Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Chandler: criador do Lotus 1-2-3 ressuscita fossilware de agendamento de compromissos

“Mitch Kapor fez fortuna com o Lotus 1-2-3, a mais famosa planilha eletrônica dos anos 80, mas sua criação favorita é um obscuro aplicativo de gestão de informações pessoais chamado Lotus Agenda. Diferente da maioria das aplicações de agenda, que exigem que o usuário digite os dados em uma data ou categoria em particular, o Agenda pode classificar notas 'perdidas' e colocá-las em seus próprios lugares.

Em modo texto e sem suporte por quase uma década, o Agenda é um fóssil da era DOS, embora ainda tenha fãs e usuários. Agora Kapor e desenvolvedores de código aberto têm esperanças ambiciosas de que um novo aplicativo chamado Chandler (em homenagem ao escritor de mistério Raymond Chandler), provisoriamente previsto para lançamento no próximo ano, vá ter a utilidade do Agenda sem os seus problemas.

'A idéia central do Agenda é ser capaz de capturar informações bastante livremente, e agregando estrutura e classificações conforme você avança', diz Kapor. 'Isto é a base. Mas havia uma grande curva de aprendizagem para usar o Agenda, o que é uma das razões para ele ter sido mais um sucesso de crítica do que de público.'



A versão atual 0.6 do Chandler é uma agenda que está no estágio que os desenvolvedores chamam de 'experimentalmente usável', com uma longa lista de bugs conhecidos. Mas no futuro a ferramenta irá integrar agenda, gerenciamento de contatos, e-mail, anotações, gestão de tarefas e mensagens instantâneas - tudo com a visão livre herdada do Lotus Agenda.”

A popularidade de sistemas de gerenciamento de informações pessoais deriva em parte da percepção de que as ferramentas são úteis para maximizar a produtividade pessoal -- um tópico que por si só suporta uma indústria de livros de auto-ajuda, plaestrantes e treinamento para executivos.

Em destaque entre eles está David Allen, cujo livro de 2001 'Getting Things Done: The art of stress-free productivity' consistentemente consta entre os 10 mais vendidos livros de negócios na Amazon. Boa parte dos conselhos de Allen se concentra em aliviar a carga mental ao mover informações das listas mentais para uma fonte externa confiável.

O Chandler incorpora algumas das idéias de Allen. Um princípio é que novas idéias devem ser armazenadas externamente quando surgem, mesmo se ainda não tiver sido decidido o que fazer com elas.


Veja o texto completo em Wired News: Mitch Kapor Thaws Fossilware Fave.

O Chandler já foi mencionado anteriormente no BR-Linux. Eu li o livro de David Allen mencionado na notícia (o qual também tem versão em português, intitulada 'A arte de fazer acontecer'), e de fato ele gerou resultados favoráveis para a minha produtividade pessoal. Tenho descrito parte das minhas experiências com o assunto no meu blog efetividade.net.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ciczan
GTD: Em geral pendências sem data definida são mais frequentes que compromissos de agenda. Por isso uma opção mais flexivel é tão importante. Senão voce acaba tendo que copiar coisas de um dia pro outro.

O livro mencionado ensina muitos truques uteis mesmo. Tem uma tradução para o portugues pela editora Elsevier. Mas não foi um sucesso por aqui provavemente por falta de marketing e uma tradução meia-boca.

Vamos ver se esse Chandler vai ser útil mesmo. Por enquanto mantenho tudo na web: http://www.tadalist.com/
Comentário de nemesis
nababesco: esse Chandler é um vaporware que precede o desenvolvimento do Windows Vista e quiçá até mesmo o lendário Duke Nukem Forever... :D

nada como projetos de milionários sem nada pra fazer ou prazos a cumprir... parece até o Paul Graham e seu dialeto de Lisp, Arc...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004