para a comunidade publicar um artico "CONTROL-XUPADO" de uma publicação impressa.


Comentário de maotsetung
O que o Ubuntu tem de mais?: O que o Ubuntu tem de mais? Pra mim é só um Debian, com bootsplash, pacotes recentes e um tema bonito.

PS: tema bonito => Há controvérsias

Comentário de brandizzi
O Ubunto faz sucesso porque...: ...ele está cheio de coisas que a maioria dos geeks chatos olha e diz "Ah, mas isto é só um Debian com $foo, $bar e $quux", sendo $foo, $bar e $quux uns detalhezinhos que ninguém se dava ao trabalho de fazer e, por isto, levavam muitíssimos usuários que acham $foo, $bar e $quux indispensável a não usar Linux.

Logo, Ubuntu talvez não seja sua praia, como também não é a minha (prefiro Debian puro, ou, no máximo, com limão e açúcar :p).

Os CDs do Draper Drake estão a caminho: se for tão bom assim, até paro de recomendar SuSE para todos.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de ricardomoc
Um pouco mais: Foi a primeira distro a identificar o conteúdo da minha câmera digital (mesmo não estando no modo ppt) e abrir o software próprio para lidar com elas. Ao contrário do debian, tem muitos pacotes atualizados, o que empresta uma aparência mais moderna ao desktop. Além do mais, convenhamos, um pouco de marketing não faz mal a ninguém. Afinal de contas, qual outra distro disponibiliza cd's gratuitos entregues em casa, com um visual caprichado? Os que eu pedi irei distribuir entre os meus alunos do curso de técnico em informática. Mais usuários linux felizes =)

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de vmedina
ô miopia.: O Ubuntu é diferente, imho, por que ele é bem fechado, agradável e fácil. (Praticamente)Tudo funciona nele de primeira, sem grandes malabarismos, mas ele tb suporta altas loucuras. Gerência pacotes, rede, permissões, etc. melhor que muitas distros.

Só usando para perceber por que ele é demais.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004