Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Vídeo do discurso em que Hugo Chávez ordena priorizar o Software Livre


“O presidente da venezuela Hugo Chávez ordenou a seus ministros, governadores e prefeitos desprezar tecnologias proprietárias monopolistas em suas administrações e introduzir software livre em suas plataformas tecnológicas.



O discurso ocorreu em novembro, mas o link para o vídeo não havia aparecido por aqui.”


Enviado por zoiok (zoiokΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de darkmagus
Acho que isso não é: Acho que isso não é positivo para o software livre né?
Alguém discorda?
Comentário de Roberto
A adocao do software livre: A adocao do software livre foi certo, mas na minha opiniao a Venezuela esta se tornando cada vez menos democratico, para quem viu as ultimas noticias, o Hugo Chavez vai governar por decreto, isso e inaceitavel em uma democracia.
Comentário de lebeziatnikov
Não, concordo.: Não, concordo.

A última coisa que eu queria, era ver a imagem do SL associada a Hugo Chavez.
Comentário de Roberto
So para acrescentar, vamos: So para acrescentar, vamos ver como o software livre sera usado na Venezuela, embora eu concorde que o software livre seja usado por todos, confesso que o Hugo Chavez me deixa preocupado, gostaria de saber o que a comunidade acha disso.
Comentário de acefalo
Não se espantem. O software: Não se espantem. O software livre, por estar associado a idéias de liberdade e propriedade comunitária, sempre tenderá a ter uma aceitação mais rápida e entusiasmada por parte de instituições e personalidades ditas de "esquerda"- seja lá o que for que signifique ser de esquerda.

PAra evitar esse tipo de contaminação, minha sugestão é que se evite utilizar o termo "liberdade" e que se substitua "trabalho comunitário" por "mão de obra barata e abundante".
Comentário de rytryr
acha q vc é um tosco: acha q vc é um tosco preconceituoso
Comentário de nobody
Medida provisória...: O FHC usou e abusou de medidas provisórias, pelo menos o chapolin colorado não é um cínico...é um ditador declarado!
Comentário de popolony2k
E por acaso o nosso mega-ultra-presidente ....: ...não usou abusou e continua abusando de governar por medidas provisórias ???


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de miranda
Pelo menos alguma coisa esse: Pelo menos alguma coisa esse maluco quer fazer certo (vamos ver se vai fazer).
Mas a força motivadora não é a liberdade, mas sim dar uma alfineta nos EUA através da recusa de produtos M$.

  • Mirandamaster - O Linux em seu desktop

  • Comentário de popolony2k
    Infelizmente os inimigos do SL.....: ....irão utilizar a péssima imagem desse ditador venezuelano para assim associar a filosofia do SL ao ditador falastrão da Venezuela.

    --
    Popolon Y2k
    PlanetaMessenger.org
    FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

    Comentário de George Kihoma
    E porque você pensa o que: E porque você pensa o que pensa do Hugo Chávez? É porque a Globo disse que ele é um ditador? Ou porque o governo dos EUA também acham ele um ditador?
    Quisera eu que o Brasil tivesse na presidência um Hugo Chávez.
    Alguém que mostrasse força para peitar os verdadeiros ditadores.
    Sabe porque todo o espanto da Globo com o Chávez? Porque ele decidiu não renovar uma concessão de um canal de televisão que tentou serviu de porta-voz a golpistas que tentaram derrubá-lo. Mas a Globo não entra nesses detalhes. E nem a "democracia" de Washington condenou a tentativa de derrubada de um presidente democraticamente eleito. Porque o Chávez é antes de mais nada, uma pedra incômoda no sapato dos que estão acostumados a lucrar à custa da indigência alheia.
    O medo maior da Globo, e acho que eles não tem razão nenhuma nisso porque o Lula é 100% diferente do Chávez, é de que a moda de não renovar concessão chegue ao Brasil.
    Porque canal de televisão ainda é concessão governamental aqui. Por isso eles tem medo. Agora eu pergunto: se você é dono de uma casa e concede que alguém use seu quintal, não é seu direito dizer "não quero mais renovar essa concessão"?
    O que existe de tão anti-democrático nisso?
    Veja bem: ele não está censurando TODOS os jornais e Tvs da Venezuela. Está cancelando a concessão de uso de UM canal específicoque serviu de propaganda para golpistas. Estes sim atentaram contra a democracia venezuelana. Essa coisa de agir contra a imprensa livre, isso fizeram os que mandaram no Brasil por muito tempo. Isso fez o Pinochet. Isso foi feito na Argentina. E tudo com as bençãos de Washington. E agora vem dizer que o Chávez é anti-democrático?
    Não cola.


    Comentário de Zoran Zilic
    Péssimo para o SL ser: Péssimo para o SL ser associado a um ditador estúpido que nem este.
    Só quem não quer ver (ou é muito mal informado) pode achar que ele é alguma coisa só por que grita contra o EUA.
    É um simples idiota que tem o poder na mão, como evo morales, o equatoriano e outros ditadores de meia tigela.

    Comentário de maiconfaria
    ele é acefalo ... hehehe,: ele é acefalo ... hehehe, ve estar zoando !
    Comentário de maiconfaria
    Essa é a sua opnião, mas: Essa é a sua opnião, mas ela não é muito válida visto que você acredita que esses paises que estão centralizando o poder no executivo são ditatoriais, eles são sim DEMOCRATICOS, bem diferentes dos governos sulamericanos ditadores, criadso por pessoas que como você abominavam esquerdistas.
    Não posso dizer que esses esquerdistas nacionalistas são o que há de melhor... mas com toda certeza são melhores do que aquilo que havia antes.
    Acho mais inteligente posições também nacionalistas, mas moderadas, como as do nosso presidente...
    Comentário de maiconfaria
    ah, mas como eu gostaria de: ah, mas como eu gostaria de ver a globo fora do ár... mas, poderia ser pior sem ela !
    Comentário de Roger de Almeida
    O Software Livre nunca vai: O Software Livre nunca vai estar ligado ao Chaves ou qualquer presidente, imperador ou 1º ministro.

    O movimento é livre, é de todos e não está ligado a político algum e não pertence a nenhum país.

    Que ele faça o bom uso da plataforma livre!!

    Vamos aguardar, pois se for bem usado será bom para todos.


    Roger()

    Comentário de nobody
    Lulinha pós moderno ?: Não passa de um vendido, um aburguesado...governa com decretos para cumprir as ordens dos patrões que estão nos EUA e Europa.
    O Lula não passa da continuação do projeto de desmonte do país...é a versão anarfa e balofa do FHC. Você sempre desce o porrete na turminha do Lula...mesmo que o PT fosse vaporizado com uma arma nuclear, a merda continuaria pelas mãos do PSDB, PFL, PMDB...você acredita que o problema principal do nosso país é apenas a droga do PT ? Não se comporte como um estúpido, a menos dos comentários sobre a nossa realidade social, você sempre escreve comentários inteligentes.
    Comentário de renatogdelf
    O que é a democracia pra você?: http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=520

    "...
    Ao defender a RCTV e distorcer descaradamente informações sobre o que aconteceu e acontece na Venezuela, a mídia brasileira está assumindo uma posição extremamente temerária. A RCTV, ao lado das outras três maiores emissoras de tevês privadas, foi uma das organizadoras do golpe de abril de 2002, que seqüestrou o presidente eleito constitucionalmente e empossou Pedro Carmona, presidente da Fedecámaras (a FIESP de lá) numa operação que tinha o objetivo de enganar o povo venezuelano e, assim, roubar seu voto.
    ..."

    "...
    Na época, o jornalista Gilberto Maringoni comentou num debate realizado após a exibição do documentário A revolução não será televisionada, pela TV Câmara: "O golpe foi apoiado pela mídia brasileira. Dona Globo, dona Folha de S. Paulo e demais veículos da mídia empresarial".

    Por que essa mídia não informa que a Unesco declarou a Venezuela livre do analfabetismo, após poucos anos da implementação do método de ensino cubano "Yo, Si Puedo"? Será que isto não é um avanço democrático? E por que não informar sobre os médicos de família que agora ocupam as favelas de Caracas e de outras regiões, levando saúde preventiva a quem antes não tinha?

    Uma coisa é discordar dessas medidas, mas reconhecer sua existência. Outra, bem diferente, é demonizar um governo baseado em mentiras e meias verdades. Isto não é nada democrático.
    ..."

    Comentário de Dorival Boege Jr
    Ditador filho da puta !!!: Deviam proibir esse filho de uma PUTA de entrar no Brasil, ele e toda corrupção do PT que se foda !!!

    Software livre deve ficar fora do boca destes ditadores de merda !!!

    Viva o Linux, Viva o Software Livre ... fodas-se a ditadura e o comunismo e lulismo ...
    Comentário de evandrofisico
    Viva Chavez!: E a dissolução do parlamento é um ato completamente democrático, afinal de contas, qual o problema em concentrar o poder executivo e legislativo em uma pessoa só? isso é bom para o jogo democrático, acabamos com problemas como lobby e mensalão!

    Quem diz o contrário é porque não sabe que só existem ditadores de direita (seja lá o que isso for) e que os ditadores nunca trazem benefícios reais a um país, afinal de contas, todos sabem que durante o governo militar não houve um crescimento econômico como nunca foi visto antes no Brasil e que Cuba tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo.

    E outra coisa: só porque ele mudou a lei pra se re-eleger infinitamente não quer dizer também que ele esteja governando sozinho. Existem outros partidos. Só que eles não tem NENHUMA representatividade no praticamente extinto poder legislativo, e afinal de contas, acontece de um partido não eleger ninguém, principalmente quando os seus opositores são pessoas tão boas que redistribuem a renda que é produzida pelo petróleo que antes iam parar na mão dos malditos americanos e brasileiros que somente querem explorar os vizinhos mais pobres na américa latina.

    /sarcasmo
    Comentário de ceti
    É difícil...: A verdade é que toda a mídia de direita demoniza o Chavez. E no Brasil, todo mundo (inclusive os comentaristas aqui) é influenciado por essa mídia (Globo, Estadão, Veja, Época, Folha, Estado de Minas... a lista é interminável), porque só existe mídia de direita aqui.

    Os comentários sobre o cancelamento daquele canal de TV são verdadeiros: o canal se tornou massa de manobra da oposição sem rumo e sem propostas para o país.

    O Chavez, Evo Morales, esses novos presidentes recém-eleitos, eles querem o bem de seu povo, não o bem dos investidores internacionais. O que há de errado nisso? E se o Chavez fosse essa m* toda, por que ele foi eleito várias vezes, em eleições nunca suspeitas de fraudes?

    Abram o olho, não acreditem no que vêem/lêem, comecem a pensar por si mesmos, não se deixem iludir.

    Linux na Venezuela? Beleza!!!


    --
    long live rock!
    Comentário de flipe
    normal as pessoas terem esse: normal as pessoas terem esse tipo de opnião, afinal, escola por aqui é jornal nacional e fantástico, princesa isabel e dom pedro são heróis, enquanto zumbi e lampião são vilões.

    --





    ++||==||==||==||==||==||==||==||++

    Flipe - Estudio Livre



    Comentário de cenoura
    Aquele canal serve para: Aquele canal serve para manobras da oposição, mas os canais que ele está mantendo servem apenas de propaganda política para ele.

    Não seria melhor um canal neutro? Se um canal neutro não é possível, não é melhor ter um da oposição e um do governo assim as pessoas pelo menos poderão escolher no que acreditar?


    --
    Gustavo Picoloto
    http://cenoura.homelinux.com
    Comentário de alvaro
    Difícil?: hahahha, eleições nunca suspeitas de fraudes? Só existe mídia de direita? Meu deus, em que país tu vive? Seja lá onde for, creio que não seja no planeta Terra.
    http://www.fuerzasolidaria.org/WebFS/Noticias/ConEncuestasFalsas.html

    E claro, mais informações:
    http://www.fuerzasolidaria.org


    Comentário de rednaxel
    Como é triste...: Como é triste ver que o pensamento retrógrado esquerdista ainda persiste, mesmo depois da queda do Muro de Berlim e da falência da União Soviética. O que mais é preciso para provar por A + B que o socialismo é inviável economicamente? Ainda em 1920 Ludwig von Mises publicou um ensaio demonstrando que uma economia socialista vai inevitavelmente quebrar.

    Proof That Socialism Cannot Work
    http://www.mises.org/story/716

    Software Livre está associado ao conceito de Liberdade, coisa que não existe no Socialismo. Além disso o Socialimo quer que fiquemos cada vez mais dependentes do Estado - até o ponto em que o Estado domine todos os meios de produção. Se fosse preciso associar o Software Livre a uma posição no espectro político, seria o Libertarianismo.

    Does Linux equal socialism?
    http://www.worldnetdaily.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=33438

    --
    http://alexrosa.blogspot.com
    Comentário de marcon
    e os outros são democráticos?: Dizem que Chavez é ditador, mas o que fazem os seus opositores? (notícia do golpe de 2002)

    "(..) Pedro Carmona, 60, presidente da organização empresarial venezuelana Fedecámaras -que destituiu o Congresso e anunciou novas eleições em um ano. Carmona governou o país por 24 horas"

    O petróleo já rendeu para a Venezuela, desde os anos 50, o equivalente a 7 planos marshall, mas antes do Chaves o povão nunca tinha visto a cor dessa grana.
    Comentário de MnB Linuxer
    Linux para todos.: Fico feliz que o software livre seja defendido com tanto entusiasmo na Venezuela.
    Em resposta a esses que pensam que Chávez é antidemocratico;
    Saibam que Chavez foi eleito democratizamente, quando generais dissidentes tentaram derrubar chavez do poder quase que a totalidade da população foram às ruas, lutaram e enfrentaram o governo ditatorial que tentava se instaurar. Isso sim é democracia !


    ps: nao sou esquerdista nem direitista, mas devemos reconhecer que Chavez tem um papel fundamental para a conquista da liberdade do povo venezuelano.

    []'s
    Comentário de jobdrb
    Bons comentários: É preciso ter muito cuidado sobre o que sai na mídia.

    No Brasil, a mídia é quase totalitária de um pensamento anti-democrático.

    Ninguem se iluda pensando que o povo derrubou o Collor.
    Quem derrubou foi a Globo, pq ele deu grana pro MArtinez do PR,
    bancar a rede OM (Gazzeta).

    Ditadura???

    Quem disse que temos democracia?
    Eleiçoes não significa democracia.
    Pois, mais importante que a eleição é a formação da opinião publica.

    A mídia que chama Chavez de doido é a mesma que tratou como normal, o sr Collor, quando o mesmo surrupou o dinheiro da conta corrente das pessoas. Algo como roubar a carteira de alguem. à época dezenas de pessoas se suicidaram ou morreram do coração (mas não saiu na mídia). Eu aqui no interior fiquei sabendo de vários. Pessoas que por exemplo venderam uma fazenda pra comprar outra, neste meio tempo, (bang) perdeu tudo.

    Por isso, amigos. Desconfiem de tudo que sai na mídia brasileira, em especial na TV.

    Revistas impressas, sobra a caros amigos e carta capital.


    Ah! Sim, para estes que ainda pensam em comunistas esquerdistas, etc, como atraso. Ah! sim a China abriu muitas coisas, mas não deixou de ser comunista.

    Favor não comprar nada feito na comunista China.!

    KKKKKK

    AH! Sim, os EUA e UE, tem muitos bons exemplos para nós.
    Mas não é como o Collor, que queria carros novos.
    POdemos importar o judiciário, que nos países desenvolvidos põe os corruptos e bandidos na cadeia.
    E aqui poe em prisão domiciliar (Lalau)









    Comentário de maiconfaria
    Eu não vi nenhuma posição: Eu não vi nenhuma posição socialista nos comentários... eu não sou socialista mas acredito na necessidade de um estado democratico forte e de poder mais centralizado que o brasileiro, e um executivo responsavelmente nacionalista.

    De todas as formas, funcione o socialismo ou não, fique sabendo que demonstração é unicamente válida no terreno da matemática... e a física esta longe de modelar um sistema social de forma que seja possivel analisar qualquer coisa deterministica...


    Comentário de manoelpinho
    O Chavez com certeza é: O Chavez com certeza é ditador e populista mas ele é nacionalista e um bocado macho. Qualquer político que defenda os interesses de seu país logo é taxado de maluco e perigoso. Isso faz parte da cartilha de técnicas de dominação imperialista dos EUA e de qualquer outro império anterior.

    Quem disse que o Bush é santo e que os EUA são um paraíso democrático. O Bush fraudou as eleições para ganhar e o povo lá ficou quieto comendo seus hamburgueres e dirigindo suas banheiras com gasolina barata, nem que tenham que mandar seus filhos para guerras estúpidas como a do Iraque.

    Usar software livre com certeza vai contra a política comercial americana. Se for por isso todos nós somos subversivos.

    ------------------------------------------------
    Usuário Linux #100343
    Comentário de popolony2k
    Chavez não é ditador ????: Agora a PTzada que tanto criticou a ditadura no Brasil está de acordo com o modelo ditatorial ????

    Os fins justificam os meios ????

    Ah bom !!!

    --
    Popolon Y2k
    PlanetaMessenger.org
    FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

    Comentário de popolony2k
    Muita calma nessa hora....: "....você acredita que o problema principal do nosso país é apenas a droga do PT ? Não se comporte como um estúpido, a menos dos comentários sobre a nossa realidade social, você sempre escreve comentários inteligentes."

    Na verdade não acredito em políticos (TODOS) e o repúdio maior a Lula e sua turma do PT vem pelo fato de eu ter crescido ao som da trombeta do PT de que TODOS estavam errados e que eles eram o Santo Graal da política nacional, quando Lula subiu ao poder, na primeira vez, torci pelo seu sucesso, não fiquei decepcionado com a queda de sua mascara mas não nego que agora aflorou esse sentimento que ELES mesmo cultivaram em milhões de brasileiros, incluindo eu, mas agora no segundo mandato, torço novamete pelo seu sucesso e sinceramente não acredito muito nele.

    --
    Popolon Y2k
    PlanetaMessenger.org
    FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

    Comentário de evandrofisico
    isso não invalida o fato: de que Hugo Chavez é um ditador. A maioria dos países da América Latina viveu democracia por muito pouco para sequer saber o que é democracia. Mas o fato dos opositores dele serem ditadores não invalida o fato de que hugo chavez é um ditador e que a Venezuela caminha para um estado TOTALITÁRIO.

    Na democracia o que garante a estabilidade do jogo democrático é a luta pelo poder, é a tentativa de interesses diferentes de alcançarem o poder. Assim como o equilíbrio entre os três poderes.

    Não discuto aqui a qualidade do governo de Chavez (apesar que quem eu conheço que está na Venezuela diz que as coisas lá continuam ruins), o ponto onde quero chegar é que essa é uma "comunidade" onde ouço tanto falar de "liberdade" e ninguém consegue reconhecer um lugar onde a liberdade está sendo cerceada em nome da melhoria de vida das pesssoas. Você troca a sua LIBERDADE por um prato de comida?

    A questão se estende bem além da velha e ultrapassada dicotomia entre direita e esquerda, pois os limites entre elas já estão borrados há muito tempo, somente os extremistas são reconhecíveis.

    Em um regime totalitário, é impossível distinguir, já que eles costuma apresentar técnicas de controle comuns. Ou você acha que o regime de "direita extrema" de Hitler e "esquerda extrema" de Fidel são tão diferentes(descontando eugenia e genocídio)? Para quem mora em um país em uma situação destas e não tem contato com fontes externas de informações está tudo lindo, o governo mantém controle de tudo para que o país não se desestabilize. E qual a primeira providência em geral? cale a oposição. Feche os jornais. E algum tempo depois cortem as cabeças.

    E viva Hugo Chavez! Viva a Liberdade!
    Comentário de popolony2k
    E quem é seu heroi ?????: Lula ????????

    Lula falou por 30 anos e quando chegou ao poder manteve 500 anos de história do Brasil no mesmo rumo.

    A princesa Isabel, ao contrário de pessoas como Lula, foi contra os interesses de poderosos da época assinando a Libertação dos escravos e quanto a D. Pedro, ele foi ao campo de batalha LUTAR pela libertação do Brasil de Portugal, muito diferente do presidente do povo, que nunca moveu uma palha e agora que tem a chance....o que faz ?????????


    --
    Popolon Y2k
    PlanetaMessenger.org
    FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

    Comentário de CWagner
    Boa Manoel,Tudo isso é: Boa Manoel,

    Tudo isso é campanha FUD dos meios de comunicação dominados por politiqueiros que querem apenas continuar com sua dominação inbecilizante e alienatória da população brasileira e de praticamente toda AL.


    O cara é reacionário porque quer o bem do seu povo? o Lula é louco porque quer matar a fome dos miseráveis desse país?

    E os assassinos que que têm torneiras banhadas a ouro e assentos de privadas com aquecedores em suas mansões enquanto crianças morrem de fome no interior do Brasil, enquanto aposentados morrem em filas do INSS, inocentes passam a vida em presídios sendo torturados sem direito algum, cidadãos morrem no meio da guerra entre policiais e traficantes que ocupam o lugar do Estado em favelas e morros? O que são esses "senhores" de respeito? Heróis? Quem sabe daqui a alguns séculos, quando a história contada por esses donos do papel e da caneta tiverem suas biografias lidas pelos seus filhos, enquanto os nossos estiverem servindo de capacho para eles, ou então entrincheirados, defendendo seus direitos com sangue.

    Ou vocês acham que estaremos bem (ou nossos filhos ou netos), caso as diferenças sociais continuem aumentando?
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
    Carlos Wagner - São Luís / MA
    Comentário de popolony2k
    Cuidado CWagner.....: ....o Lula tem um avião com as mesmas descrições que vc citou abaixo....

    "..... que que têm torneiras banhadas a ouro e assentos de privadas com aquecedores em suas mansões enquanto crianças morrem de fome no interior do Brasil...."

    #.D

    Um abraço,

    --
    Popolon Y2k
    PlanetaMessenger.org
    FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

    Comentário de nobody
    É tudo gato do mesmo: É tudo gato do mesmo balaio...a princesinha assinou a "libertação" por pressão da Inglaterra, pois escravo não consome...apenas usa os restos do "sinhôzinho". E o pedrito era apenas um boêmio, pulga de prostíbulo...quando resolveram tirar o brinquedo da mão dele, deu um grito enlouquecido de minino mimado (no caminho de Santos, o cara quase morreu de diarréia)...e disse "a bagaça é minha! cambada de filho da puta!"
    Só conheço um caso de alguém que tentou industrializar o Brazil: o barão de Mauá...você viu o que aconteceu com ele...
    Comentário de popolony2k
    Vamos aos fatos citados por vc .....: ....de que a Princesa Isabel assinou a "libertação" por pressão da Inglaterra e de que "Pedrito" era um garoto mimado que quando tentaram tirar o brinquedo dele ele gritou, mas aí está mais um fato que pode ser comparado aos nossos governantes contemporâneos, pois se Isabel assinou a libertação por pressão da Inglaterra, ela sofreu pressão das "zélites" e também de Portugal, que na época era como os EUA e Inglaterra são hoje.

    E "Pedrito", a mesma pressão ele sofreu e ainda mais......teve que ir par a linha de frente da guerra e não estamnos falando de ficar com o "traseiro acomodado" (como diz o sábio Lula para a classe média) em uma poltrona enquanto os soldados lutam. Ele foi lá para defender seu brinquedo !!!!

    E os nossos governantes contemporaneos ?????

    --
    Popolon Y2k
    PlanetaMessenger.org
    FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

    Comentário de stalin
    chavez é comunista e todo: chavez é comunista e todo comunista é ditador.

    Não existe democracia comunista.
    Não existe liberdade comunista.

    As piores coisas que aconteceram neste mundo foram todas as
    formas de comunismo (nazismo, fascismo).

    chavez fechou todos os meios de comunicação que fazem-lhe oposição.
    Aqueles que lhe puxam o saco, ele não persegue.
    Comentário de stalin
    Não é só o pt não. É: Não é só o pt não. É todo o lixo comunista que ainda rasteja neste país, junto com os vampiros de sempre, seus novos aliados, que sempre saquearam este país.

    Tem um deputado federal por são paulo, pelo partido dos petralhas, que pediu autógrafo para o digníssimo deputado paulo maluf no dia da posse. Tudo a ver, não é mesmo?
    Comentário de stalin
    A palha do lulla: lulla não moveu uma palha porque ele "sofreu" um acidente de trabalho e ficou inválido, não podendo fazer esforços físicos, por isso ficou esses 30 anos apenas falando. Bem que agora ele poderia falar "menas" do que ele fala.
    Comentário de stalin
    hitler também foi eleito: hitler também foi eleito democraticamente.

    Aliás, o partido dele era o partido nacional socialista dos trabalhadores alemães
    Comentário de stalin
    comunismo é isso.: comunismo é isso.

    bolsa esmola para o povo e avião para os donos do partido

    Por que esses comunistas não vão morar nos paraísos que são cuba, coréia do norte, china.
    Mas tem que viver como o povo vive. Como todo o conforto e liberdade que comunismo oferece. Mas não vão. chico buarque lambe a bunda do fascínora do fidel mas compra apartamento na França.
    Comentário de stalin
    Concordo: Fica parecendo que Steve Ballmer estava certo quando disse que software livre era, com o perdão da palavra de baixo calão, comunismo.
    Comentário de nobody
    O empalhador de burguês: Me enviaram o texto abaixo, é um retrato fiel das nossas misérias como país...bem melhor do que tentarmos encontrar algum fio de dignidade em quem nos governa, nas nossas "zélites" (Olavo de Carvalho...sic... http://desciclo.pedia.ws/wiki/Olavo_de_carvalho )

    CRÔNICA - LULA MIRANDA

    O empalhador de burguês

    Não sei, caro(a) leitor(a), se você já teve a oportunidade de ver um burguês de perto. Sim, de perto, assim tête-à-tête. Não falo pela televisão ou nas fotografias das colunas sociais.

    Lula Miranda
    (Lição 1 – Taxidermia e antropofobia: objeto de estudo, seus hábitos e habitat)
    Não sei, caro(a) leitor(a), se você já teve a oportunidade de ver um burguês de perto. Sim, de perto, assim tête-à-tête. Não falo pela televisão ou nas fotografias das colunas sociais, não. Na vida real mesmo. O burguês é um espécime significativamente diferente dos demais. A pele é mais branquinha, quando não uniformemente bronzeada, quase que completamente lisa, sem marcas ou manchas – se você encontrar um negro burguês avise-me, pois é espécime muito raro, dificílimo de catalogar. Eles, os burgueses, usam aqueles cremes e perfumes importados que nós, da classe média, compramos vez em quando em importadoras ou free-shops quando das raras viagens internacionais que fazemos. Porque, numa espécie de mimesis social (ou de classe), adoramos imitar o estilo de vida burguês. Somos, portanto, “falsos burgueses”.

    Os autênticos burgueses, pelo menos alguns poucos que pude ver de perto, não usam carteira de cédulas, eles sempre têm no bolso da calça ou da camisa (ou do paletó), um generoso maço de notas de alto valor preso por um prendedor de notas (não sei se é esse o nome correto do utensílio) quase sempre em prata ou ouro. Eles parecem achar muito charmoso sacar aquele bolo de notas do bolso e contá-las uma a uma, com certa lassidão, diante dos olhos pedintes dos pobres coitados – sejam os pobres de fato e de “direito” ou nós, os “classe-média”.

    É mesmo muito difícil ver de perto um burguês porque eles moram em casas de muros altos que parecem verdadeiros palacetes ou em apartamentos que custam de um a quinze milhões de reais, cujos condomínios giram em torno de R$6.000,00 a R$15.000,00 e só costumam andar em lugares freqüentados pelos seus iguais: restaurantes, bares, casas noturnas, clubes e hotéis cujos preços e ingressos são muito altos, na verdade estratosféricos, onde os menos abonados, sejam brancos ou negros, só entram pela porta de serviço. Eles também só se locomovem de helicóptero ou naqueles escuros e luxuosos veículos blindados, com vidros de ébano, e escoltados por dois ou três carros, também protegidos por misterioso negrume e cheios de seguranças dentro, todos impecavelmente trajados de paletó e gravata. É mesmo muito difícil se ver um burguês dando sopa às claras por aí. Muito difícil.

    O primeiro burguês que vi foi, há coisa de uma década ou pouco mais, no sítio de um antigo amigo meu. Um velho comunista que com a “derrocada” do socialismo, como se referem hoje à queda do muro de Berlim e à débâcle da URSS, tornou-se uma espécie de velho anarquista em franco desalento com a mediocridade do mundo (e da política) e resolvera exilar-se numa casa no meio do nada, no meio do mato. E de lá, não saia para nada. Ou melhor, para quase nada. Ele só saia, segundo nos contava, para caçar burguês, para depois empalhá-los.

    A gente lhe perguntava o que andava fazendo da vida, que estava sumido, isolado do mundo, coisa e tal, e ele nos aparecia com essa “lorota” de empalhar burguês (não empalar, note bem), com esse cinismo galhofeiro de velho anarquista e “céptico” que se tornara.

    Ele dizia sorrindo que, como a burguesia brasileira estava em franco processo de extinção – e olhe que isso foi há coisa de dez ou doze anos –, ele pretendia preservar uns dois ou três exemplares dessa espécie em seu sítio para a posteridade. Dizia, também sorrindo, que era uma ironia do destino que um velho comunista, hoje um anarquista mitigado, se entregasse a essa “nobre” tarefa.

    Lógico que ninguém o levava a sério. Sabíamos tratar-se de mais uma blague, um chiste daquele homem tão inteligente e, talvez por isso mesmo, demasiadamente sarcástico, e que tinha um repertório de conhecimento e histórias capazes de deixar no chulé qualquer erudito da academia. Com certeza, era apenas mais uma de suas “tiradas” geniais. Com certeza.

    (Lição 2 – Taxidermia e antropofobia: uma experiência revolucionária )
    Mas, como eu ia dizendo e não disse não lição anterior (e, desculpe-me, tenha um pouco de paciência, caro(a) leitor(a), pois a crônica terminou ficando por demais longa – por isso a idéia de dividi-la em 2 partes ou lições. Portanto, faça uma pausa, respire fundo, descanse, volte aos parágrafos anteriores e reflita para uma melhor compreensão do caso)... Como eu ia dizendo conheci o meu primeiro burguês no sítio desse velho amigo e, para minha surpresa e espanto, o “exemplar” estava realmente lá, no hall, na entrada da casa do tal sítio em que se confinara meu amigo, e estava, sim, seguramente, empalhado. E parecia mesmo ser um burguês, pelo menos o que eu intuía naquela época ser um burguês: as roupas, o cabelo e a barba bem aparados, unhas bem cortadas, dentes perfeitos, a empáfia – devia ser realmente um burguês.

    A princípio, logo de cara, lógico que pensei tratar-se de um boneco de cera ou algo do gênero, mas o meu amigo se empolgou e me mostrou detalhe por detalhe o verdadeiro trabalho artístico de taxidermia que havia aplicado de modo meticuloso ali naquele “pobre” coitado, mostrando-me, inclusive, o buraco na nuca por onde começara e finalizara o trabalho, para não estragar o couro daquele belíssimo espécime – nas suas palavras.

    Obviamente que, após fingir achar tudo aquilo muito natural, procurei fugir dali rapidamente. Tomei, em goles rápidos, a cerveja que restava no copo e na garrafa servida à mesa, inventei que iria até a cidade mais próxima comprar cigarros e incontinente “dei o pira” dali. O cara estava completamente louco. Deus me livre de tamanha insanidade!

    Claro que não procurei a polícia para denunciá-lo, mas relatei o fato a alguns amigos do nosso ciclo comum de amizades, a situação absurda que havia vivenciado e efetivamente constatado “in loco” no sítio do velho anarquista “empalhador de burguês”, mas ninguém, claro, acreditava e ainda pensavam que eu havia, em combinação com ele certamente, inventado essa história – reitero, absurda. Ainda mais sendo eu o poeta da turma.

    Daquele dia em diante nunca mais, até então, tive qualquer contato com aquele meu velho amigo que, a essa altura, já não era amigo coisíssima alguma: o cara era sem dúvida alguma completa e perigosamente insano. Um doido varrido – como se diz. Não respondi mais as suas cartas ou telefonemas. Nas poucas vezes em que ele apareceu em minha casa fingi que não estava e avisei aos amigos e conhecidos que lhe dissessem que eu havia me mudado para outro estado ou país. Logo em seguida, mudei-me realmente, mas para um outro bairro, e, obviamente, não deixei endereço ou rastros. Apesar de não ser eu próprio um burguês tinha medo, claro, do seu desatino.

    Porém, recentemente, e já passados mais de dez anos desde aquele dia macabro no sítio, ao chegar a meu prédio, encontrei-o novamente. Ou melhor, ele me encontrou. Claro que não o convidei para entrar, convidei-o para tomar um chope ou café e o conduzi até um café situado a alguns bons e seguros quilômetros da minha casa.

    Chegando lá, mais confortável em terreno neutro, perguntei-lhe como andava seu velho e, cá para nós, escabroso e inverossímil hobby. Ele me relatou que há muito já acabara sua coleção: já tinha três belos exemplares devidamente empalhados na sala de estar de casa e que havia até me procurado para mostrar sua coleção completa, mas perdera meu contato e coisa e tal. Mas, acrescentou, desafortunadamente a burguesia nacional não havia se extinguido como previra e que, ao contrário, alguns espécimes estavam indo até muito bem, obrigado, bastante prósperos, e ainda hoje seguiam sorridentes exibindo-se nas colunas sociais, ostentando sua empáfia atávica, sua riqueza e seus gastos perdulários e acintosos por aí.

    Relatou-me, em alto e bom som, pra todo mundo ouvir, como se fosse a coisa mais normal do mundo, que tinha um belo plano em mente e que contava com minha ajuda como parceiro dessa sua empreitada. Agora, já que não mais tinha graça alguma, ou mesmo necessidade, empalhar burgueses, resolvera apenas caçá-los e assim, quem sabe, de fato um dia exterminá-los.

    Com gestos tranqüilos, acendeu um cigarro, falou que vez em quando lia uma ou outra crônica minha no site da Carta Maior e do Fazendo Média, e, em seguida, logo me perguntou se eu estava sabendo da inauguração de um loja de uma boutique de madame (ou de socialite, como se diz nos dias de hoje) chamada Daslu – segundo seu relato, e pelo que pude ler na mídia à farta à época, tratava-se de uma loja de grifes diversas onde os bem-nascidos e novos-ricos gastavam seu rico dinheiro e futilidade comprando cintos, bolsas e sapatos por preços que chegavam a R$6.000,00 e peças de roupa que custavam mais caro que um carro popular.

    Seu plano era irmos até essa tal inauguração munidos de uma metralhadora (ele) e uma automática (eu) e faríamos, na condição de penetras, nas suas palavras, uma “farra” e tanto – e prontamente mostrou-me uma valise aberta onde pude ver, luzindo de novas, a tal automática e a metralhadora.

    (Não sei por que, mas só atraio loucos e/ou fracassados.)

    Disse-lhe que não poderia trabalhar naquele seu projeto “revolucionário” e bastante interessante, e que, inclusive, estava com as malas prontas, de viagem marcada, já para o dia seguinte, para a Espanha, onde iria fazer um doutorado em literatura espanhola. Pedi a conta do café, paguei e fui embora rapidinho sem olhar para trás. A história do doutorado na Espanha, nem preciso dizer, era mero despiste, claro. Já no dia seguinte providenciei minha mudança para um flat, de onde, por sinal, até já me mudei para local mais seguro e aprazível – já se passaram, seguramente, mais de dois anos desde a inesperada visita de meu velho amigo anarquista.

    A tal loja da Daslu, já foi inaugurada e já está em franca decadência – até já freqüentou o noticiário por crime de contrabando ou descaminho. A nova moda agora é a Daspu – que é outro lance, de classe. Certamente, no dia da inauguração da tal boutique das madames, os seguranças da loja, oásis para o repasto de uma elite escrota, egoísta (ou seria egocêntrica?), não permitiram que meu amigo colocasse seu projeto em prática. A essa altura, já deve estar preso ou internado. Certamente. Há muito não tenho notícias suas ou leio a página policial para ter notícias sobre a burguesia nacional. Mas, pensando melhor, era realmente um projeto bem interessante aquele... Ah, disso agora não tenho a menor dúvida. Já pensou a notícia nas colunas sociais? Ou seria mais pertinente à editoria de Cotidiano ou de Ciência?
    Comentário de George Kihoma
    Software livre é: Software livre é comunismo?
    Então não use. Seja coerente com suas idéias. Ou melhor, com os seus preconceitos.
    Se software livre é comunismo, você também deve achar qualquer descoberta científica comunismo. Tudo que é produzido na ciência, em termos de conhecimento, é compartilhado. Mas gente como você e Balmer pensam diferente. Por gente como você hoje estaríamos numa nova idade das trevas. Onde o saber pertenceria a quem tem dinheiro.
    Se não sabe a diferença entre um objeto patenteável e um abstração pura e simples então você é um ser intelectualmente limitado.

    A propósito, essa visão maniqueísta é sempre propícia ao status quo. Se não reza de acordo com quem manda, então você é um subversivo comunista. Essa forma de pensar, curta e estreita, é digna de quem tem interesses MATERIAIS a defender e acha eco nos babacas acéfalos de plantão.

    Não defendo nenhuma ditadura, mas o certo é que vivemos em uma. Ditadura do mercado. Ditadura da grana. Ou melhor, de quem tem a grana. E ainda me vem um energúmeno de merda dizer que vive em uma "democracia". Mostre qual é essa democracia na qual você vive?
    Democracia onde manda quem tem grana?


    Comentário de Spawn Look
    com ou sem globo..: Vocês são preconceituosos em relação a globo. Só porque ela define o Chaves como ditador vcs não vão considerar ele um só para nao concordar com a emissora? Chaves é um ditador sim. Ele usa discursos positivistas que não muda a situação da população. "quisera eu ter um chaves no brasil" mas você ja tem e se chama lula! Chaves da esmola para a população e se mantem no poder com isso, o lula nao faz a mesma coisa? A diferença é que um paga pal pro FMI e o outro luta contra. Mas me diga: que luta contra realmente existe por Chaves? Não sejam ideológicos exacerbados, atitudes como as de chaves e a do presidente boliviano não atrai investimentos externos, não libera dinheiro para investir na população. Acham que vai cair de onde dinheiro pra isso? Da propria população? OK: quem aqui gostaria que o governo chegasse na sua casa e dissesse: vamos te dar uma casa menor porque vc tem muito e tem gente q nao tem nada? Quem aceitaria isso? VCs aceitariam? Se sim: são mentirosos.

    não caiam em discursos positivistas..

    --
    _____________
    Slackware \o/

    Comentário de Felipe
    Quanta desinformação!: Esse quadro de comnetários é fantástico! Tem a maior quantidade de nerds fascistas da internet brasileira! Tanto governa merda na américa latina e o único governo latino mal falado na grande mídia é aquele que se opõem a burguesia (coincidência?), aí o pessoal aqui com "todo" aquele "senso crítico" e informação sobre o assunto repete tudo aquilo que a Globo (repetindo a Reuters e a CNN) fala nos intervalos do Big Brother como se fosse papagaio. Já consigo ver os mais exaltados expumando de raiva enquanto digitam as várias frases ofensivas e vazias a esquerda e ao comunistas ... Os que são desinformados mesmo ... poderiam ver o documentário europeu "A revolução não será televisionada" ... e daí quando forem no banheiro gastarem 5 minutos pensando o assunto ...
    Comentário de brandizzi
    Se algum neonazista...: ...chegasse aqui e dissesse:

    - O Holocausto é uma farsa!

    ou o "popo" responderia

    - A Novell deve ser banida!

    ou responderia

    - O Lula? O Lula não presta!

    Parece aqueles trabalhos de casa em programação que, quando o professor testa com outra entrada que não seja a de exemplo, dão a mesma saída...

    --
    Adam Victor Nazareth Brandizzi
    Site: http://brandizzi.googlepages.com
    "Real programm

    Comentário de João Dalvi
    Falou e disse, amigo, que: Falou e disse, amigo, que democracia é esta, senão a democracia para as classes dominantes(os ricos), e ditadura para o povo trabalhador?
    E vêm esses sujeitos falarem de democracia, de "jogo democrático". Que absurdo!

    Comentário de popolony2k
    Pois é ....: ....isso significa que Lula e sua turma conseguiram implantar sua forma de oposição na mente dos cidadãos brasileiros.

    E em minha pessoa está a maior prova desse legado PeTista!!!!

    --
    Popolon Y2k
    PlanetaMessenger.org
    FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

    Comentário de Copernico Vespucio
    Relevância para o movimento: Acho que a relevância dessa declaração para o mundo livre depende do propósito dessa adoção.

    Chavez apoia a adoção do software livre colocando seu governo como colaborador ou tão somente como "vampiro"? Ele está procurando criar e distribuir liberdade ou apenas querendo software gratuito?

    Enfatizo esse ponto devido ao presente momento na Venezuela onde, para reequilibrar as contas, se oferece o calote e a apropriação como solução, assim como outras formas de "economia".

    No fim das contas, receio que o SL será usado e abusado enquanto nenhuma retorno verdadeiro venha da Venezuela (ou, ao menos, dos projetos tocados pelo governo de lá), diferente do que queremos que aconteça aqui no Brasil.

    O tempo vai dizer...
    Comentário de rafaelkafka
    Governar por decreto não é democrático, obviamente: O congresso é parte essencial e indispensável à democracia.
    Portanto pouco importa o que a Globo diz, quem governa por decreto e fecha, na prática, o congresso democraticamente eleito, é ditador, seja de esquerda, direita, o que for.

    Não acredito que ocorra a retirada completa de software proprietário lá como não acredito que venha a ser feito aqui, muito discurso vazio, pouca ação.


    Comentário de João Santana
    E o que é que Chávez entende de liberdade?: Quem disse que Chávez sabe o que significa garantir liberdade a quem usa um computador? Aliás, de quanto é mesmo a base instalada de computadores pessoais nas casas da Venezuela? Antes de comemorarmos, e não estou dizendo que estamos, devíamos antes garantir a maior de todas as liberdades ao povo venezuelano: a democracia.
    Comentário de hugokeys
    O único governo que eu vejo: O único governo que eu vejo com moral pra criticar Hugo Keys é o Canadá e outros países raros que realmente conseguem uma democracia. O resto tá mais pra hipocracia.
    Comentário de Vitorino
    resposta a um desafio com 100anos: Tenho acompanhado ultimamente a situação na Venezuela e um pouco de toda a América Latina e isso especialmente porque tenho uma afinidade muito grande com os seus povos.
    Agora é muito triste ver tanta gente engajada num processo que corre tirado a papel químico de outros processos que tomaram quase toda a Europa de Leste de assalto e que produziram os fantásticos Países do Leste Europeu, todos sem excepçao mais atrasados que o resto da Europa. Mas mesmo que do ponto de vista de satisfação das necessidades básicas fossem um exemplo, eu pergunto se alguma vez estas podem ser moeda de troca com a liberdade exatamente a mesma que os Pinochetes retiraram por esse mundo fora em todo o século passado, desde que tragam o ferrete da "esquerda".Parem de brincar com o fogo a Ditadura diminui todo o Homen e cria monstros em qualquer ponto do Planeta e em seres humanos de todas as raças. Lamento que alguns por não serem capazes de ser consequentes, apenas motivados por anti qualquer coisa se atrevam a apoiar pessoas que conduzem os paises para ditaduras apenas porque são da nossa cor; curiosamente também em Portugal isto foi uma quase realidade e hoje ainda´há muita gente que por falta de visão global dos problemas e dificuldades de vária ordem gostariam de uma solução de tipo Chávez ou de tipo Salazar claro ambas ditatoriais de esquerda ou de direita pois são bem mais simples do que trabalhar sériamente e em liberdade sobre o que de facto interessa ao povo todo e não só a uma fação.
    Enfim estamos a voltar aos primórdios do século passado uma forma bem bizarra de lidar qualquer País.
    Comentário de Vitorino
    É curioso como se: É curioso como se carecteriza um tipo de comunista só porque apela ao uso de soft livre, estou a falar de Chávez. Eu não acredito que ele seja comunista e isto em si mesmo não tem nada de pejorativo, agora eu acho que ele é um super demagogo. Entretanto não sei o que tem de especial essa do uso do linux ter a haver com comunismo pois o Governo português está a implementá-lo em todos os sistemas da administração pública e ninguém ousará chamar ao Primeiro Ministro Potuguês comunista. O uso de soft livre é uma medida de poupança económica que qualquer cidadão com funções governativas está obrigado a adoptar se for possível é uma questão de bom senso.
    Comentário de Copernico Vespucio
    Tirania == Liberdade vigiada: Boas, Vitorino.

    Realmente, cada vez mais percebemos que essa autocracia, a "liberdade vigiada", com supressão dos direitos civis em benefício do estado é tão prejudicial quanto suas alternativas capitalistas.

    É triste ver o nome do software livre ser relacionado a esta página da história. Antes desses ditadores se julgarem no direito de adicionar o SL à suas bandeiras, mais honesto seria vê-los incentivando a educação e o crescimento tecnológico em seus estados e acrescentar contribuições reais à causa do software livre.
    BR-Linux.org
    Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
    Expediente
    Sobre o BR-Linux
    Enviar notícia ou release
    Contato, Termos de uso
    FAQ, Newsletter, RSS
    Banners e selos
    Anunciar no BR-Linux
    BR-Linux apóia
    LinuxSecurity, Tempo Real
    Suporte Livre, Drupal
    Verdade Absoluta
    Pandemonium
    Efetividade, Floripa.net
    sites da comunidade
    Ajuda
    Moderação
    Flames: não responda!
    Publicar seu texto
    Computador para Todos
    Notícias pré-2004
    Tutoriais, HCL pré-2004